segunda-feira, 6 de maio de 2024

E Depois do Abril


André Mateus, Filipe Duarte (2024). E Depois do Abril. Escorpião Azul.

E se o 25 de Abril tivesse falhado? Se naquele momento crucial na Rua do Arsenal os soldados comandados por oficiais ainda leais ao estado novo tivessem aberto fogo sobre os militares revoltosos, matando figuras de charneira? É esta a premissa desta intrigante história, com argumento de André Mateus e ilustração de Filipe Duarte. 

A aventura passa-se num presente alternativo, onde o regime salazarista reprime todas as tentativas de liberdade. A captura da líder de um movimento libertador, prontamente condenada à morte por um regime sequioso de amedrontar a população, vai despoletar um misto de tragédias familiar e nacional.

O argumento de André Mateus conduz-nos nesta ucronia, com o traço de Filipe Duarte a trabalhar um ambiente pesado, feito de fortes contraste onde impera o negro, entrecortado por um vermelho opressor. Obra que celebra Abril, atempadamente lançada neste cinquentenário da revolução dos cravos, que nos leva a pensar na História através de um simples exercício de "e se" os acontecimentos tivessem sido diferentes.