A Trip to the Museum: É sempre bom ler Luís Filipe Silva, e já há muito que não nos brindava com um conto original. Esta visita a um museu que preserva, com todo o detalhe, as artes da guerra, é de uma fina ironia negra, um comentário sobre a capacidade humana de fazer mal a si própria.
The Beachcomber of Novi Kotor: Bruce Sterling passou de um dos fundadores do cyberpunk a uma voz que agora se dedica a um certo eurofascínio, deslumbrado com as possibilidades e impossibilidades das zonas entre o norte de Itália e os Balcãs. Este conto insere-se numa curiosa estética de cyberpunk maker em modo cli-fi apocalíptico, entre os resíduos ideológicos do capitalismo e a apropriação da tecnologia de formas não concebidas em laboratório de investigação.
Azalea: a science-fiction story: Um regresso ao cli-fi de Paolo Bacigalupi, num conto que cruza desigualdades com um futuro arrasado pelo aquecimento global combinado com a decadência política em fundamentalismos religiosos e ideológicos. A sua mensagem atinge com a força de um martelo pneumático: porque é que não se fez nada quando ainda se ia a tempo?