quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dylan Dog Collezione Storica a Colore, Volume 2


Tiziano Sclavi, et al (2013). Dylan Dog Collezione Storica a Colore, Volume 2. Milão: Sergio Bonelli Editore/Gruppo Editoriale L'Espresso.

Il Fantasma di Anna Never - um actor de filmes de terror começa a confundir realidade e ficção ao submeter-se a uma terapia de hipnose. Fantasmas surgem-lhe em sonhos que terminam em assassínios sangrentos. Já a Anna Never que dá o nome ao título não é de todo um fantasma, embora esta desastrada aspirante a actriz seja uma aziaga aparição destinada a semear a confusão por onde quer que passe. Com as fronteiras entre o real e o onírico dissolvidas o actor tenta assassinar a jovem à machadada, mas Dylan consegue impedi-lo. Não há redenção ou salvação. Preso às ilusões, o actor morre, e descobre-se condenado a um além onde irá repetir o seu pesadelo até ao fim da eternidade.

Gli Uccisori - Sclavi é um mestre na subtileza narrativa mas quando tenta fazer algo mais violento espalha-se. Durante uma vaga de calor Londres é assolada por uma praga de assassínios. Gente normal vê-se compelida a matar sem qualquer justificação. Dylan, auxiliado por um excêntrico professor Wells, investiga e acaba por descobrir que o que causa a epidemia de assassínios são testes de uma arma secreta que mistura magia com tecnologia digital, desenvolvida por uma empresa para possível venda a militares. A historia fica-se por um amontoado de mortes sangrentas, na boa tradição splatterpunk, sem nunca conseguir despertar o interesse do leitor.

La Belezza del Demonio - Sclavi no seu elemento: horror surreal, onde as assombrações que dançam nos limites da percepção são o foco da estranheza. Dylan é contratado por um antigo assassino profissional que lhe conta uma história mirabolante de crimes e uma condenação à morte a que miraculosamente sobreviveu. O antigo criminoso quer rever o homem que o contratou para matar uma mulher pela qual se apaixonou, crime que não chegou a acontecer mas o condenou à forca. O que se segue é um brilhante jogo de memórias e obsessões. Dylan encontra o cliente do assassino, agora um cadáver embalsamado amorosamente cuidado por uma mãe super-protectora que se recusa a acreditar que o filho esteja morto, e encontra a mulher fatal que despoletou os acontecimentos. Esta é um demónio invocado aos infernos nos idos de 1700, mas não se espere uma criatura de pesadelo. Antes, é uma bela e tranquila mulher, que descreve o inferno como um mundo paralelo, local de infinda banalidade burocrática, e que ao sentir o seu tempo nesta terra a terminar decide recompensar vítimas da sua necessidade de consumir espíritos anímicos para seu sustento, levando consigo estas almas penadas que assombram o detective dos pesadelos.