quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Tudo Isto Existe


João Ventura (2018). Tudo Isto Existe. Vagos: Editorial Divergência.

A ficção de João Ventura situa-se num espaço muito próprio e pessoal entre humor e fantasia. As suas histórias, afiadas e bem afinadas como um instrumento de precisão, nunca nos deixam indiferentes, entre o sorrir pelo humor inesperado ou o sonho invocado. Parte do seu encanto reside no minimalismo de vinheta, aparentemente simples. Quando as lemos sentimos que têm o tamanho certo, não precisam de ser mais longas ou expandidas. É precisa uma enorme capacidade narrativa para se ser tão sintético e agarrar o leitor com ideias sempre intrigantes e inesperadas.

De todos os autores com que poderia comparar a escrita de João Ventura - Borges é logo o que salta  à mente, diria que é Ted Chiang o autor de FC e fantástico que mais se aproxima. Como em Chiang, nota-se em Ventura um rigor estrutural fortíssimo assente num trabalho muito profundo do texto,que no entanto se traduz numa leveza da leitura. Os seus temas são fortemente cerebrais. João Ventura não tem medo de se meter com conceitos abstratos, transmutando-os para ficções encantadoras.

Esta coletânea de alguns dos seus textos, uns inéditos, outros já conhecidos do público através do blog Das Palavras O Espaço, ou editados em antologias de contos de FC e Fantástico, dá aos leitores, finalmente, uma visão abrangente da capacidade literária de João Ventura. Um autor discreto, criador meticuloso de delicadas peças narrativas, curtos mas intricados mecanismos literários que não nos deixam indiferentes.