terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Sara


Garth Ennis, Steve Epting (2019). Sara. TKO Studios.


A história da II guerra é uma clássica obsessão de Garth Ennis, que este argumentista explora em histórias geralmente duras, visualmente fiéis à época. Cruza rigor histórico com o tipo de aventuras sem compromisso que caracteriza a sua obra. Tem ainda um foco marcado nos underdogs, as histórias são sobre pessoas comuns apanhadas na máquina da guerra.

Sara não é diferente, leva-nos à frente russa nos tempos em que a Wermacht cilindrava o exército vermelho. Acompanhamos um grupo de franco-atiradoras russas, eximias na arte de eliminar um por um os soldados inimigos. As suas hipóteses de sobrevivência são reduzidas, ainda têm de enfrentar a incompetência dos superiores e a exigência de pureza ideológica. A situação chega ao ponto de ruptura quando têm de enfrentar um franco-atirador alemão, no meio de fortes ofensivas que ameaçam colapsar a Rússia.

Rigoroso ao nível histórico, quer no contexto quer no lado visual, Sara tem uma história que nos leva a olhar para elementos esquecidos da II guerra, como o papel das mulheres combatentes. Como é habitual no trabalho de Ennis, é uma excelente história.