terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Manga: Lady Snowblood


Kazuo Koike, Kazuo Kamimura: Lady Snowblood: The Deep Seated Grudge.

Letal, e sensual. Mas essencialmente letal. Lady Snowblood é uma assassina a contrato, no Japão do final do século XIX. É exímia em usar a sua aparente fragilidade feminina, ou a sua sensualidade, para distrair as suas vítimas. E, nos momentos cruciais, surpreende-as com a complexidade das suas maquinações, ou com explosões de violência terminal. Assassina a soldo de quem a contratar, Lady Snowblood nasceu sob uma maldição. Tem como real missão vingar a mãe, que morreu na prisão depois de matar um dos homens que lhe matou o marido e a violou, aproveitando a incerteza de uma época de revoltas. Entre as várias missões, Lady Snowblood dá caça a estes homens, procurando não só matá-los, como destruí-los. 

Por detrás destas histórias negras, está um excelente estilismo visual. A ação é profundamente cinematográfica, quebra a habitual estética do mangá em direção ao tipo de ritmo e enquadramento que encontramos no cinema. Ação sangrenta numa estética impecável, é o que caracteriza Lady Snowblood.

Kazuo Koike, Kazuo Kamimura: Lady Snowblood: The Deep Seated Grudge.

Regressar a Lady Snowblood, esse ponto alto da estética da violência estilizada. As histórias seguem as aventuras da assassina a soldo, motivada por uma vingança para a qual foi preparada ainda antes de nascer. Mas o que dá a este manga a sua beleza é a forma como o ilustrador colide o estilo clássico do desenho japonês com a ação pura das artes marciais. Lady Snowblood é isto, é tanto contemplarmos uma prancha que parece saída da arte japonesa clássica, como ficarmos sem fôlego com enquadramentos de ação num ritmo cinematográfico. Visualmente deslumbrante, imparável, com um toque de sensualidade, sempre num ritmo narrativo fluído e cinemático.