quinta-feira, 28 de março de 2024

Home to Stay!


Ray Bradbury, et al (2022). Home to Stay!: The Complete Ray Bradbury EC Stories. Fantagraphics.

Ray Bradbury não era nenhum estranho ao que hoje chamamos de cultura pop. Muitas das suas inspirações vieram do cinema e literatura da sua juventude, e boa parte da sua obra literária foi revista para televisão, cinema e banda desenhada. Com tanta propensão para os tipos de cultura considerados menores pelo establishment e a sua ligação à ficção científica, é surpreendente que Bradbury tenha ascendido ao panteão dos grandes escritores americanos do século XX.

A história da sua relação com a EC Comics começa por um equívoco, com os editores a publicarem uma adaptação não autorizada de um dos seus contos. Bradbury poderia ter ido pelo caminho legal, processando-os, mas preferiu abrir a comunicação. Recebeu o dinheiro do conto, e iniciou uma colaboração com a editora, que adaptou para comics alguns dos seus contos. A ganhar, saímos todos. As histórias de Bradbury revistas sob o estilo de ilustradores clássicos como Wally Wood, Frank Frazetta, Al Williamson, John Severin e Joe Orlando, entre tantos outros, são pérolas dos comics. Al Feldstein é o argumentista que adapta a literatura de Bradbury para os caminhos da BD, sempre com um enorme cuidado e respeito ao tom original.

É sempre bom rever Bradbury, uma das leituras que me formou o gosto literário. A sua capacidade para encantar, mesmo nas histórias mais tétricas, e indiscutível domínio do conto com final inesperado, são o melhor que a literatura saída da Golden Age dos pulps e FC nos legou.