This is a copy of the Starweb PBM rules from 1991-ish: Aventuras espaciais.
Five SF Works About Climate Change Published Before the 1980s: Se o cli-fi enquanto género se afirmou neste século, no passado os escritores de FC já abordavam estas temáticas em cenários apocalípticos.
READ: The final of Terry Pratchett's lost stories - Arnold, the Bominable Snowman: Que delícia, ler um Pratchett inédito.
Bairro Distante – Jiro Taniguchi: Talvez o mais europeu dos mangaká, pela sua sensibilidade estética, agora acessível aos leitores portugueses.
5127) O mundo perdeu o centro (27.11.2024): A comparação entre Dante, o poeta da aristocracia, e Whitman, o bardo da democracia.
When Haruki Murakami Takes His Own Magic for Granted: Mais um livro do popular escritor japonês, será de ir a correr às livrarias? A crítica não o torna apelativo, parece ser um livro morno.
Sessão da Noite — «Herege» (2024): Ainda não vi, mas confesso curiosidade, nem que seja por ver Hugh Grant a inverter a lógica de uma carreira como canastrão de estopadas românticas e a mostrar-se como aterrorizante. O artigo também sublinha a enorme ignorância dos públicos de hoje, qualquer coisa que não caiba na sua estreita definição de género é rejeitada. Este grassar da incultura é verdadeiramente aterrador.
When did these Lovecraft meme-jokes normalize?: Hey, adoramos Cthulhu memes! E quem se atrever a dizer o contrário, terá de enfrentar uma horde de shoggoths.
14 Science Fiction & Fantasy Novellas to Add to Your Reading List: Leituras curtas e potencialmente interessantes. Martha Wells, Nnedi Okorafor e Becky Chambers são de reconhecida qualidade.
Hollywood’s Addiction To Sequels Is Going To Kill The Future Of Hollywood: Ou, como o artigo coloca e muito bem, daqui a alguns anos as sequelas serão do quê, se com tanto regressar ao passado não se está realmente a criar nada de novo?
Roy G. Krenkel, Alien World, 1960s: Outros mundos.
Bluesky is breaking the rules in the EU: Malta, se estão mesmo a sair do XtWitter por estarem fartos do ambiente, porque não tentar as redes abertas do Fediverso, que não vos sacam os dados e usam para fins pouco claros? O Bluesky é um claro serviço destes, apesar de ser construído sobre o protocolo ActivePub.
New Book Publisher Says It Will Publish 8000 Books Next Year Using AI: Ah, a chico-espertice via IA. Felizmente, não pretende publicar livros gerados por IA, apenas obras editadas e traduzidas por IA.
Silicon Valley’s Obsession With AI Looks a Lot Like Religion: Por um lado, pela fé cega na tecnologia. Por outro, é curioso notar o paralelo de enriquecimento à custa de outros que os techbros têm com as religiões organizadas.
Artists Stick It to ‘AI Overlords’ and Leak OpenAI’s Sora Video Generator: Mas se estão a pensar que podem experimentar esta ferramenta, a OpenAI foi lesta a fechar as portas da API.
The way we measure progress in AI is terrible: A necessidade de definir métricas rigorosas para avaliação dos algoritmos.
The AI War Was Never Just About AI: Isto não é novidade, a menos que se ande mesmo distraído pelo deslumbramento pela IA. O jogo de concorrência entre as gigantes do online é tremendo.
The Forgotten Story of How IBM Invented the Automated Fab: Os primeiros passos da tecnologia de fabricação eficiente de microchips, a mostrar a importância dos processos industriais.
AI Was Born to Blog on LinkedIn: Claro que o paraíso dos sociopatas laborais (a sério, o que se lê no LinkedIn oscila entre a promoção pateta e a psicopatia de quem mete o trabalho acima de tudo) é pasto para o alastrar do lixo gerado por IA. E nada é mais representativo do espírito oco de uma certa visão de mundo laboral do que os utilizadores nem se darem ao trabalho de pensar e escrever o que publicam para se promover.
What if Europe championed new AI hardware?: E se, em vez das eternas discussões de "e se" seguidas de manifestos e propostas de intenções, se começasse mesmo a investir? Temos a tecnologia, temos o conhecimento, as empresas, as instituições de investigação, um mercado interno. Mas deixamos o campo aberto para chineses e americanos.
Bluesky: aproveitar o céu azul antes que cheguem as nuvens cinzentas: O shifter é sempre interessante, mas aqui está completamente fora de pé. O êxodo do X para o Bluesky representa algo que posso melhor qualificar como uma transferência de gado entre redis, ou seja, abandona-se uma gaiola dourada para se entrar noutra. A suposta abertura do bluesky, o apregoar de protocolos abertos, não passa disso, de apregoar. Usa um protocolo próprio, deliberadamente incompatível com o protocolo aberto ActivePub. Supostamente deveria integrar-se com o Fediverso, mas na prática isso não acontece. Está claro que o Blusky não pretende aquilo que afirma pretender, mas sim tornar-se uma rede social clássica, apropriando-se de algumas características dos protocolos abertos para seduzir os utilizadores num falso sentido de diferença face aos comportamentos abusivos das empresas que detém as redes clássicas.
ChatGPT is two today: Por hoje, entenda-se dia 30 de novembro. A maior significância desta ferramenta é cultural, despertou a opinião pública e a sociedade das pessoas comuns para o potencial da Inteligência Artificial. Democratizou o acesso a esta tecnologia, com um interface acessível até aos mais tecnoazelhas.
Sistemas AI levam monitorização de funcionários humanos ao extremo: Os malefícios do chamado "bossware", softwares que monitorizam o comportamento dos funcionários em nome das métricas desumanas da produtividade.
On the Coming Merger of Tech and State Power: Da íntima e lucrativa relação entre o lado negro da tecnologia - pense-se Musk, mas também Palantir ou Anduril, bilionários e empresas que já demonstraram a sua total falta de escrúpulos e ética, e o crescendo do autoritarismo populista americano. Um cair no lado negro com consequências globais.
Flying Saucers and Outer Space by Mollie Brown: Eles estão por aí.
En 1940 EEUU ofreció 100 millones de dólares a Dinamarca por Groenlandia. La NASA ha encontrado la razón: una ciudad secreta: Um recordar da importância geoestratégica da desolação gelada gronelandesa nos tempos da guerra fria.
O Monumental já merecia uma terceira vida: Dificilmente voltará a ser um espaço aberto aos lisboetas, a menos que considerem que ser uma espécie de showroom corporate de um banco é um pináculo cultural. Vi lá muitos e bons filmes, bebi umas cervejas na zona de restauração, e comprava livros na livraria que lá havia.
Why the Flying Experience Feels So Much Worse: As leis do mercado favorecem o consumidor, certo? É o que se diz, que a concorrência permite melhores preços e serviços. E, no entanto, a aviação contraria esta lei básica da economia, com serviços cada vez piores e preços supostamente baixos mas que depressa disparam com taxas e pagamentos adicionais por coisas que deveriam fazer parte do bilhete.
Chill Guy es el último meme viral porque esconde algo más profundo: es todo lo que aspiramos a ser: Bem gostaria. Bem tento. Mas depois abro as minhas caixas de correio eletrônico e a estupidez e mesquinhez de boa parte das mensagens é tanta, que o Chill vai tchilar para outro lado.
We Never Stop Growing: Deveras. Confesso que olho para o meu percurso de vida, para os erros e acertos, altos e baixos, e penso que são tudo passos num caminho que continua em direção ao horizonte.
The Real Crisis In Children’s Reading: É um dos paradoxos da escolaridade. No afã de promover a literacia, corre-se o risco de dar cabo do gosto pela leitura, se não se respeitar os gostos individuais e deixar os jovens leitores lerem o que querem.
Recreating an Ancient Roman Dinner of Death: É preciso olhar para estes textos antigos com espírito crítico. As acusações e descrições decadentes poderão não ser fidedignas, mas sim chistes motivados por ambições e lutas políticas. Ou, no caso de Dion Cássio, falta de bom humor.
The AD-5N ‘Skyraider’ and Its Little-Known Nuclear Role in the Cold War: É de facto inesperado que um avião destes tenha tido como missão bombardeamentos atómicos.
Santa Maria: Sugiro uma leitura diagonal deste artigo até chegar à parte que realmente interessa. O texto é muito pessoal, terá o seu mérito, mas não nos é significativo, até mostrar que a história por detrás de uma das mais icónicas fotos do século XX não é a que julgávamos ser. A tremenda e inesquecível imagem da mãe cansada e desesperada, rodeada pelos seus filhos, tirada durante a Grande Depressão pela fotógrafa Dorothea Lange representa uma mulher indígena. É um pormenor que nunca é abordado na história de arte.
Focus: Unveiling Secrets of US SR-72 Hypersonic Aircraft and Its Unmatched Combat Capabilities: Antevê-se que a sexta geração da aviação de combate será hipersónica, para lá do stealth e dos ucavs.
This Sunken Ship May Be the 1524 Wreckage From Vasco da Gama’s Final Voyage: Uma fascinante descoberta ao largo do Quénia.
Calendario lleno, mente vacía: la ecuación que define la crisis de productividad moderna: O (falso) paradoxo do "busyness", a sensação de que está a fazer muito, quando na realidade pouco se consegue.