domingo, 16 de junho de 2024

URL


Yugoslavian computer magazine: Bem, de facto, é mais ou menos isto.

Marvel Throwing Lots Of Press At Uncle Scrooge Including Frank Miller: O Tio Patinhas desenhado pelo Frank Miller é coisa que não se imaginava ver. E que depois de vista, não se pode desver.

Six Books That Explore What’s Out There: Entre a ficção científica e a ciência, livros que exploram as fronteiras extremas.

Five of the best books about video games: Entre ficção científica e não ficção, livros que se inspiram na cultura dos videojogos, ou nos levam a conhecer melhor esse campo.

Five SF Novels About Rediscovering Ancient Tech: Obras menos conhecidas, que se focam na redescoberta de tecnologias avançadas do passado por parte de futuros decaídos.

The Best Historical Novels of 2024, recommended by Katharine Grant: Sugestões de leitura para os fãs deste género.

5060) O poder da palavra escrita: Ou os sentimentos que simples linhas manuscritas em papel nos despertam.

PUBLIC DOMAIN ATROCITIES: Estando em domínio público, e por isso livres de direitos de autor, estes livros podem ser reeditados por qualquer um. Diga-se que há por aí muita editora a fazer trocos fáceis, reeditando clássicos a baixo custo. Nestes casos, a coisa vai ainda mais longe, com designs de capa bastante sui generis. Ou que nem sequer têm nada a ver com o livro. A ir ver, que é para um bibliófilo, estas bizarrias são divertidas.


Prince Of Peril: Palpitações de outrora.

Sperm whale ‘alphabet’ discovered, thanks to machine learning: Não interpretem isto como a possibilidade de compreender e comunicar com os cachalotes. Mas impressiona ver como a aplicação de aprendizagem automática permite encontrar este tipo de padrões, analisando enormes bancos sonoros de gravações.

How We Got the Scanning Electron Microscope: Um olhar para o desenvolvimento do microscópio eletrônico, que nos trouxe a capacidade de visualizar a infinitude milesimal do mundo atómico.

The Nudes Internet: A relação entre internet e pornografia sempre foi constante, mas o artigo centra-se na pervasividade deste tipo de conteúdo nas redes sociais, cuja moderação fecha os olhos a ofertas deste cariz, apesar de as proibir nas suas políticas.

How sci-fi writer JG Ballard predicted ChatGPT: "Predizer" não é o termo certo, mas o artigo recorda-nos que antes dos LLMs, já havia quem experimentasse escrita automática baseada em algoritmos.

Pluralistic: Algorithmic feeds are a twiddler's playground: Mergulho doctorowiano na lógica da curadoria algorítmica, que permite às grandes plataformas um controle fino sobre aquilo que vemos nas redes que controlam. E, também, recordar que há alternativas.

NVIDIA está facturando tanto dinero que ya es la primera fabless del planeta: ha superado a Qualcomm, Broadcom y AMD: Andamos um pouco sem saber para que serve, realmente, a IA Generativa, visto que as promessas revolucionárias vindas daqueles que constroem as ferramentas ficam aquém do deslumbre, e estão a levantar fortes problemáticas éticas. Mas se se for a Nvidia, a IA generativa tem um propósito muito útil, fazer disparar os seus lucros e assegurar posição dominante no mercado dos chips.

AI systems are getting better at tricking us: Uma tecnologia que espelha a índole moral dos seus criadores, diria.

A incrivelmente frustrante experiência de instalar o Windows: Subscrevo. Na escola, sempre que tenho de repor ou ativar um sistema em Windows 11, já sei que perco um ror de tempo. Este é um exemplo excelente de merdificação de um serviço, em que uma empresa após conquistar uma posição dominante dá-se ao luxo de desprezar a usabilidade dos seus produtos, e a encurralar os utilizadores nos seus propósitos. Ultrapassa-me o porquê de ativar um sistema não me permitir escolher criar contas locais, ou, dos mais absurdos: pagar por um produto, o sistema operativo, e ainda ter de levar com publicidade embutida no sistema.

Multimodal: AI’s new frontier: Os modelos de IA generativa que temos são excelentes a fazer uma coisa - gerar imagens, texto, ou vídeo. Mas não são generalistas e multimodais, o que lhes permitiria gerar qualquer tipo de conteúdo.

Renewables covered 95% of Portugal’s power needs last month: Daquelas notícias discretas que não abrem telejornais, mas mostram o nosso progresso sustentado na direção das energias renováveis.

The US Has Unleashed the Age of the Laser Weapon: Não são os blasters nem os lasers da velha FC, mas mostram as aplicações militares que hoje já chegam aos teatros operacionais.

An Authoritarian Workplace Culture: Como é a experiência de trabalhar como etiquetador de conteúdos para modelos de treino de IA? Extrema insegurança laboral, gestão desumana, baixos salários, empresas que se "esquecem" de pagar aos trabalhadores. É o lado escuro da IA Generativa, cuja existência as grandes empresas deste campo se esforçam por disfarçar.

This Is the Next Smartphone Evolution: A integração de LLMs com telemóveis, agora demonstrada com as novas ofertas da OpenAI (mas, em bom rigor, já a mostrar-se em alternativas), mostra o próximo passo na usabilidade dos dispositivos móveis.

AI Can Now Create Music On Demand. What This Means For Music: Provavelmente, menos do que se espera. Por um lado, haverá músicos a tirar imenso proveito destas ferramentas para trabalhar novas sonoridades. Por outro, música a metro gerada automaticamente é o sonho ultra-capitalista da indústria, que de certeza que já anda a congeminar maneiras de incorporar IA para se livrar desse fardo que é pagar a músicos.



Teachers: Key to achieving the European education area: Saliento aquilo que o dia a dia me diz. Em Portugal, temos das classes docentes mais envelhecidas, e onde há menos professores novos a entrar no sistema.

BP Invests €365 Million in Massive Portuguese Solar Project: É sempre giro ver que sabemos destas notícias por fontes exteriores. O projeto ainda carece de aval ambiental, claro. No entanto, será que poderemos olhar para a energia solar como uma espécie de petróleo português?

Courbet’s Famous Painting of a Vulva Tagged With “MeToo”: Fiquei sem perceber se isto foi um verdadeiro acto de protesto, se uma procura inconsequente de atenção, ou um golpe de marketing por parte dos organizadores da exposição.

Wednesday 8 May, 2024: Normalmente destaco artigos desta excelente newsletter de John Naughton. Desta, destaco a própria newsletter, por causa de uma intrigante reflexão sobre os levantamentos de estudantes nas universidades americanas, que estão a levar a reações repressivas muito estranhas por parte das administrações. A razão, é que os administradores universitários de hoje não são académicos, são gestores para quem a interrupção do fluxo, da linha de montagem académica, é impensável.

Una mancha solar 17 veces más grande que la Tierra causó auroras rojas en medio mundo. Es un evento raríssimo: Auroras boreais que foram vistas em Portugal. E eu… vivo na zona oeste. Nessa noite, enquanto os céus do país se pintavam de cores cósmicas, por aqui só se viam nuvens. Bolas.

World’s Oldest Central Bank Keeps Sounding Alarm on Fragility of Cashless Economies. Are Other Central Banks Listening?: Diga-se o que se disser do bom e velho vil metal, ou papel moeda, é de sublinhar que não é vulnerável a apagões informáticos ou ciberataques. 



From Coercion to Capitulation, How China Can Take Taiwan Without a War: É de notar que a defesa de Taiwan é sustentável na medida em que o país tem importância estratégica, como centro avançado de manufactura de chips.