segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oishinbo



Tetsu Kariya, Akira Hanasaki (2005). Oishinbo vol 5: Fish, Sushi & Sashimi. São Francisco: Viz Media

Viz Media | Oishinbo
Wikipedia | Oishinbo

Quando tentamos caracterizar o manga deparamo-nos com a barreira da diversidade. Os autores e editores concentram-se na exploração de nichos. Há mangas para todos os gostos e vícios, para todos os nichos de mercado imagináveis. Este Oishinbo aponta para os amantes da culinária.

O manga anda à volta das aventuras culinárias do jovem jornalista Yamaoka Shiro, de impecável palato e desafiador das tradições epicuristas nipónicas. Cada história gira à volta de um prato, com um panorama geral de um concurso entre dois jornais rivais que publicam o guia dos melhores e mais refinados pratos da culinária nipónica. A rivalidade estende-se ao plano pessoal - o degustador rival é o àcido pai de Yamaoka, cujas relações são no mínimo explosivas. Ao lado de Yamaoka está sempre Kurita Yuko, que entre pratos acaba por levar o jornalista iconoclasta ao altar.

As histórias são uma elegia da boa culinária, apologia dos sabores delicados e do refinamento da arte de cozinhar. Perfeição e tradição são os temas recorrentes, com ênfase nas sensações que a boa comida desperta nos degustadores. Mais do que arte pela arte, é arte dedicada ao prazer dos sentidos. Ler as pranchas de Oishinbo desperta o apetite e dá vontade de degustar um bom sushi.

O gosto pelo prazer da cozinha é algo que não nos é estranho. Pense-se das descrições do banquete de Trimalquião do Satyricon, na beleza simples do conto A Festa de Babette ou os exageros barrocos das receiras de Brillat-Savarin ou do filme The Cook, The Thief, His Wife and Her Lover. Este manga simples mas apetitoso vem-se juntar às obras que elogiam o prazer de bem cozinhar.