quinta-feira, 1 de maio de 2014

Fumetti: Gli esploratori dello spazio; La città delle sabbie.


Bepi Vigna, Fabio Jacomelli (2004). Asteroide Argo #02: Gli esploratori dello spazio. Milão: Sergio Bonelli Editore S.P.A..

Um decalque da viagem-périplo, técnica narrativa de FC onde os personagens visitam em detalhe um mundo ficcional para levar os leitores numa viagem pelos espaços de imaginação. Os intrépidos navegadores do asteróide-nave que por acaso atravessou um portal estelar e se descobriu a vaguear noutro quadrante da galáxia chegam ao planeta Kundigas (é fumetti, isto em italiano não deve soar tão ridículo). Os alienígenas têm o seu quê de caveiras assassinas de Mars Attacks mas são mais simpáticos e sem necessidade de exterminar humanos. É um pormenor visual do ilustrador. O enredo consegue chegar a um ponto de interesse - parece que há um neandertal preservado nos museus do planeta e que o adn humano e alienígena são demasiado similares para ser coincidência, mas o argumentista não cede à tentação de explorar estas ideias e prefere um muito mais convencional mistério de conspiração policial que enreda os aventureiros nos tribunais alienigenas. É um dos grandes vícios do fumetti: se for preciso escolher entre elementos narrativos intrigantes ou entediantes, invariavelmente ganham os segundos. Resta o trabalho muito razoável do ilustrador para dar alguma graça a este episódio do Universo Alfa.


Stefano Vieti, Patricia Mandanici (2009). Universo Alfa #05 La Squadra Fantasma: La città delle sabbie. Milão: Sergio Bonelli Editore S.p.A.

Legs Weaver, personagem de que está difícil livrar-me, e a sua equipa ultra-secreta recebem como missão penetrar num inferno urbano africano para salvar uma cientista de renome. Aparentemente raptada, vir-se-à a descobrir esta está a trabalhar com as forças da cidade em busca de curas contra os vírus mutantes que assolam a população. Mas não é só a Squadra Fantasma que busca a cientista. Um andróide avançado, a soldo da rainha dos robots que os intrépidos agentes travaram na primeira aventura da série, espalha o caos pelos subterrâneos da cidade enquanto à superfície ruge uma violenta tempestade de areia.