domingo, 27 de abril de 2025

URL


Immortality For Some: Medos e desejo.

5160) O plágio e a glosa: Sobre as culturas que se influenciam, e o inegável papel das influências culturais.

A Rocket to the Future – Futures Triangle for Children: Formas de trabalhar e conceber futuros.

Leituras da Semana (#57 / 10 Mar 2025): E se o passado ficasse no passado? O culto da nostalgia, bem expresso numa das sugestões do João, é uma praga cultural, um sinal de imobilismo e aproveitamento passadista. Eu também me recordo dos anos 90. Foram divertidos. Felizmente, não foram o auge da minha vida.

5161) Lord Byron, Drácula, Frankenstein: Confesso, nunca li Byron. Este texto recorda a sua curiosa influência, como inveterado romântico, na génese da ficção fantástica, mas também a sua curiosa ligação com os primórdios da história da era digital.

Leituras da Semana (#58 / 17 Mar 2025): Bem, há uma imensa minoria a perceber que o corrente estado das coisas na cultura pop é de estagnação extrema. Mas há uma maioria esmagadora que devora a acefalia com gosto.

Asterix In Lusitanie… Or Portugal? The Best Selling Comic Of 2025: Portugal está na moda (e por cá vai ser um sucesso de certeza, adoramos ler ou ver o que os outros pensam sobre nós).

Ambos os três - a BD de Paulo J. Mendes: Exposição antológica de um dos mais interessantes autores de BD portuguesa.


Troop Ship Of The Skies: Trepidações aéreas.

La IA es una bomba de relojería en manos de las administraciones españolas. Y el 'Caso Ábalos' es el primer ejemplo: Um excelente exemplo de como não usar IA, em aplicações onde simplesmente os seus outputs não têm fiabilidade suficiente. Neste caso, o uso de transcrições automatizadas foi tão mal supervisionado, que os arguidos num processo viram as suas acusações levantadas pelo óbvio erro processual.

Todas esas pantallas táctiles en los Tesla y el resto de coches suenan muy bien. Euro NCAP opina otra cosa: Quem nunca - a conduzir, atentos à estrada mas na verdade à guerra com um painel virtual que obriga a múltiplos toques para fazer algo que, num painel analógico, bastaria um toque num botão.

Programador condenado por criar "kill switch" anti-despedimento: Confesso que nesta situação, é difícil simpatizar com a empresa. Quanto ao programador, o real problema foi não ter sido suficientemente cuidadoso.

Here’s how I use LLMs to help me write code: Para quem sabe o que faz, e tem objetivos bem definidos, estas ferramentas são um excelente auxiliar criativo.

TikTok Will Try to Lull Kids to Sleep to Stop Endless Scrolling: Não consigo ver nada de positivo nesta notícia, desde a manipulação algorítmica do TikTok aos pais que não excercem controle sobre os seus filhos, que é o mais fundamental.

Mindful Social Media Use Can Reduce Negative Impact, Says Research: Não há aqui grande novidade; moderação e equilíbrio são essenciais para qualquer atividade humana, senão, é patologia.

OpenAI declares AI race “over” if training on copyrighted works isn’t fair use: Pois, mas não é. Porque a doutrina do fair use invoca razões sociais e culturais, dos quais não faz parte o lucro, objetivo último das empresas que desenvolvem modelos e aplicações de IA. Mas há que assinalar a distinta lata destes capitalistas. Lestos a defender a propriedade intelectual à mais ínfima vírgula, como se nota pelas leis de PI cada vez mais restritivas cuja publicação influenciaram. Agora que lhes cheira a mais dinheiro, falam de uso livre. 

Have Li-ion Batteries Gone Too Far?: É uma questão que deve ser colocada, pela sustentabilidade e combate ao desperdício. Estas baterias são convenientes, mas vale mesmo a pena colocá-las em gadgets descartáveis, dados os custos sociais e ambientais? Claro, a questão começa logo pelos gadgets descartáveis.

Facebook Is Desperately Trying to Keep You From Learning What's in This Book: Detalhes sobre a cultura tóxica da empresa cujo produto é, em si, um dos grandes responsáveis pelo normalizar da toxicidade nos discursos públicos.

With Gemini Robotics, Google Aims for Smarter Robots: Aplicar IA generativa para interação robótica, um campo prometedor.

Buy European: cómo escanear un producto y comprobar con estas apps si es europeo y de qué país viene: Apps para nos ajudar a descobrir a proveniência dos produtos.

AI: A Means to an End or a Means to Our End?: Daquelas leituras imperdíveis, pela erudição, dom da palavra, mas também sentido crítico e lucidez.

European tech industry coalition calls for ‘radical action’ on digital sovereignty — starting with buying local: Já vai tarde. Os responsáveis europeus acordaram para a vida, perceberam que a soberania passa por todos os campos, e que não é possível apregoar o papel de liderança europeu enquanto se depende da infraestrutura digital americana. Claro, dos anúncios aos passos concretos vai uma enorme distância, as dificuldades são muitas, é difícil encontrar alternativas com a conveniência dos serviços google ou Microsoft, e é sempre bom recordar que os responsáveis europeus gostam de afirmar as capacidades europeias numa plataforma digital americana pertencente a um bilionário nazi. A CE e os políticos europeus poderiam sinalizar que nisto, as intenções são mais do que meras palavras com um gesto muito simples: suspender as suas contas no X e migrar para o fediverso. Seria um símbolo poderoso. Mas não o farão. Quando muito, alguns irão para o Bluesky.

Is AI sexist? How artificial images are perpetuating gender bias in reality: Uma excelente análise sobre os problemas de enviesamento que contaminam a IA generativa.

La tripulación Crew 10 llega a la Estación Espacial Internacional donde, digan lo que digan Musk y Trump y muchos medios, no va a rescatar a nadie: A saga inesperada dos astronautas presos na ISS aproxima-se do final. E, como tudo nesta história rocambolesca, até o final está envolvido em polémicas e aproveitamentos políticos mediáticos.

Google is removing Assistant from most phones this year: Levamos com pesquisa assistida por IA generativa, quer queiramos, quer não. 


Give in, give up, give out: Cenas cósmicas.

The New Yorker has finally embraced modernity: Fiquei com medo. A notória revista classisita a modernizar-se? Sim, mas só nalguns pormenores linguísticos. De resto, continua a ser aquele delicioso símbolo de snobismo de sempre.

A AVENTUROSA VIAGEM DO PÁTRIA - De Portugal a Macau em avião, em 1924: Recordar a primeira ligação aérea portuguesa a Macau, uma daquelas aventuras dos tempos dourados da aviação.

Scientist Who Gene-Hacked Human Babies Says Ethics Are "Holding Back" Scientific Progress: Ah, esse enorme empecilho que são as questões éticas. De facto, porque é que não podemos experimentar livremente com genoma humano? Nota: Frankenstein, o romance, é um aviso, não um manual.

Elon Musk Looks Desperate: A sério que este grunho achava que podia comportar-se como um idiota, lançar-se em saudações nazis e tornar-se um decisor político não eleito que corta tudo o que desagrada aos conservadores bafientos, com gravíssimas consequências para as pessoas, para o país e para o mundo, e esperava continuar a ser reverenciado como visionário?

Dark Gothic MAGA: Elon Musk, a neo-reacção e a estética do ciber-fascismo: Do cortejar o pior que a humanidade tem.

Buy, Borrow, Die: O esquema de que os muitos ricos se socorrem para viver à larga sem pagar impostos. À custa de todos nós, claro.

The GCAP Program: A Step Towards Europe’s Military Autonomy and Interoperability: Como sou fã de aviação, mantenho as notícias sobre defesa debaixo de olho, e por isso não me deixo levar pelo pânico induzido por mau jornalismo sobre a suposta baixa capacidade tecnológica militar europeia. Infelizmente, nisto das aeronaves de 5ª geração com capacidades furtivas, há ainda um longo caminho até uma solução cem por cento europeia levantar voo. 

Why Is the Trump Administration So Obsessed with Shipping Lanes?: Estratégias de contenção a uma China emergente.

Piri Reis dibujó en 1513 el mapa más increíblemente preciso de América. Tanto que incluyó regiones aún sin descobrir: O famoso mistério, cuja explicação é mais prosaica do que aquelas que o canal história tanto gosta de propalar (aqui acho que se inclinam para alienígenas) - já haveria algum conhecimento sobre estes territórios (não é por acaso que se fala do "achamento" do Brasil), mas essa informação era mantida nos arquivos reais por razões de competição comercial e política.

POLÓNIA PISCA O OLHO AO KC-390: Não é um bom sinal para a parceria portuguesa com a Embraer. Recorde-se que ao contrário de Portugal, que só agora começa a consolidar alguns passos na indústria aeroespacial, a Polónia já há muito que dispõe destas capacidades técnicas e industriais.