sexta-feira, 4 de junho de 2021

Lendas e Mitos dos Castelos de Portugal


Alexandre Parafita (2019). Lendas e Mitos dos Castelos de Portugal. Sintra: Zéfiro.

 Histórias leves da história de Portugal, olhando para os mitos que rodeiam os castelos do território. De norte a sul, o autor conta-nos as lendas de alguns dos mais icónicos vestígios do país medieval. As lendas e mitos são um misto de recolha oral pelo próprio autor e registos bibliográficos de séculos passados. 

É interessante notar um padrão nestas lendas. Todas se prendem com a fundação do país, uma espécie de mitos da génese da portugalidade. Estas histórias remetem invariavelmente para as guerras de reconquista ou para os conflitos com outros reinos peninsulares. A partir daí, ramificam para dois grandes tipos: as lendas românticas de mouras encantadas, geralmente fruto de amores malditos consumidos pelas guerras de conquista de território aos reinos árabes; ou histórias de valor patriótico, entre mártires das guerras contra árabes ou espanhóis, ou punição de traições à pátria. Não sei se este tom tão marcadamente nacionalista é intencional, o autor observa que para cada castelo selecionou a lenda mais marcante, mas muitas delas lêem-se como histórias de patriotismo. 

O livro em si é leve, as citações de lendas e mitos são curtas e sem aprofundamento. Um livro de história leve, mais de curiosidades do que conhecimento, ótimo para se ler numa tarde de modorra, preferencialmente numa esplanada próxima de um dos castelos que faz parte do nosso rico património arquitetónico.