The tagline format used for ‘Boris Karloff Tales of Mystery #56: Questões.
Como Mário transformou a paixão de infância na maior loja de BD em Portugal, a Kingpin Books: O perfil do projeto que se tornou a maior referência nas livrarias dedicadas à BD em Portugal.
ULTRA-PROCESSED PEOPLE, Chris van Tulleken: Um Supersize Me para o século XXI, o impacto da comida processada no indivíduo, e no ambiente.
Hypercreatures—Future Mythologies: Ciberculturas e especulações biotecnológicas.
Are Books — Finally — Obsolete?: Ah, mais uma visão a anunciar o fim do livro, mas o paralelepípedo de papel tem-se mostrado sempre resistentes aos anúncios do seu obsoletismo.
China Miéville says we shouldn’t blame science fiction for its bad readers: Exato, aqueles que acreditam que a FC é oracular e se inspiram nela para o pior das distopias.
O lodo da ignorância: Muito em cheio. Toda estas discussões sobre IA Generativa estão imbuídas de um erro conceptual elementar, que é confundir o produto da expressão com o ato de exprimir. E, com isso, nivelar tudo pelo mais baixo. Achar que o que interessa numa obra gráfica é o resultado final é como pensar que o melhor da literatura é seguir o fio narrativo para saber como acaba a história. Um simplismo elementar, mas fortemente corrosivo, que coloca tudo no mesmo saco.
The Best 18th-Century Novels, recommended by Sophie Gee: Clássicos profundos.
Science Fiction in Dialogue with The Great Depression: Frank K. Kelly’s “Famine on Mars” (1934): Desde cedo que a FC teve uma vertente de análise das consequências políticas e sociais. Basta ler H. G. Wells para saber isso, mas este foi um construtor de utopias. Outros extrapolaram as dificuldades reais do seu tempo para cenários especulativos, e com isso levaram os seus leitores à reflexão.
“The Rocket Man” by Ray Bradbury: Rever um conto de Bradbury, que se distingue pela forma como desmonta o sonho da exploração espacial.
We built this city: Urbanismos.
Cyberattacks by AI agents are coming: Porque os agentes de IA servem para muito mais do que nos gerir as agendas.
Durante 60.000 años una tribu ha permanecido aislada en su isla. Una nueva amenaza los ha puesto en peligro: influencers: Os riscos de una falsa profissão, que vive do choque fácil e da indigência intelectual das massas. Mas os maiores riscos vão para estes humanos isolados, lendários pela sua intransigência em ser contactados, pelas doenças que os eventuais contactos lhes possam transmitir.
Bitching Betty Speaks: How Talking Machines Got Their Gendered Voices: Por ironia, o termo "bitchy" é elogioso e não insultuoso, dado que os pilotos que assim apelidaram as vozes artificiais nos cockpits reconhecem o seu papel. A origem das vozes que ouvimos nos sistemas informáticos, e da predileção por sonoridades melífluas femininas.
Trump Tariffs Show Signs of Being Written by AI: É interessante a experiência de usar modelos conversacionais para replicar a lógica das tarifas. Todos avisam que é mau método e ainda pior ideia. Claro que conhecimento de economia e matemática não é apanágio dos trompistas.
Amazon Kindle’s new feature uses AI to generate recaps for books in a series: Confesso, faz jeito. Se seguimos uma série com o seu ritmo de publicação, e não queremos reler os livros anteriores de fio a pavio antes de iniciar o mais recente, estas ferramentas fazem imenso sentido.
Four Ways Engineers Are Trying to Break Physics: As tecnologias que sustentam o fio afiado da vanguarda da física.
NaNoWriMo Goes Bankrupt After Embracing AI: Para surpresa de ninguém. O essencial deste movimento é agregar aqueles que gostam de praticar, de colocar em palavras os seus pensamentos.
Vibe Coded AI App Generates Recipes for Cyanide Ice Cream and Cum Soup: Mais um exemplo de "se pensas que usar a IA vai disfarçar a tua ignorância, ó meu caro, prepara-se para uma surpresa".
I clicked on four sneaky online scams on purpose - to show you how they work: Isto é serviço público, mostrando como as mensagens com links maliciosos nos podem infetar o computador (ou telemóvel).
I've tried lots of AI image generators, and Nvidia and MIT's is the one to beat for speed: Mais um gerador a experimentar.
4 reasons why LibreOffice downloads are way up (hint: you'll relate): Quando as tecnológicas decidiram que era boa ideia integrar IA em todos os seus produtos, dá nisto, uma recusa progressiva sustentada na ideia que os nossos documentos privados não têm de ser usados para aumentar os lucros destas empresas.
Computadoras robustas, autónomas y reparables que duren 100 años: Será possível? Talvez, mas o paradigma da obsolescência programada impera na economia.
Color is a mathematical nightmare: Uma visão sobre as representações matemáticas dos sistemas de cor, que nos permitem a visualização fiel nos ecrãs.
Wi-Fi is one of the great backward compatibility success stories: Um artigo que reforça a importância da compatibilidade como forma de combater a obsolescência acelerada.
La paradoja Ghibli: el éxito más viral de la IA es al mismo tiempo un síntoma de sus problemas como producto diário: Confesso que fico siderado com a leviandade com que tantos alinham naquilo que é uma clara violação dos mais elementares direitos de autor.
‘Views’ are lies: A forma como esta métrica do online é usada sublinha que todo o sistema está contruído de forma a falsear para empolar resultados.
Depictions of Atlantis in retro science fiction art: Recordo os versos da canção clássica de Donovan - "way down, below the ocean..."
Si la pregunta es cómo vamos a cargar miles de coches eléctricos en la calle, Portugal cree tener la respuesta: farolas: Por acaso não tenho visto por cá esta solução para agilizar os sistemas de carregamento elétricos, mas aparentemente somos líderes de referência nisso.
New Images Give Clearest Look at Shenyang’s New Fighter: Mais um vislumbre do misterioso projeto chinês de sexta geração.
Wall Street Blew It: Como é possível uma administração norte-americana causar tanto dano com repercussões globais em tão pouco tempo! Neste caso, nota-se o boçalismo da teoria económica trompista, típica de boomer rant. Só que um rant com força de lei.
'Sea of Idiocy:' Economists Say Trump Tariffs Will Raise Price of Switch 2 and Everything Else: Uma análise certeira da asinina política tarifária, que por via da complexidade das interrelações produtivas internacionais, nos vai afetar a todos. Até o general Tapioca percebia melhor destas coisas.
April Fool’s Day Ads Used To Be Fun, And Folks Loved Them. Not Anymore. What Happened?: Bem, numa era em que a desinformação jorra dos ecrãs dos nossos telemóveis, muitas vezes com níveis de idiotice que fariam empalidecer as mais boçais piadas de 1 de abril a piada de falsas notícias perde o lustre.
Hands off...the future: Reversões preocupantes a todos os níveis, e a surpresa pela rapidez com estes lunáticos estão a desmantelar um sistema que demorou décadas a construir, e tem assegurado estabilidade e prosperidade.
OnlyFans Sued After Two Guys Realized They Might Not Actually Be Talking to Models: Imagino a surpresa destes néscios, afinal as meninas jeitosas que se despem a pedido não lhes têm nenhum amor verdadeiro. Quão desligado do real se tem de ser para se achar que as mulheres exploradas pela indústria da pornografia online fazem estas coisas por gosto e têm apreço pelos seus fãs?
Majority of Artists Only Read Reviews of Their Own Work, Survey Finds: Eh eh, claro, faz todo o sentido, entre o satisfazer o ego à genuína curiosidade sobre o impacto do trabalho.
This May Be the Most Terrifying Sign of Global Warming Yet: Apesar do apoio dado aos negacionistas climáticos, o sistema financeiro já se apercebeu da gravidade das alterações climáticas. Mas, em modo profundo capitalismo terminal, procura lucrar o máximo possível com a derrocada do planeta, ao invés de mudar investimentos para transição energética e outras formas de mitigar esta crise.