domingo, 19 de novembro de 2023

URL

Esta semana, destacam-se sugestões de leitura, os danos criativos dos efeitos especiais, e clássicos da literatura pós-apocalíptica. Olha-se para os sistemas de encriptação, problemas da moderação automatizada de conteúdos, e modelos de linguagem de fonte aberta. Reflete-se sobre as problemáticas de se ser dono de cães, a recuperação de uma pintura clássica, e os dilemas das multinacionais em tempos de conflito.

Ficção Científica e Cultura Pop

Photo: O que está na nossa cabeça.

Is CG Addiction Killing Modern Blockbusters?: Não é uma questão nova. E, de facto, co alguma razão, demasiados filmes apostam no deslumbre dos efeitos visuais, mas não só se revelam vazios de conteúdo, como os efeitos não tão interessantes como o projetado.

The Best Metaphysical Thrillers, recommended by Greg Jackson: Uma lista que foge, propositadamente, a Borges, para incluir outras obras onde as emoções vêm mais das ideias do que das ações.

4994) Fellini: as mulheres e as luzes: Sobre o fascínio com os artistas ambulantes, as suas vidas e desejos, que se encontra em mutas das obras do cineasta italiano.

A espiritualidade e a opressão política: Começo a olhar com muita atenção para os textos de João Zamith no 74. São vislumbres para o mundo da edição, e também interessante crítica literária.

The weird aliens of the 19th Century: De certa forma, até eram especulações muito interessantes sobre as possibilidades de vida alienígena, ainda longe das iconografias dos little green men ou bug eyed monster que vieram a dominar o género.

Short Story Reviews: Robert Silverberg’s “Road to Nightfall” (1958) and Edgar Pangborn’s “The Music Master of Babylon” (1954): Gosto de recordar estas estéticas de apocalipse dos anos 50, muito à volta das consequêcias de uma guerra nuclear global. Um perigo talvez hoje afastado, mas outros problemas globais colocam-nos sob a iminência de catástrofes, o que torna estas ficções leituras válidas nos dias que correm.

Fãs de banda desenhada: estas lojas em Lisboa têm os maiores êxitos da BD: Um pequeno guia das livrarias de BD de Lisboa. São as suspeitas do costume. Confesso que não me tinha apercebido que a cidade contava com uma nova loja do Tintin, se bem que é de desculpar, é mais merchandising do que banda desenhada.

The Department of Truth – Vol. 1 – James Tynion V, Martin Simmonds: Apesar de ser uma série que caiu na tentação das continuidades demasiado longas, tem sido uma das melhores leituras dos últimos anos. Entre as distorções que Tynion faz às psicoses das teorias da conspiração à ilustração estonteante, é uma leitura soberba.

Amadora BD 2023 - Os vencedores dos PBDA: Os livros galardoados com o prémio do festival de banda desenhada.

Junji Ito has a terrifying new short story collection just in time for Halloween: É sempre uma excelente notícia quando se sabe que este grande mestre do manga de horror tem um novo livro para nos deleitar e assustar.

Tecnologia

70sscifiart: Pierre Mion: História do espaço.

Ubiquitous yet hated – what does the triumph of PowerPoint teach us about Generative AI?: É um pouco assustador comparar esse cancro que é o PowerPoint (não é totalmente inútil, mas é demasiadas vezes usado como muleta das piores maneiras possíveis) à IA Generativa. Mas o argumento de uma ferramenta que dá resultados a desenrascar no dia a dia, é por aí que está a ligação.

Inside the quest for unbreakable encryption: Os sistemas de encriptação que protegem as nossas transações digitais são complexos, mas não totalmente seguros. A matemática e a computação quântica poderão ameaçar a segurança da corrente encriptação.

Facebook mistakes coding teacher for animal trader, bans him for life with no appeal: O absurdo de ver uma rede social a confundir a linguagem Python com tráfico de pitões, o perigo de depender em sistema totalmente automatizados, e a impotência de estar perante uma organização que é indiferente aos seus utilizadores.

Musk planning to block Twitter access in Europe: Por detrás disto, a sensação que um bilionário tem de dever estar acima das leis. Bem, se se concretizar, adeusinho não faz falta.

We Don’t Actually Know If AI Is Taking Over Everything: Desmontar o hype, os deslumbres, e a propaganda de marketing que domina o discurso sobre a IA e as suas capacidades. As empresas e serviços não são transparentes quanto às suas reais capacidades ou origem de dados. 

Meet two open source challengers to OpenAI’s ‘multimodal’ GPT-4V: Modelos de fonte aberta com capacidades similares aos LLMs proprietários.

Paddy Cosgrave has stepped down as CEO of Web Summit: Não se perde muito, diria, e nem sequer se perderia muito se a feira das vaidades financiada pelos nossos impostos se extinguisse. Mas dou por mim solidário com Cosgrave. O seu afastamento não se deveu à incompetência, ou por se perceber que eventos como a Web Summit são ocos. Simplesmente, o seu ponto de vista sobre a devastação que Israel anda a provocar em Gaza não agradou a muitas das empresas que costumam vir ao evento. O problema, é que nem sequer é uma opinião extremista ou de apelo à violência, apenas constata o óbvio que qualquer um que leia as notícias vindas daquela zona do planeta, e conheça a história do século XX, percebe. Mas, correndo o risco de me apropriar precisamente do tipo de retórica que os fracos de mente das teorias da conspiração usam, há verdades incómodas que quem está em lugar de poder faz tudo para silenciar.

The Problem with Jon Stewart cancellation highlights a problem for Apple’s content: Não é bem o mesmo problema do Web Summit, mas é similar. Os pontos de vista do conhecido apresentador americano sobre temas como inteligência artificial ou a forma como a China é retratada, assustaram os executivos da Apple, levando ao cancelamento do programa. 

El agraciado dominio de primer nivel .ai del Archipiélago de Anguila: Mais um arquipelago que se junta a Tuvalu (.tv) e os territórios britânicos do Oceano Índico (.io) pela sorte do seu domínio ter valor de marketing.

Large Language Models (LLM) and 'Generative Agents: Interactive Simulacra of Human Behavior': Utilizar LLMs para gerar simulacros generativos que simulam comportamento humano.

Generative AI exists because of the transformer: Um excelente texto que nos explicar como funciona o segredo da IA Generativa, a técnica do transformador, que permite às redes neuronais gerarem texto e imagens de forma tão eficaz e convincente.

Adult film star Riley Reid launches Clona.AI, a sexting chatbot platform: Regra 34, certo? Com a vantagem destas vozes não se cansarem, não se queixarem de assédio, não terem de ser pagas, e trabalharem 24 sobre 24 horas.

The poster’s guide to the internet of the future: Talvez a evolução lógica da internet seja o decair das plataformas fechadas, e o crescer das redes descentralizadas interoperáveis. 

Modernidade

Paul Alexander, 1973: Futuros distantes.

Too Many People Own Dogs: O título provoca os amantes de cães, como eu, mas a leitura faz sentido. Há demasiados donos de cães que estão mal preparados para o compromisso de tomar conta de um animal, não percebendo que precisam de espaço, de carinho, de disciplina. E resolvem os problemas com medicação, é um pouco absurdo perceber que há muitos cães a tomar medicação antidepressiva e ansiolítica. No meu caso, longos passeios à solta fazem efeito muito eficaz sobre a minha cadela, quer esteja mais alegre, quer menos.

Max Beckmann’s Singular Path: Um olhar para a obra do expressionista alemão, entre os traumas da guerra, as dores dos anos da depressão e crise económica, e a espiritualidade.

Why the Swedish Saab 21 was the greatest fighter aircraft of World War II: Uma visão muito bem humorada, que mede o sucesso não pela excelência militar, mas pelo seu oposto, por não ter sido usado em combate, pela sobrevivência da Saab (os construtores das aeronaves lendárias da II guerra hoje não passam de memórias).

Los romanos conquistaron el mundo, pero en Galicia encontraron su mayor miedo: un río que les robaba la memoria: Intrigante, perceber que os romanos associaram o rio Lima ao Lete, um dos rios que, na mitologia greco-romana, banhava o Hades e cujas águas levavam ao esquecimento.

400 Years Ago a Prudish Aristocrat Censored This Artemisia Gentileschi Nude. Using Tech, an Italian Museum Has Revealed the Stunning Original Work: Não significa que tenha sido restaurado ao estado inicial. O processo poderia danificar as camadas de tinta original, e a pintura que cobriu os pudores também é um tesouro artístico a respeitar. Mas, digitalmente, podemos descobrir esta pintura no seu estado original.

Humans Are Ready to Find Alien Life: Procurar sinais de vida alienígena, pesquisando por vestígios de poluição ou outros sinais de civilização.

The McDonald’s Global Empire Is Tearing Itself Apart Over Israel-Palestine: Num mundo global mas fraturado, as multinacionais não conseguem uniformizar os seus modos de trabalho. Se o fizerem, correm o risco de alienar os seus clientes em diferentes contextos culturais e políticos.

Por qué nos despertamos a las 4 de la mañana, según la ciencia: Versão rápida, porque a ideia de oito horas de sono ininterrupto são uma construção social recente.