segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Fanzine Orion #5


Quase nem ia dando por isto, se não por uma discreta partilha no grupo Trëma. Foi assim que fiquei a saber da existência do fanzine Orion, que nesta quinta edição conta com a contribuição do autor português de ficção científica Luís Filipe Silva.

O óbvio destaque da leitura deste fanzine vai para o conto A Queda de Europa, de Luís Filipe Silva. Uma história cinzenta e amarga, casualmente distópica, não daquelas distopias de ruína que agora encantam o público, mas a distopia do sufoco social. A europa de LFS unificou-se à custa do espartilhamento de culturas e indivíduos, sustentada por uma constante propaganda positiva. E a queda da Europa, da sua diversidade e liberdade que sentimos ao longo da leitura, é sublinhada pela indiferença ao embate anunciado da lua com Júpiter, após o choque com um asteróide. Um conto de FC discreto, mas sólido.

Outro conto interessante é Reabilitação, de Sofia Lobo. Novamente uma leve distopia, sobre formas de redenção de crime e influências políticas, muito sólido na forma como faz crescer a tensão até ao inesperado final. A oferta literária deste fanzine não se esgota nestes contos, há fragmentos e textos de José Cruz, que devem fazer todo o sentido na mente de quem os escreveu, mas nenhum na de quem lê.

As boas surpresas deste fanzine, para além de, finalmente, Luís Filipe Silva nos brindar com um texto inédito, estão na banda desenhada. Sem os espartilhos de títulos comerciais, os autores aqui atrevem-se a ser experimentais. Destaco a inocência, e elegância do traço, de Os Colecionadores por Maria Würm, um voo encantador sobre um detalhe da história de Portugal. Renato Abreu também surpreende pelo traço, quase abstrato, ao tentar traduzir um texto de José Cruz em algo coerente. Não consegue, claro, mas a leitura vale bem pelo tom marcado do desenho do ilustrador. Export Nightmare, de Yvan Guillo, é um mergulho de surrealismo pop visualmente avassalador. Curiosamente, faz contraste com Shadows de Bernardino Constantino, onde uma estética próxima da gravura nos mergulha num sonho negro. Regressando ao psicadelismo pop, mas visualmente mais cru, temos a violência das cores primárias de Dark Man, por Nicola Rettino.

Vale a pena descobrir este fanzine, publicado exclusivamente em formato digital. A edição mais recente está disponível aqui: Orion 5. É um site de e-revistas, o que se pode tornar irritante para quem prefere ler desligado da Internet, mas não é nada difícil encontrar extratores online que retirem o conteúdo do Yumpu para PDF.