domingo, 21 de julho de 2024

URL

Shadow On The Stars: Princípio da saudade.

5072) A mecânica do humor (15.6.2024): Porque é que as boas piadas se aguentam no tempo? Porque o segredo está na estrutura, o que muda são os detalhes que se ajustam ao momento contemporâneo.

Who Watches the Watchmen Adaptations?: Vou entrar em modo snob: néscios e filisteus, perfeitos bárbaros que não seriam capazes de aguentar as primeiras pranchas da obra-prima de Moore e Gibbons. Piadas à parte (ah, terá mesmo sido piada?), a verdade é que a visão de Moore sai sempre imensamente diluída nas adaptações cinematográficas.

Seven Samurai’s 4K Restoration: Marcar na agenda para rever. Em cinema, claro.

The Return Of The 2000 AD Annual For 2025 With Brian Bolland: Esta capa é um verdadeiro blast from the past, tão comics ingleses dos anos 90 (que, diga-se, é o pão com manteiga editorial da Rebellion).

Os super-humanos da ficção científica começam aqui!: Outro exemplo, recolhido pelo SciFi Tropical, das primeiras instâncias de homens com poderes sobre-humanos na ficção científica pulp.

Hiroshi Nagai: crepúsculo retro.

Apple seems to have persuaded OpenAI to work for exposure: Confesso que fiquei curioso com esta análise. Faz algum sentido, de facto o peso da Apple pode convencer uma empresa ambiciosa como a OpenAI a perder dinheiro agora, com a promessa de ganhos futuros quando os utilizadores quiserem aceder a serviços mais avançados.

China’s HH-100 Unmanned Transport Aircraft Undertakes First Flight: Um projeto intrigante da indústria aeronáutica chinesa, um drone de transporte com a capacidade de uma aeronave comercial.

La IA ha avanzado tanto que el problema no son solo los deepfakes. Es que desconfiamos incluso de las fotos reales: O fator de desconfiança não é novidade, mas sabendo que recorrendo à IA é trivial criar imagens falsas, a tendência é a de adotar um ceticismo total face às fotos e vídeos que nos chegam. Mesmo que sejam verdadeiras, ficamos na dúvida.

Is AI Search a Medical Misinformation Disaster?: Confiar em informação médica, que pode ditar casos de vida ou morte, a sistemas notórios pela sua baixa fiabilidade e capacidade de inventar informação. O que é que poderá correr mal?

The Graphing Calculator Story: Sinceramente, não sei o que pensar desta história mirabolante. Dois engenheiros, depois de serem despedidos da Apple, continuaram a trabalhar na empresa, a desenvolver de forma subversiva um produto que foi incorporado no sistema operativo dos PowerPC. Não sei se é un caso de dedicação extrema, se um sintoma do que se viria a tornar late stage capitalism.

Divorciado processa Apple por ter revelado infidelidade à sua esposa: Esta história é um típico "diz-me que és um idiota chapado sem me dizeres que és um idiota chapado". 

Giant Brains, Or Machines That Think: É interessante ver a corrente especulação sobre máquinas pensantes já presente nos anos áureos da computação electro-mecânica. Significa que a ideia é antiga, a nossa memória alimentada pelo constante remexer do hype digital é que é curta.

One Satellite Crash Could Upend Modern Life: Recordar que dependemos das constelações de satélites para a normalidade do nosso dia a dia, e de como o espaço está a ficar perigosamente saturado de lixo espacial, que pode danificar a infraestrutura de que dependemos.

A Generation of AI Guinea Pigs: No fundo, é isto - "Whatever AI is actually good for, kids will probably be the ones to figure it out. They will also be the ones to experience some of its worst effects. “It is kind of a social fact of nature that kids will be more experimental and drive a lot of the innovation” in how new tech is used culturally, Mizuko Ito, a longtime researcher of kids and technology at UC Irvine, told me. “It’s also a social fact of nature that grown-ups will kind of panic and judge and try to limit.”". Proibir, controlar em excesso, fingir que o problema não existe são as atitudes erradas. Por outro lado, estamos em território não mapeado, e não podemos simplesmente arriscar, há riscos de fiabilidade, intelectuais e de segurança que não podemos ignorar.

Excuse Me, Is There AI in That?: Entre as problemáticas éticas e a correria para implementar ferramentas que parecem brilhantes, mas cujos resultados ficam aquém do prometido na demonstrações, está a sentir-se uma recusa ativa na aceitação da IA.

Meta jugó con fuego al querer entrenar una IA con datos de usuarios europeos: los reguladores se lo acaban de impedir: O artigo não refere que a iniciativa partiu da noyb, e não dos reguladores. Mas era previsível que este atirar do barro à parede pela Meta iria ter um desfecho destes.

The Short, Amazing Life Of The CD-ROM: Recordam-se do CD-ROM? Nos tempos pré-internet, foi o formato privilegiado para disseminação da informação digital.

US sues Adobe for subscriptions that are too hard to cancel: É interessante ver este fartar do uso e abuso de dark patterns para condicionar os utilizadores, e emifrá-los de mais uns trocos.

Inteligência Artificial, indignação viral e o conflito real: Entre os meandros da desinformação assistida por IA.

The future in space, illustrated by Syd Mead: Clássicos.

Alguien quiso hacer trampa en un examen universitario con una cámara oculta e IA: ahora está en prisión (y sin aprobar): Uma notícia gira para quem, como eu, faz secretariado de exames. Por cá (se fosse apanhado), a coisa não iria além de anulação de prova. Por lá? Prisão.

This 4,000-Year-Old Labyrinthine Monument Is the First of Its Kind to Turn Up in Crete: Resta saber se, no centro, encontraram um esqueleto de Minotauro.

Banana Seller Chiquita Found Liable for Numerous Violent Deaths: Quem diria. Uma das empresas que deu origem ao termo "república das bananas", a ser processada pelos desmandos humanitários cometidos por mercenários a seu soldo.

My Encounter With the Fantasy-Industrial Complex: É preocupante ver a realidade política americana tão hipnotizada por políticos que se reveem em teorias da conspiração. Poderá acontecer por cá, na Europa? Bem, o crescimento da extrema direita, que engloba os tontos das teorias da conspiração, é um sintoma que não podemos ignorar.

Books to Change the Way You Think About China, recommended by Anne Stevenson-Yang: Compreender melhor a China, em cinco livros.

BEJA AIR SHOW 2024 [M2499 - 44/2024]: Também estive, a apreciar a perícia dos pilotos em display e a beleza das aeronaves. 

The Dozen Times Humans Have Tried to Communicate With Extraterrestrials: Nós bem tentamos. Os ETs é que parece que não querem nada conosco.