domingo, 5 de novembro de 2023

URL

Esta semana, destacamos a elevão cultural da BD, novos lançamentos de manga e análise ao novo filme de Miyazaki. Olha-se para as propostas europeias de vigilância das comunicações eletrónicas, os sucessos dos lançamentos de foguetões desenvolvidos em Espanha, e o decair da internet. Reflete-se sobre justificação de violência em protestos civis, descobertas arqueológicas e um mundo mais perigoso. 

Ficção Científica e Cultura Pop

John Berkey, for Return of the Jedi, 1983: Que a força esteja.

«A Cor Vinda do Espaço» (2019): A crítica é otimista, mas confesso que este filme me desiludiu. Tem momentos muito interessantes e arrepiantes, bem como delírios cósmicos a transmitir a visão de horror lovecraftiano, mas como um todo, o filme fica demasiado suave e algo desconjuntado.

Banda Desenhada reconhecida como forma superior de expressão da cultura: Notícias que despertam o meu mau feitio. A pompa com que se anuncia a inclusão da BD na academia portuguesa só me faz pensar na tacanhez das nossas elites intelectuais, que só agora perceberam algo que há décadas era óbvia, bem como uma forte dose de condescendência elitista. Para tornar a coisa ainda mais pacóvia, o anúncio da elevação da BD terá a presença de um ministro, porque, como sempre se sabe, precisamos dos ministros para dar prestígio cerimonial. A sério, isto parece uma daquelas paródias ao Portugal serôdio e tacanho de antanho.

Fritz Lang's Metropolis To Be A Comic, But What About The Copyright?: Duas notas - trata-se de uma iniciativa independente, não de uma major a apropriar-se do filme; e também, qual é a justificação para uma obra que andou perdida, cujos criadores já há muito faleceram, estar sob direitos de autor?

Somos Livros – Verão 2023 – O Futuro Precisa de Nós? Inteligência Artificial: Fico com a impressão que as elites intelectuais portuguesas têm um certo temor à IA. Não me surpreende, algo que as caracteriza é uma certa iliteracia digital, que mal disfarçam com erudição vazia.

Las criaturas mitológicas del folclore español, ilustradas en un fascinante mapa: Belíssimo. Bem, dá vontade de perguntar, precisamos de um mapa destes para as nossas criaturas míticas.

Dallas Theater Center’s “Rocky Horror Show” Is Now Part Of The Resistance: É intrigante ver como esta clássica, e antiga, paródia ao fantástico, ficção científica e terror é hoje de extrema atualidade, dado os impulsos de regressão cultural que se estão a fazer sentir.

Terry Bisson’s History of the Future: Um olhar profundo sobre a vida e obra de um dos mestres da ficção científica, menos conhecido do grande público porque as suas ficções se afastam do mainstream do género, mas também alguém que como argumentista esteve envolvido nalguns dos sucessos pop da FC.

Lançamentos: Monster #1 + Kajiu N.º8 #1: Dois interessantes lançamentos da Devir. Monster é um título forte, e o outro parece ser bem divertido.

Lançamento: Tóquio Zombie: Vindo de uma parceria Sendai/Chili Com Carne, suspeito que será uma leitura muito pouco convencional.

Insight – Bruno Martins Soares: Recordar um dos romances mais intrigantes que já li, nos domínios da ficção científica e especulativa portuguesa.

Hayao Miyazaki Takes a Deeply Personal Turn: Ainda não vi, por isso não me posso pronunciar, mas é intrigante perceber que o seu último filme é também uma meditação sobre a sua obra.

Notable Nonfiction of Fall 2023, recommended by Sophie Roell: Uma grande seleção de livros de não ficção, tocando em vários temas, com edição próxima.

How Do DC Comics Make Wesley Dodds' Sandman a Pacifist Superhero?: Bem, desde que foi reimaginado por Gaiman (não conheço o historial prévio do personagem), que este Sandman era assumidamente não violento.

Tecnologia

Pitch art and animation art of Hanna-Barbera’s THE FUNKY PHANTOM (1971): Animação à antiga.

Artifact will let you generate images with AI for your posts: Por muito que goste das ferramentas de IA Generativa, não consigo ver algo de bom em sistemas de publicação que incorporam a geração de imagens nativamente. Talvez esteja a ser antiquadom, mas penso que a publicação não pode ser totalmente automatizada.

Meta’s AI Sticker Generator Proves We Can’t Be Trusted: Bem, abrir ferramentas generativas sem grandes limites nas redes sociais. O que é que poderia correr mal? E, qual é a surpresa de perceber que a esmagadora maioria do hoi polloi das redes tem mau gosto, humor parvo e ofensivo?

ChatControl: como a encriptação pode estar em risco na UE… e não só: Um típico "Ó Meu Deus Pensem Nas Crianças" que abre a porta a todo o tipo de abusos, e representa uma visão fascizante do digital numa institução que promove a democracia. A lei europeia em proposta irá requerer que o conteúdo das mensagens digitais não só não seja encriptado, como seja vigiado pelos fornecedores de serviço, em busca automatizada por conteúdo ilegal. Ou seja, violar as nossas comunicações de forma sistemática. Que esta lei passe, é impensável.

Raising the dead: how AI is allowing people to hear from lost loved ones again: Não, caros, não estão a falar com os vossos entes queridos desaparecidos, mas sim com simulacros gerados por IA generativa. Convém fazer essa distinção.

Walmart experiments with generative AI tools that can help you plan a party or decorate: Por estranho que pareça, é uma ideia que faz sentido, cruzando realidade aumentada com IA generativa aplicada à decoração de espaços.

AI’s Present Matters More Than Its Imagined Future: Discutir as ameaças futuristas da IA dominante ou dos exterminadores implacáveis, é sem dúvida divertido. Mas também é uma distração, que nos impede o foco nos problemas que esta tecnologia hoje nos coloca.

Welcome to the Age of Paid Social Media: Andam por aí rumores que as redes sociais andam a conceber sistemas de acesso pago, convencendo os utilizadores a largar o acesso gratuito com a promessa de os livrarem da merdificação (obrigado, Doctorow!) do uso com anúncios. O que representa uma evolução do seu modelo de negócio - não só lucram com os nossos dados, como lucram com o nosso dinheiro.

Do Androids Dream of Electric Miles?: Da necessidade de pensamento claro no que toca à interseção entre artes, cultura e inteligência artificial.

What If the Robots Were Very Nice While They Took Over the World?: Uma divertida análise à forma como algoritmos jogam o jogo Diplomacia, e como isso nos pode indicar formas diferentes de encarar a IA.

Audacity Runs Surprisingly Well in Your Browser: Uma boa notícia para quem usa este venerável software, cuja simplicidade o torna um dos mais eficazes editores de audio gratuitos para quem quer fazer coisas simples.

DALL-E 3: qué es, cómo funciona, sus novedades y qué puedes hacer con esta inteligencia artificial: Uma rápida análise às novas capacidades do Dall-E melhorado.

How Disney Packed Big Emotion Into a Little Robot: Esquecemos que a Disney também desenvolve investigação em robótica, e não é por acaso que os robots que desenvolve são tão catitas. É mesmo esse o objetivo, criar robots de aspeto divertido, algo quirky, com que nós nos identifiquemos emocionalmente.

PLD Space lanza con éxito el Miura 1: E a Espanha junta-se ao clube dos países com capacidade de lançamento espacial, para já, sub-orbital. A empresa PLD Space conseguiu o primeiro lançamento bem sucedido do seu Miura-1, representando também o primeiro foguetão desenvolvido por privados a ser lançado na Europa.

Facebook's new AI -generated stickers include Marx with boobs and Luigi with an AR-15: O que me rio com isto. Não com as patetices geradas, mas com o tom surpreendido dos artigos, que claramente não esperavam que as massas tivesse tanta predileção pelo mau gosto.

Dreaming to the Stars: As possibilidades das técnicas de animação suspensa.

How a Social Network Fails: O prestar um serviço qie seja útil e significativo para os seus utilizadores é uma lição que não é exclusiva das redes sociais. Mas o estilo de gestão de muitos serviços web desafia esta lógica óbvia, e isso paga-se em decadência.

We Finally Have Proof That the Internet Is Worse: Não, não é uma sensação, é mesmo uma acção consciente e concertada dos gigantes da internet, apostados em espremer o máximo de tostões de lucro, e, com isso, piorar a vida a todos. 

El enrevesado origen de la hora exacta que aparece en el ordenador y otros dispositivos electrónicos: Para aqueles que querem saber ao pormenor o porquê de contarmos o tempo como contamos, e que sistemas suportam essa contagem, este artigo é para vós.

El desconocido mundo de la contravigilancia electrónica: toda paranoia es poca con tal de detectar espionaje: Um vislumbre do mundo das contra-medidas de proteção eletrónica.

Modernidade

Roger Dean: Futurismos surreais.

Austeridade perpétua?: Já percebemos, entre as decisões da comissão europeia e as do BCE, que o objetivo velado é o de empobrecer os cidadãos europeus com políticas reféns dos caprichos e vontades do sector financeiro.

201 Falcões: Defending The Skies Of Portugal For 65 years: Um olhar para uma das esquadrilhas de caça da FAP, com um longo historial operacional.

A violência pode ser justificada?: Diria que as ações dos ativistas contra as alterações climáticas que têm atraído as atenções, e as habituais ladaínhas de ai que isto não se faz que é rude, dificilmente serão verdadeira violência. Tinta verde no fato de um ministro ou interrupções ao trânsito na 2ª circular não são moralmente equivalentes a genocídios, campos de concentração, repressão policial ou polícias secretas. Eu, confesso que me sinto humilhado sempre que vejo a coragem destes jovens. Eu, pouco faço. Eles estão realmente a lutar pelo futuro. Porque percebem uma verdade muito simples, e negra - a minha geração discute, propõe, mas não implementa, porque sabe que estará sob sete palmos de terra quando os efeitos das alterações climáticas se agravarem mais. A gereação dos que hoje protestam, sabe que tem a vida e o futuro comprometido pela inação deliberada e sede de lucro dos que os precederam.

On sickness and conspiracy: Um olhar para o que alimenta teorias da conspiração, e, também, para o conceito de ignorância. Com uma visão divertidamente corrosiva daquela eterna comparação que fazemos com o nosso passado, que gostamos de considerar como poço de ignorância enquanto ignoramos os ignorantes de hoje que contaminam o caldo cultural com ideias estapafúrdias.

Marruecos quiere llevarse la final del Mundial 2030 a Casablanca. Solo hay un problema: no tiene estadio: Está visto, lá vamos nós ter de levar, e pagar por, com  um evento que não pedimos, que apenas beneficia uma reduzida elite, e dá aos canais televisivos algo que fazer. Caros contribuintes, preparem-se para pagar mais estádios. Porque torrar dinheiros públicos para apaparicar organizações privadas parece ser o nosso modelo de desenvolvimento. Também poderia comentar o desprezo ambiental revelado pela FIFA nesta ideia de organizar o torneio da bola em seis países e três continentes, nada como necessitar de voos intercontinentais para transporte de jogadores, comitivas e espetadores entre jogos para mostrar que se dão os passos certos para combater o aquecimento global.

Japón es el destino favorito de los streamers para hacer directos en la calle. Y su Gobierno se ha cansado: O problema, aqui, não são os streamers per se. São o sub-conjunto de idiotas chapados entre estes, os que procuram atrair a atenção filmando-se em comportamentos insultuosos.

Los millonarios latinos quieren convertir Madrid en el Miami europeo. El Parque del Retiro es el nuevo Central Park: A maldição lisboeta, dos vistos gold, expats, digital nomads, em essência, gentrificação que torna a cidade um parque de diversões para os mais afluentes, e um inferno para os seus habitantes, está a chegar a Madrid.

This Will Be a Pyrrhic Victory for Hamas: Exatamente o que precisávamos, mais uma guerra, mais destruição, mais um agudizar de um problema insolúvel.

Un grupo anónimo se hartó hace años de las faltas ortográficas de los grafitis. Desde entonces van por ahí corrigiéndolas: Há um sketch dos Monty Python, na Vida de Brian, que é exatamente isto: um centurião romano castiga um judeu que faz grafittis anti-romanos a escrever cem vezes "romanos vão para casa" em latim correto.

3rd c. Roman shipwreck recovered whole from seabed: É fascinante perceber que se consegue recuprar um barco naufragado romano, preservando-o por inteiro.

Hitting the Books: NASA's Kathy Sullivan and advances in orbital personal hygiene: O papel das astronautas no desenvolvimento de sistemas para necessidades fisiológicas no espaço.

NATO Tiger Meet 2023 In Full Swing At Gioia del Colle Air Base: Aquela altura do ano em que as aeronaves se vestem de tigre.

You're not going to like what comes after Pax Americana: Conflitos como a guerr na Ucrânia, os ataques a Israel, mas também todos os fogachos regionais em África e médio oriente apontam para um erodir do conceito de pax americana, com os Estados Unidos menos dispostos a interver em conflitos regionais. O problema, é que o emergir de um mundo de potências regionais autoritárias que regressam ao velho paradigma da violência, não é um progresso.