quarta-feira, 27 de março de 2024

Conteúdos Gráficos e Violentos

 


É sempre divertido aceder a uma rede social e descobrir que fomos notificados por desrespeitar as regras comunitárias numa publicação. Faz parte do dia a dia de uso de redes sociais, e tem as suas ironias.


E que publicação minha alertou os algoritmos de moderação pelo seu conteúdo escabroso? Um artigo, muito interessante, sobre o trabalho artístico de Harold Cohen com o seu sistema Aaron, o grande precursor da arte gerada por inteligência artificial. Devo confessar que me é um pouco difícil encontrar conteúdos ofensivos nas imagens geradas pelo Aaron, e há uma deliciosa ironia em algoritmos de moderação de Inteligência Artificial a esbarrar em artigos sobre a história da Inteligência Artificial. 

Entretanto, para sublinhar os anacronismos deste sistemas, e num perfeito exemplo de hipocrisia, reparem no tipo de conteúdos que os algoritmos de sugestão da mesmíssima rede social me recomendam:




A mesma plataforma que me censura por alegados conteúdos escabrosos convida-me regularmente a visualizar vídeos de jovens de busto bem dotado e levemente coberto. 

Um pequeno fait divers que mostra a extensão da forma como as redes sociais comerciais são disfuncionais gaiolas douradas, fazendo uso de todo o tipo de mecanismos para capturar a atenção dos seus utilizadores, disfarçando a falta de ética, os dark patterns, a extremação de conteúdos e a perfilagem de utilizadores por detrás de bem intencionados pronunciamentos sobre a importância da segurança online e do bem estar dos utilizadores.