terça-feira, 18 de junho de 2024

Comics: Daredevil; Curse of the Man-Thing; Alias - Origines secrètes; Génération Y


Les icônes de Marvel N°05 : Daredevil
. Panini Comics.

Uma edição francesa que colige histórias representativas das várias fases do personagem. Desde os clássicos simplistas de Stan Lee às abordagens atuais, passando pela profundamente marcante transformação imposta pelo trabalho de Frank Miller e David Mazzuchelli. Estes criadores pegaram num personagem de segunda linha da Marvel e, cruzando os comics com o policial noir e uma forte dose de experimentalismo gráfico, impulsionaram Daredevil para patamares excecionais.

Curse of the Man-Thing. Panini Comics.

Um regresso fugaz à personagem da Marvel que decalca Swamp Thing da DC, embora sem ter remotamente o mesmo nível de sucesso. Man-Thing é uma criatura semi-humana que assombra os pântanos da Florida, transformada a partir do corpo e mente de Ted Sallis, um cientista que busca o segredo do soro do Capitão América, e morre por isso. As semelhanças com esse outro monstro dos pântanos são imensas, cortesia do ambiente competitivo dos comics. Uma criatura quase desprovida de mente, que se arrasta nas trevas, e que nunca teve a sorte de ter tido um argumentista ao nível de um Alan Moore, que a transformasse de persnagem muito secundária numa das peças centrais do universo ficcional.

Nesta revisitação, a personagem é envolvida na conspiração de uma discípula com excesso de zelo de um bando de biólogas-bruxas que se dedicam a trabalhar na ligação entre magia e natureza. Esta discípula vai mais longe, achando que exterminar a humanidade é a melhor forma de proteger o mundo natural, e usa o corpo da criatura para germinar ataques de fungos às principais cidades. O resto, é a típica história de comics, com os super-heróis a intervir para travar a ameaça.

O livro traz como bónus duas histórias clássicas com aventuras do personagem. Uma delas, a de origem, é maravilhosamente ilustrada  no traço clássico de Gray Morrow.

Jessica Jones : Alias - Origines secrètes. Panini Comics.

Alias foi uma pedrada no geralmente tranquilo charco dos comics, com o humor negro de uma anti-heroína que se afasta, embora sem grande sucesso, do mundo das capas, evita usar os seus poderes, assume um aspeto físico normal e banal. Nesta série, descobrimos a sua origem, bem como o seu passado falhado de super-heroína. Bendis não poupa no humor negro, o primeiro capítulo é um hino aos acasos falhados, acabando por revelar uma tragédia traumática como a origem dos poderes da personagem. O cerne da narrativa prende-se com a caça a um vilão com poderes hipnóticos, a real causa do afastamento de Jessica Jones da vida de super-heroína. 

Miss Marvel : Génération Y. Panini Comics.

Um divertido mergulho no historial de uma das novas personagens Marvel, que procura, com bom instinto, renovar-se criando novos heróis que apelem aos adolescentes de hoje. Esta nova Miss Marvel é uma adolescente de origem árabe, que tem de aprender a lidar com os seus poderes enquanto equilibra as exigências da vida na comunidade islâmica e as agruras da adolescência. A aventura em si brinca com algumas tropes contemporâneas, como a suposta inutilidade dos jovens e a sua adição pelas tecnologias, numa aventura onde Miss Marvel terá de enfrentar robots alimentados por energia humana, criados por um bizarro super-vilão.