terça-feira, 30 de janeiro de 2018

The Universe Next Door

 
Frank Swain (ed.) (2017). The Universe Next Door: A Journey Through 55 Alternative Realities, Parallel Worlds and Possible Futures.  Londres: John Murray.

Os cenários E Se... costumam ser característicos da ficção científica e especulativa, mas tem-se tornado moda a sua utilização noutro tipo de contextos. É o caso deste livro, onde analistas e cientistas são convidados pela New Scientist a fugir ao rigor científico e a especular sobre cenários prováveis. Começa de forma quase psicadélica, com o potencial mind-bending das teorias de multiversos, e segue depois pelos caminhos habituais da história das ciências, perguntando-se o que teria acontecido se quer factos pivot no desenvolvimento humano, quer tendências mais profundas, ou não tivessem acontecido ou tivessem sido ligeiramente diferentes.

É o que é, uma leitura especulativa leve em que provavelmente não teria pegado se não por impulso para aliviar o tédio de aeroportos. Até porque a capa é qualquer coisa de horrendo. Pessoalmente, ainda estou a matutar na ideia que dentro da teoria dos multiversos é matematicamente possível sobreviver a um jogo de roleta russa, tornando-se o único eu sobrevivente de todos os diferentes eus dos outros universos.