70sscifiart:The best of Chris Moore: In memoriam.
LouriBD – Festival de Banda Desenhada da Lourinhã 2025: Deixo o registo para este festival numa vila do Oeste que é muito ativa em festivais literários.
Adventures in Science Fiction Art: Rodger B. MacGowan’s Approachable New Wave Art, Part I: A ilustração de ficção científica não tem de se limitar ao realismo futurista de estética clássica. Nos anos 60, tempos da New Wave, os ilustradores arriscavam um arrojo estético que hoje se perdeu.
Six Older Books That Deserve to Be Popular Today: Seis livros que podem ser redescobertos. Confesso que alguns da lista me deixaram muito surpreendido.
The Worlds Where History Meets Science Fiction: Entre histórias alternativas a colisões entre realidades históricas e ficção científica.
O Elo Perdido Britânico na Linhagem do Povo Gato: Confesso que desconhecia que os ingleses fizeram um remake, à época, do lendário Cat People de Tourneur, e a ir onde os censores de hollywood não deixaram o realizado ir.
The Best Books on the Wider Ancient World, recommended by Owen Rees: O livro de Rees está na minha pilha de leituras, é sempre bom redescobrir a antiguidade. Nesta lista, mostra-nos cinco das suas fontes de literatura.
64 New Sci-Fi, Fantasy, and Horror Books Beaming Down in March: A lista é longa, e destaco novas edições de Arkady Martine e Adrian Tchaikovsky.
I Spit on Your Graves: Recordar o romance-choque de Vian, escrito sob pseudónimo, e as suas bizarras consequências. O suave surrealista Vian como inspirador de psicopatas assassinos é algo muito inesperado.
Irma Vep (1915–2025): Bruce Sterling a escavar uma peculiaridade dos primórdios do cinema, uma série fílmica de sete horas muito surreal, às voltas com as aventuras de uma vampira.
Top Gun: Maverick Star on the Status of the Third Film: O primeiro filme foi marcante, o segundo vagamente divertido… e o terceiro? Aventuras de um piloto geriátrico cujos ossos se quebram em pleno voo supersónico? A importância de colocar arrastadeiras em caças F-35? Piadas de gosto duvidoso à parte, há uma obra fabulosa neste mesmo estilo, o revisitar de Enemy Ace por George Pratt, que coloca o superpiloto dos antigos comics da DC como um idoso a esperar a morte num sanatório, partilhando reminiscências dos seus tempos aúreos com um jovem piloto a recuperar de feridas em combate. Claro que na escala da qualidade, um Pratt tem peso superior ao de um canastrão como Cruise, daí este destaque, uma terceira sequela a Top Gun parece algo profundamente ridículo mesmo para os padrões de Hollywood.
U.G.A.: União Galáctica Ancestral: Confesso alguma inveja pela pujança criativa e editorial da FC brasileira, e também frustração por apesar de partilharmos a língua, não o podemos fazer com os livros.
Terran Trade Authority books 1978 to 1980. Artists: Angus McKie x 2, Fred Gambino, Jeff Ridge: Livros clássicos.
Your boss is watching: A pervasividade do bossware, o software, muitas vezes oculto, instalado nos equipamentos empresariais com o fim único de vigiar e monitorizar a atividade dos empregados. E, claro, garantir que a desigualdade nas relações laborais tenda o mais possível para o lado do patronato.
Supply Chains Are Us: Um olhar para as vastas redes que sustentam a manufatura industrial, e das quais dependemos.
Miles de personas están "viajando en el tiempo" en TikTok. Viajando a Chernóbil o a la Peste Negra, en concreto: A curiosa moda dos vídeos pseudo-históricos gerados por IA, que são problemáticos pela óbvia falta de fiabilidade do seu conteúdo.
Are friends electric?: Três livros que analisam a nossa relação com os robots, entre deslumbres, história e o trabalho humano que sustenta a automação.
As AI Gets Better At Influencing Us, Our Decision-Making Will Change: Um risco pouco visível, em modo de puro mcLuhanismo, uma aplicação perfeita daquela sua frase que "moldamos as nossas ferramentas, e as nossas ferramentas moldam-nos".
Aún no sabemos cómo de útil será la IA en los colegios, pero en EEEU ya la están utilizando para algo: psicoterapia: Confesso que por muito que goste de IA Generativa, este tipo de aplicações que se destinam a artificializar algumas das mais elementares necessidades humanas, chocam-me. Quão desumano é considerar que um chatbot chega para ajudar um ser humano em momentos de fragilidade?
Tarifa Social de Internet é 10 vezes mais cara e 12 vezes mais lenta que a oferta do mercado: A caridadezinha institucional dá nisto - ofertas supostamente sociais que são más.
First Metal Object 3D-Printed in Space Recovered on Earth: Apesar de normalizada como tecnologia de consumo, a impressão 3D ainda nos consegue surpreender, como mostra esta notícia sobre os testes que irão ser efetuados em objetos metálicos impressos em órbita.
Microsoft is shutting down Skype in favor of Teams: Confesso que pensava que o Skype já não existia. Quanto à mudança para o Teams, pobres utilizadores, vão ter de sofrer com o pior software de colaboração online jamais criado.
Control. Alt. Delete.: A eliminação de páginas institucionais informativas tem um óbvio objetivo de controlar os fluxos de informação através do esquecimento.
The surveillance tech waiting for workers as they return to the office: Capitalismo do século XXI. É sempre bom anotar que quando se ouve alguém a refilar contra essas chatas leis europeias, esses empecilhos ao desenvolvimento e à liberdade, provavelmente é porque gostam mesmo do tipo de soluções, arrepiantes, que este artigo mostra. Tudo retirado de catálogos de vendedores de software, com sistemas de monitorização do comportamento que fazem o kgb ou a stasi parecer amadoras e primitivas. Um pesadelo laboral orwelliano “What these tech bros don’t understand is that if you install surveillance technology, which is all about distrusting the workers, there is a deep feature of human psychology that is reciprocity. If you don’t trust me, I’m not going to trust you".
Testing wordland.social as a posting option: Warren Ellis a meter o dedo num dos problemas da internet aberta, hoje - "personal publishing is a deprecated function on internet enabled devices now". Ou seja, anota a viragem para modelos de consumo, e publicação apenas dentro das gaiolas douradas das redes sociais. Não é novidade, está é bem expresso.
Firefly Aerospace se convierte en la primera empresa privada en conseguir un aterrizaje con éxito en la Luna: Passou despercebida esta notícia, que regista o primeiro sucesso de uma missão privada em fazer uma alunagem bem sucedida.
Earthbound: Ninguém quer ficar para trás.
Remembering The CIA’s Elaborate World War II Book Smuggling Operation: Quando a literatura era uma arma de combate na guerra fria.
O esforço, o side hustle, e a preguiça: Como alguém que já mantém este blog há uns anos, compreendo e subscrevo esta visão do João Campos. Sei que isto soa mal nestes tempos em que tudo tem de ser monetizado, mas há aspetos da vida que se fazem só pelo bem que nos fazem, e não pela projeção ou dinheiro extra que nos trazem. Do meu ponto de vista, manter um blog é uma dessas coisas - afina a leitura e escrita, serve de diário de viagens e passagens, regista os livros que vou lendo. E é isso, e chega. Para dinheiro tenho a minha carreira docente, e até tenho um side hustle como formador, com formações, workshops e até dois pequenos livrinhos publicados. O dinheiro não é tudo na vida.
Looking Ahead To The 19th Century: De facto, esta aparente nova ordem mundial soa demasiado ao velhinho great game do século XIX, que nos legou o colonialismo e duas guerras mundiais. Só não consigo ter a certeza se estamos realmente no dealbar de uma nova era, mais insegura, violenta, iliberal e anti-democrática, ou se o trumpismo é uma espécie de último estertor boomer, um violento canto de cisne do século XX. Talvez seja ingenuidade minha, pensar que as instituições e democracia americanas resistam ao assalto total por parte dos oligarcas e bilionários, que se estão a esforçar por desmantelar todas as instituições que vêm como empecilho à sua visão de liderança sem restrições. Ainda é cedo para perceber se estamos a assistir (e a viver) a uma derrocada,ou a um espasmo que se irá endireitar.
Life-sized Dionysus mystery cult frescoes found in Pompeii: Mais fabulosos exemplos da pintura romana, que regressaram à luz nesse tesouro trágico que são as ruínas de Pompeia. Estes vestígios têm o valor adicional de ilustrar um ritual dionisíaco.
The Three Types of Money Behind Silicon Valley's Rise to Dominance: Sobre a economia bolsista, mostrando que a valorização de ações e o dinheiro virtual daí advindo depende mais da imagem que as empresas e os seus líderes criam, do que da real atividade das empresas.
CIRRUS PARA A FORÇA AÉREA E BLACK HAWK PARA O EXÉRCITO [M2589 - 13/2025 ]: As novas aquisições na defesa portuguesa.
The Patrulla Águila Set to Replace C-101 Jet with PC-21 Turboprops: Isto representa o fim de uma era. Já tive o gosto de ver os pilotos Águila a exibir-se nos veteranos C-101, foi impressionante.
Hurricane, la historia del avión que salvó a Gran Bretaña y que además hizo muchas cosas más: Geralmente a história da aviação celebra o superlativo Spitfire como o grande defensor dos céus britânicos durante a batalha de Inglaterra. Mais esquecido fica o papel do outro grande caça da II Guerra, o menos elegante mais bem resistente Hurricane.
Inside The Strong Culture of Hobbyists: Quem não tem interesses especiais pode achar estranha a dedicação e o esforço daqueles que se dedicam aos seus hobbys.
There Are No More Redlines: É impressionante ver como os vermes estão a sair das tocas e a querer deitar abaixo as mais elementares normas sociais. Isto não é uma mudança cultural, mas sim uma reversão, trazida por gente que quer que a prepotência e a rudeza sejam as bússolas morais da sociedade.
At Least Now We Know the Truth: Quando se pensa que Trump e os seus sequazes não podem descer mais baixo, eis que nos mostram mais um grau de baixeza, com o inenarrável enxovalhar de um líder aliado na Casa Branca. É o tipo de atitudes que se espera de um qualquer tiranete centro-africano ou de república da bananas tenha com os seus inimigos, nunca entre líderes ocidentais. Uma ação que mostra bem a visão destrutiva que Trump e os seus sicofantas têm para o mundo, e o que isso significa para os seus aliados.
Jeff Bezos Announces That Washington Post Opinions Will Now Exclusively Celebrate the Glories of Capitalism: Caem todas as máscaras. Os oligarcas estão a deixar claro como realmente são as suas personalidades sociopáticas, a exercer o poder financeiro e tecnológico para combater a igualdade e o progresso social.
Exclusive: Hegseth orders Cyber Command to stand down on Russia planning: Isto é... inesperado? Questionável? Ter o secretário de defesa de um país a ordenar às suas forças que parem ciber-operações defensivas contra uma óbvia ameaça externa é muito, muito estranho.