terça-feira, 23 de outubro de 2018
Retrogaming: Da nostalgia pixelizada à história dos videojogos
O retrogaming está entre a nostalgia e a arqueologia digital. Para uns, é uma oportunidade de reviver experiências de jogo, um regresso ao passado onde a velocidade dos processadores se media em megahertz e alta resolução gráfica significava pixels um pouco mais pequenos nos ecrãs CRT. Para outros, um mergulho na história dos jogos de computador, permitindo descobrir títulos clássicos, perceber como se deu a evolução temática, tecnológica e de jogabilidade dos jogos de computador.
O Games Nostalgia é um repositório que permite descarregar alguns títulos clássicos, que correm nos computadores modernos graças a um emulador. Não é o único site do género, dedicado ao abandonware, mas distingue-se pela curação cuidada e facilidade com que os antigos jogos correm em PC ou mac, utilizando o DOSBox como tecnologia de emulação. Os jogos arquivados neste site foram produzidos por empresas hoje extintas, ou esquecidos, tornados obsoletos pela rápida evolução da tecnologia. Considerados abandonados, são disponibilizados por grupos que se dedicam à recuperação de abandonware, mantendo viva a sua memória.
Mergulhar neste site é descobrir as raízes da história dos videojogos. Podemos perceber porque é que Duke Nukem 3D foi um jogo tão politicamente incorreto, ou simular corridas criadas com técnicas antigas de animação em Outrun ou Crazy Cars. Para os fãs da série clássica Knight Rider, existe no Games Nostalgia uma versão do jogo do mesmo nome que nos faz sentir como uns verdadeiros David Hasselhoff ao volante do KITT. Podemos descobrir porque é que Doom é um jogo historicamente tão influente, bem como o seu predecessor, Wolfenstein. Estas lendas dos jogos FPS estão de volta ao mundo do gaming, com versões renovadas nos gráficos hiperreais da tecnologia de jogos de hoje.
Os jogos de simulação estratégica estão bem representados, com as primeiras versões de Sim City e Civilization, entre outros títulos clássicos. Os fãs da simulação de voo podem experimentar vários títulos clássicos da série Star Wars ou redescobrir os céus da I Guerra no clássico Red Baron. Na secção plataformas, podemos encontrar as primeiras versões de Prince of Persia ou Pitfall. Ultima ou Heroes of Might and Magic podem ser redescobertos na secção de RPG. Estes destaques são apenas uma amostra do conteúdo de um site dedicado à preservação desta vertente da história da computação. A maioria dos jogos está disponível para download, aqueles que ainda estão claramente abrangidos por direitos de autor são direcionados para portais de aquisição de jogos.
Para quem quiser explorar mais deste mundo dos jogos clássicos, o Internet Archive é um dos melhores recursos. Esta gigantesca biblioteca digital dedicada ao arquivo e preservação da memória da Internet conta com um acervo enorme de jogos de DOS. Indo um pouco mais longe, é possível jogar online títulos clássicos da Sega MegaDrive ou, num cuidado trabalho de portação e simulação digital de circuitos, antigos jogos para consolas portáteis, aqueles equipamentos com ecrãs de LCD monocromáticos que fizeram as delícias de infâncias passadas.
Por interessante que seja experimentar jogos clássicos online ou nos computadores de hoje, há um encanto especial em descobrir ou redescobrir antigos equipamentos de jogo, experimentando-os. Há algumas iniciativas de fãs que tornam possível, hoje, experimentar o que é jogar em computadores ZX Spectrum, consolas antigas, Amigas, Amstrads ou Sega Classic, até mesmo experimentar os primeiros óculos de realidade virtual da Sony. Em Linda-a-Velha podemos encontrar o espaço Nostalgica, dedicado a criar um museu que preserva mais de quatro décadas da história dos videojogos, mantendo hardware antigo em condições funcionais para que os jogadores de hoje compreendam os antigos sistemas de jogo.
Para alguns, redescobrir estes jogos é um processo de nostalgia, recordando o gosto dos jogos clássicos. Para outros, é partir à descoberta da história e evolução dos jogos de computador. Estes artefactos são mais do que simples entretenimento. Hoje, os videojogos são ao mesmo tempo ndústria e forma de arte, conjugando tecnologia digital avançada com elevados níveis de criatividade no concept design e poderosas técnicas narrativas imersivas, capazes de envolver os jogadores. Regressar aos seus primórdios é uma divertida forma de melhor compreender a evolução do mundo dos videojogos.