I Am Learning To Be A Flyer: Talvez não seja a melhor posição para aprender a voar.
Alan Moore Has a Bumper October Coming With Dennis Knuckleyard: Excelentes notícias para os fãs de Alan Moore, com um novo romance e uma banda desenhada a chegarem ao prelo.
MIT Press Announces Two Dungeons & Dragons Books: Uma prenda da MIT Press para os fás do lendário jogo, no ano em que comemora o seu cinquentenário.
Ballard from beyond: six of the famed author's redefinitions: Revisitar o modernismo de JG Ballard.
Mickey Mouse Will Fight Winnie the Pooh in the Latest Public-Domain Horror Extravaganza: Yep, é um bocado pateta, perceber que com o passar para domínio público destes personagens clássicos, só a malta que gosta de horror barato é que tem ideias para os usar.
The Complicated Ethics of Rare-Book Collecting: Entre a questão de se deverão livros raros ser propriedade privada ou estarem acessíveis em instituições públicas, à velha questão do lucro especulativo versus o bem comum.
The NASA Graphic History Series: Para os amantes de comics, a NASA tem uma página que reúne as bandas desenhadas de temática científica que edita.
First Look Clip At Francis Ford Coppola's Megalopolis: Quando é que isto estreia, para os comuns mortais que não frequentam Cannes? Estou imensamente curioso com esta incursão de Coppola nos domínios da ficção científica.
The Origins of Mecha: Mega-Hits of The 1980s: Algo reconhecível aos das gerações dos anos 80, o ponto de origem do que se viriam a tornar os mecha enquanto género no manga e anime.
HORRORS FOUND LURKING IN AN ATTIC! A Groovy Guest Post by Jasper Bark: A partir de páginas num clone dos comics clássicos de terror, a busca por um ilustrador obscuro.
*examines your pdf folder* have you read them all?: De facto, não, não colecionamos livros para os ler todos, mas sim pelas possibilidades de leitura que representam.
Quem tem medo de William Shakespeare?: O Bardo enquanto criador do mais puro gótico de terror, quem diria? A visão faz sentido.
Star Wars Fans Can Be Star Trek Fans When They "Grow Up": Shatner: Eh eh! É a velha rivalidade, que tem alguma lógica. Star Wars é divertimento inconsequente, divertido. Já Star Trek, por detrás da aventura no espaço tem um conjunto de ideias fortíssimo, entre a igualdade entre povos, a camaradagem entre todos, e a ideia que as economias servem para garantir prosperidade às pessoas e às civilizações.
Alien bars tend to be reasonably friendly: Cuidado com os clientes do bar.
AI Image Feedback Loop: Uma brincadeira intrigante com IA Generativa, cruzando a descrição de imagens via ChatGPT com a geração a partir de prompts do MidJourney para criar um ciclo de repetições onde as descrições do chatbot alimentam o gerador de imagem, cujos resultados vão ser interepretados pelo chatbot para alimentar mais prompts de imagem.
Building Legos with AI: Algoritmos úteis.
Google Drive altera atalhos de teclado para facilitar navegação por letras: Uma excelente notícia. O Drive é um serviço muito poderoso, mas com um design e usabilidade atroz.
We Need To Rewild The Internet: Os ecossistemas digitais fechados que caracterizam a internet de hoje são um sinal de estagnação cultural. Temos, e podemos, de trabalhar para quebrar estes monopólios tecnológicos e culturais, que nos reduzem a meros elementos para obter lucro.
The Essential AI: Translating What We See, Hear and Experience: Uma visão curiosa sobre a IA Generativa, que de facto é isto mesmo que faz, aprende com o gigantesco substrato dos artefactos criativos humanos, e gera conteúdos a partir dele, remisturando e revendo este enorme património.
Pricey AI "Device" Turns Out to Just Be an Android App With Extra Steps: Para surpresa de ninguém, exceto dos deslumbrados, os badalados assistentes de IA autónomos são, na verdade, pouco mais do que uma app a correr sobre hardware fraquinho.
*I blame comic-book robot-AI dystopias: Compreendo, compreendo bem.
The depressing truth about TikTok’s impending ban: A partir desta legislação, todas as empresas chinesas recebem uma mensagem: se querem chegar aos mercados americanos, têm de deixar de ser chinesas. Isto é um tiro na globalização, ou melhor, porque o mundo não se resume aos Estados Unidos, um passo em direção a um outro tipo de globalização multipolar, em que o eixo europa-américa deixa de ser preponderante.
AI video throwdown: OpenAI’s Sora vs. Runway and Pika: Há uma falha, óbvia, nesta comparação. A Pika e a Runway podem ser usados de forma aberta. Mas a Sora, temos de confiar na palavra da Open AI. E nada de errado pode advir de se confiar numa empresa que caça lucro a todo o custo, certo?
DARPA Releases First Images Of Manta Ray Underwater Drone During In-Water Testing: Um intrigante drone submarino, em testes.
Freeing the chatbot: O dilema. Vale a pena ter um hardware dedicado para correr chatbots fraquinhos, quando podemos ter as mesmas funcionalidades a tirar partido dos sensores e poder computacional de um smartphone?
When notifications remind us of things we’d rather forget: As notificações são uma das pragas da economia da atenção, fonte de constantes interrupções, e muitas vezes sem qualquer sentido. Aprender a desligar esta função é essencial para um uso saudável e produtivo da tecnologia. E digo-vos, de experiência pessoal: desligar notificações é a melhor ação que podem fazer num dispositivo móvel. Significa que passam a controlar a forma como gerimos as comunicações (como sempre deveria ter sido), e que interrupções são realmente urgências.
Generative AI and K-12 Education: An MIT Perspective: Na Educação, perguntamo-nos o que fazer com esta criatura estranha que é a IA Generativa. Este artigo mostra algumas pistas, sem ser prescritivo ou focado em produtos específicos, recordando-nos o imenso laboratório que são as salas de aula com professores que arriscam experimentar trazer estas tecnologias aos alunos.
The Rise of Large-Language-Model Optimization: Bruce Schneier está muito correto neste temor. Se o SEO, as estratégias de otimização de site para colocação em motores de pesquisa, são um ninho de desinformação e banha da cobra, o que vem será pior, com a otimização do conteúdo online para alimentar as respostas às perguntas que os incautos utilizadores colocam aos LLMs.
Um breve apontamento sobre a preservação dos videojogos (a propósito de Alan Wake Remastered): De facto, é algo a ter em conta. Para além de produtos comerciais, os jogos também são artefactos culturais, e é preciso pensar na sua preservação para o futuro.
The Visionary Technology of Hugo Gernsback: Estes engenhos congeminados pelo pai do termo ficção científica sempre pareceram mais piadas ditas com cara de pau, do que propostas sérias.
La historia del primer ratón comercial: un fascinante viaje al prestigioso laboratorio Xerox PARC: Um olhar para o desenvolvimento do ubíquo rato, hoje banal, mas que na verdade requereu uma revolução conceptual nos interfaces.
Dune 3D: Open Source 3D Parametric Modeler From the Maker of Horizon EDA: Um software de modelação CAD a experimentar.
The Tyranny of Content Algorithms: Quando a produção cultural se reduz à metrificação algorítmica, todos perdemos. Os criadores banalizam-se, enquanto se esforçam por jogar um jogo financeiro que apenas beneficia quem gere os algoritmos, ou seja, as plataformas.
Zombie Trainers and a New Era of Forced Labor: A recolha e classificação de dados para treino de IAs é um labor intenso, geralmente distribuído por trabalhadores humanos. Mas, e se fosse possível deixar de depender de pagar a classificadores? Por exemplo, forçando os condutores ao serviço de multinacionais a recolher dados rodoviários para treino de algoritmos de condução? Ou recolher os dados gerados pela interação de crianças com apps para treinar algoritmos?
Robert Tinney’s December 1977 Byte magazine cover: É, é sempre a mesma coisa. Toda a gente quer que o computador funcione, mas o informático é que tem de desenrascar.
Spotter Climbs Hill To Shoot F-117s And Get Unprecedented View Of Secretive Tonopah Airport: E, com isso, deu-nos um vislumbre das aeronaves desconhecidas que usam esta base cheia de segredos.
China está excavando un pozo de 10.000 metros de profundidad. Tiene un buen motivo para hacerlo: Cavar, e fundo, em nome da ciência e dos recursos naturais.
João, o varredor das ruas de São Vicente que escreve livros de heróis contra o lixo na cidade: Confesso que a primeira coisa que pensei ao ler o artigo foi "como é que um varredor de ruas consegue pagar uma renda na Lisboa mais a saque dos interesses turísticos". A iniciativa, o projeto, é notável.
PLEASE STOP EMAILING US HARRIET: O que me ri com isto. Quando uma pessao convencida começa a usar um ginásio e se apercebe que a igreja em frente costuma mostrar mensagens bíblicas, acha que está no direito de pedir ao pároco que as mensagens seja motivacionais, para se sentir melhor enquanto faz exercício. E vai insistindo, perante uma paróquia que não lhe faz as vontades. Até ao momento em que o pároco decide aceder ao pedido, e dar uma daquelas mensagens verdadeiramente motivacionais. É um fait divers, mas no dia a dia lidamos com tanta gente convencida, que alardeia os seus direitos, recusa deveres e acha que todos lhe devem algo, que é refrescante ver esta forma de as colocar no lugar.
Philosophers are studying Reddit’s “Am I the Asshole?”: E com uma boa razão, perceber a forma como as nossas relações pessoais, laborais e sociais moldam a percepção da moralidade.
Is Venezuela Serious About Invading Guyana?: Uma visão sóbria sobre o potencial de conflito sobre o território de Essequibo, que tem mais a ver com a necessidade do ditado venezuelano se manter no poder do que nas riquezas naturais do território.
What Is Wagner Doing in Africa?: Agora transformados em mercenários ao serviço direto do governo russo, o grupo Wagner é uma lança russa em África, ao serviço dos ditadores do Sahel, que apreciam os seus serviços pela brutalidade com que os livram dos inimigos, sem ter de aturar aqueles empecilhos da democracia e direitos humanos.
Let’s Have A Look At India’s ‘First Indigenous Bomber UAV’: Suspeito que a grande questão seja como é que uma aeronave com aspeto de abetarda levanta voo.
EEUU desembarcó en una isla vacía durante la Segunda Guerra Mundial. En nueve días tuvo más de 300 bajas: A história de uma batalha inútil, por entre a campanha das ilhas Aleutas.
The New Propaganda War: Não é exagero dizer que as democracias liberarais estão sob ataque cerrado, numa guerra sem tréguas. Os adversários são as autocracias e os seus ditadores, que vêem na mera existência de sistemas políticos livres uma ameaça, por representarem perante as populações uma alternativa ao seu estrangulamento de poder. E as armas são a boa e velha propaganda, agora transformada em desinformação digital, propalada e amplificada pelas legiões de crédulos online, extremistas de direita e pessoas que visam minar as fundações dos estados democráticos.