quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fumetti: Greystorm: Il Gigante Dei Cieli; Il Polo Sud; Morte Sull'Isola


Antonio Serra, Stefano Vietti, Antonella Vicari (2009). Greystorm 2: Il Gigante Dei Cieli. Milão: Sergio Bonelli Editore S.P.A.

Greystorm e os seus amigos trabalham afincadamente num projecto secreto: um portentoso dirigível capaz de os levar até às vastidões antárticas. Um dos seus tripulantes, despeitado, executa uma pequena sabotagem pela qual mais tarde, em pleno voo se arrepende, provocando um acidente em voo que custará a vida a outro dos fieis tripulantes da nave do engenhoso Greystorm. Começam a notar-se as dissenções entre o genial mas rígido Greystorm e o seu mais tolerante amigo e financiador, Jason. Terminamos esta aventura sobre os mares gelados do sul, rumo ao pólo. O álbum distingue-se pela forma como as aeronaves retro-futuristas são ilustradas.


Antonio Serra, Alessando Bignamini (2009). Greystorm 3: Il Polo Sud. Milão: Sergio Bonelli Editore S.P.A.



Talvez o mais imaginativo dos álbuns da série, se bem que cheio de influências da ficção científica clássica sobre os mistérios das vastidões geladas e terras perdidas. Greystorm, Jason e os intrépidos tripulantes aterram no pólo sul, onde os aguaram segredos que irão definir o rumo futuro das suas aventuras. Encontram preservada no gelo uma múmia de um homem estranhamente deformado que parece manipular psíquicamente Greystorm. Sob o pólo um segredo maior aguarda os exploradores: uma gargantuesca estátua esfíngica oculta uma vasta caverna subterrânea onde sobrevive uma terra pré-histórica perdida, repleta de animais extintos que vivem num oásis temperado debaixo dos gelos antárticos. Fica por esclarecer o mistério da morte dos humanos que viveram há milénios na caverna sob o gelo, dos quais restam os vestígios de uma batalha perdida no tempo.

Antigas civilizações subterrâneas, terras perdidas em oásis sob o gelo. Como não ficar encantado por esta série?


Antonio Serra, Melissa Zanella (2010). Greystorm 5: Morte Sull'Isola. Milão: Sergio Bonelli Editore S.P.A.

Regressando do pólo sul, Greystorm e os seus tripulantes despenham-se na ilha perdida de Makatea. São bem recebidos pelos indígenas e Jason decide trabalhar em prol da ilha. Dois nativos incautos aproveitam uma cerimónia tribal para explorar os destroços do dirigível, encontrando a múmia criogenicamente preservada do homem pré-histórico trazido dos gelos. O contacto com a múmia provoca-lhes um acesso de loucura mortal, que também contamina Greystorm e o seu mais fiel servidor. Sob acesso da loucura, os infectados revertem ao canibalismo e acabam por cair inconscientes e morrer. Greystorm apaixona-se pela jovem sacerdotisa da tribo, mas o coração dela pertence a Jason, que a desposa. Mas a sacerdotisa também está contaminada pelo mal misterioso, que se manifesta no parto dos seus filhos. Greystorm decide regressar a Inglaterra para continuar as suas pesquisas, enquanto Jason opta por criar os filhos na sociedade paradisíaca da ilha perdida.

Essencialmente, esta edição preenche lacunas narrativas, adensa o mistério da múmia e mostra a real razão da progressiva clivagem entre Greystorm e Jason. Sempre que o herói tenebroso da série se apaixona por uma mulher, esta revela amar o seu melhor amigo. Esta frustração, combinada com o mistério oculto pela múmia pré-histórica, irá levar a um ódio visceral que culminará num final cataclísmico.