terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Onde Vivem os Monstros



Maurice Sendak (2009). Onde Vivem os Monstros. Matosinhos: Kalandraka

Kalandraka | Onde Vivem os Monstros
Wikipedia | Where The Wild Things Are
Warner | Where The Wild Things Are


Já está disponível a tradução portuguesa do curioso livro infantil Where The Wild Things Are. Chegou ao mercado português através da Kalandraka, editora de referência no panorama da edição de literatura infantil em portugal (qualquer obra editada por esta editora é de certeza de elevada qualidade, bem escrita e ilustrada, de um bom gosto irrepreensível).

Superficialmente, é uma história sobre um rapaz que depois de uma birra e respectivo castigo mergulha num mundo interior onde os ódios se materializam num fascínio pela capacidade de fazer mal, simbolizado pelas simpáticas criaturas que, no fundo, não deixam de ser monstros. Mas no final, é o humanismo dos afectos que captura a alma do jovem herói.

Podemos ler muitos subtextos nesta obra aparentemente simples, mas para uma pessoa visual como eu o que se destaca é o suarrealismo das ilustrações, reminiscentes da pintura ingénua de Henri Rousseau e a puxar um bocadinho a Edward Gorey. A repelência agradável dos monstros, a construção de um mundo vegetal coerente, enfim, todo o estilismo do livro mergulham-nos num mundo fantástico do qual só nos é revelado um pequeno vislumbre.

E Sendak desenhou os monstros mais simpáticos de sempre. Peludos, cornudos, dentados e carinhosos. Ponto.

Este lançamento vem aproveitar o renascer da atenção sobre esta obra já clássica da literatura infantil graças à sua adaptação cinematográfica. No entanto intriga-me. Como é que expandiram um conto curtíssimo para o enredo de uma longa metragem? Queimado como estou com o cinema made in hollywood, aposto em reviravoltas delicodoces e motivações saídas da psicologia mais banal. Mas pelo que vi nos trailers os monstros continuam simpáticos.

P.S.: e porque não? Aqui fica a ligação para a adaptação animada do livro, criada em 1973: Where The Wild Things Are.