domingo, 23 de julho de 2023

URL

Esta semana, destacamos recensões literárias, agruras da promoção de livros e observações ao mais recente festival de BD português. Olha-se para os danos culturais trazidos pela combinação de chico-espertismo e IA Generativa, os vírus como metáfora para a internet, e fazer o telemóvel sobreviver às temperaturas estivais. Reflete-se sobre os benefícios fiscais da guerra, a importância história do pão, e festivais aéreos. 

Ficção Científica e Cultura Pop

Don Davis, “Orbital View of Impact.”: Coisas debaixo das quais não queremos estar.

The Return of Serenity in Firefly: The Fall Guys, in September: A banda desenhada é o refúgio para todos os browncoats que gostariam que Firefly tivesse tido continuidade em televisão.

Crítica a «INSIGHT», de Bruno Martins Soares (2022): Um livro curto que conta uma boa e divertida história, com um final muito inesperado.

Maia BD - Impressões: Um olhar para o mais recente, e promissor, festival de BD em portugal.

Bud Spencer Museum in Berlin, Germany: A minha primeira pergunta é porquê. A segunda, e daí por diante, o mesmo. Os péssimos filmes da dupla Spencer-Hill, puro italoexploitation, têm pouco mais do que valor irónico. É um pouco cringe rever aquilo e pensar que houve uma altura em que as audiências se divertiam com isto.

The Films That Presaged Our AI Future: Num canal de streaming, uma coleção dedicada a filmes que abordaram com força a colisão entre humanidade e inteligência artificial, entre Her e Ghost in the Machine.

Nine Books That Will Actually Make You Laugh: Livros onde o dom da palavra nos leva à ironia e ao sorriso.

NOVIDADES - As Muitas Mortes de Laila Starr: É uma excelente novidade, o trabalho gráfico do português Filipe Andrade assenta como uma luva na história interessante criada por Ram V.

Why Today’s “Best” Writers Don’t Have Readers: Uma crítica certeira ao academicismo excessivo e às bolhas de rarefação cultural.

Ten Essential Short Stories by Trans Authors: Novas vozes que apontam para uma maior diversidade temática, colocando questões sociais nos domínios da Ficção Científica.

Used in Seduction of the Innocent, The Beyond #27 Up for Auction: E pensar que estas iconografias hoje tão pueris foram chocantes nos anos 50...

4955) Tradutor, o herói invisível: Meditação sobre as agruras e desafios da tradução, do tentar transmitir noutra língua as nuances de significado do texto original.

The Casual Ignominy of the Book Tours of Yore: Confesso que também sinto uma certa pena quando vejo autores tresmalhados, claramente não aqueles que estão sob os holofotes mediáticos, a penar, solitários, aguardando eventuais leitores em busca de autógrafos nas feiras do livro. Pessoalmente não lhes vou fazer companhia, para mim o ritual de ter livros assinados é totalmente incompreensível, não percebo mesmo qual o significado de ter um livro cujo autor, que não me conhece, me deixa mensagens personalizadas. Mas também não me chateio com quem gosta disso.

Behind the Scenes of Wes Anderson's Asteroid City: Wes Anderson é um exímio criador de exercícios de estilo, com filmes divertidos mas que se resumem sempre ao mesmo: personagens quirky a viver peripécias quirky em cenários quirky com uma estética pastel. E, para o fazer, rodeia-se de excelentes praticantes da arte dos efeitos especiais.

The greatest tech books of all time: Leituras que nos colocam a pensar prifundamente nos mundos da tecnologia.

“Perdidos na estratosfera”, de A. M. Low: Estava com saudades do excelente trabalho de memorialização e arquivismo digital do Sci-Fi Tropical. O livro em si pode não ser um dos grandes clássicos da FC, mas é uma daquelas leituras que os leitores que gostam de aprofundar e ir às raízes do género fazem.

Why does the comic book industry have a history of short-changing creators?: Porque o seu objetivo primário é lucrar? Há que recordar que os comics não são acima de tudo uma vertente artística, mas sim um meio comercial.

Tecnologia

Bearly Dressed!: Estas titilações centenárias são quase pueris, hoje.

Major Publishing House to Replace Hundreds of Jobs With AI: Suspeito que vá correr mal. O problema desta adoção desenfreada é esquecer o óbvio: se recorrer à IA para gera conteúdos é o sonho destes editores, há que recordar que talvez o público não queira ler obras geradas por algoritmos.

We’ve Been Thinking About the Internet All Wrong: Bem visto. E se em vez de pensar na internet como uma rede, se olhasse como o modelo de propagação de um vírus?

Al litio de las baterías le ha salido un sustituto extraordinariamente prometedor. Y sí, lo tiene todo: Um substituto biológico para o lítio, que no entanto tem ainda muitas barreiras de investigação e industriais para ultrapassar.

Life Kit’s Guide to Spotting AI-Generated Images: Essencialmente, manter o espírito crítico afinado, analisar, questionar. Algo que a maioria das pessoas não tem tempo, ou a energia intelectual para fazer, preferindo o consumo acéfalo.

We Are Living Through The End Of The Useful Internet. Just Look At What’s Happening To Reddit: É um padrão, quando interesses económicos se apropriam do esforço voluntário das comunidades, todos perdemos: "We are living through the end of the useful internet. The future is informed discussion behind locked doors, in Discords and private fora, with the public-facing web increasingly filled with detritus generated by LLMs, bearing only a stylistic resemblance to useful information".

Art and the science of generative AI: Há, de facto, potencial artístico na IA Generativa, mas tem de ser compreendido pelos seus utilizadores. Estes algoritmos não geram nada fundamentalmente novo, mas é possível fazer coisas muito interessantes se se conhecer os seus limites estéticos.

A.I. Art Experts Dismiss Fears That the Technology Will Destroy Us. But It Could Bring Cultural Stagnation: É talvez o maior risco da IA Generativa, dar-nos a ilusão que ferramentas que assentam no passado estético sejam capazes de trazer algo de verdadeiramente novo. E o criar arte é essencialmente isso, não é limitar-se a gerar variações sobre o que já existe: “At the bottom line, these systems can be very helpful as partners to humans and create tools for humans and create ingenuity. A.I. can generate images but A.I. cannot generate art".

How AI Will Democratize Creativity: Estas questões não são binárias. Não há absolutos. Há ferramentas, com as suas potencialidades e limites, e humanos, que as exploram com maior ou menor sucesso.

AI Is a Lot of Work: Um olhar de investigação profunda sobre o ecossistema humano que sustenta a inteligência artificial - as legiões de trabalhadores de baixo custo utilizados pelas plataformas de desenvolvimento para etiquetar e categorizar conteúdos para treino de algortimos de inteligência artificial.

Junk websites filled with AI-generated text are pulling in money from programmatic ads: É um modelo de negócio que não surpreende de todo, chico-espertos há muitos, e sabem que mesmo que sejam apanhados, a dimensão do jogo do gato e do rato é muito vasta, dá para sacar uns bons lucros e repetir a fraude. Na verdade, isto é exploração inteligente da automatização da publicidade. Mas no rasto disto, um problema cultural, com a Internet a começar a ser um acumular de detritos informacionais.

How to Make Sure Your Phone Doesn't Overheat in Summer Weather: Nunca apanhei com avisos de sobreaquecimento, mas em viagem a paragens mais quentes ou naqueles dias de dureza estival sinto o telefone a aquecer enquanto tiro fotografias, essencialmente porque a mera exposição ao sol intenso o aquece.

AI-Generated Books of Nonsense Are All Over Amazon's Bestseller Lists: Os efeitos a curto e médio prazo deste chico-espertismo são previsíveis. Com este uso da IA Generativa para gerar lixo informacional, vai haver uma revolta contra este tipo de ferramentas. Se bem que o cerne do problema está nos baixos escrúpulos de quem as utiliza.

Todos querían ser BeReal: ahora que su crecimiento está en duda, sus clones empiezan a desaparecer: A grande surpresa é que a BeReal ainda esteja ativa, depois do entusiasmo inicial depressa se percebeu que aquilo é extremamente limitado.

Irish government criticized over proposed law-change that would ‘muzzle’ Big Tech critics: Por ser o local da sede europeia das grandes empresas americanas da economia digital, a Irlanda é o ponto nevrálgico das disputas legais sobre aplicação do RGPD. É também conhecida pelo laxismo com que aplica a lei de proteção de dados, essencialmente porque não quer perder as empresas que atraiu com políticas de isenção fiscal.

AI is killing the old web, and the new web struggles to be born: O impacto da IA Generativa, quer em termos de dilúvio de conteúdos quer nos esforços para alimentar estes algoritmos, está a ser tão forte e rápido que as preocupações avolumam-se.

Achieving a sustainable future for AI: É um dos problemas mais prementes da IA Generativa, mas do qual pouco se fala. A pegada energética necessária para sustentar estes algoritmos é enorme, e representa mais um acréscimo às questões do aquecimento global.

There Will Never Be Another Second Life: Se as grandes aspirações para os metaversos populares parecem ter sido esquecidas, há um metaverso que nunca deixou de existir: o clássico Second Life.

Modernidade

humanoidhistory:“THX 1138”: George Lucas antes de Star Wars.

Scientists Are Hunting for Alien Objects in the Ocean, And They've Just Found Something: Só a ideia de cientistas em busca de vestígios interestelares em destroços de asteróides no fundo do oceano é em si fascinante.

Could these marks on a cave wall be oldest-known Neanderthal “finger paintings”?: Do fascínio pelos vestígios expressivos dos nossos mais antigos antepassados.

The Economic Effects of Military Support for Ukraine: Evidence from Fiscal Multipliers in Donor Countries: Todas as doações militares para a Ucrânia? Têm impacto fiscal positivo, e há que ver que cada arma doada tem de ser reposta, o que implica ainda maiores ganhos económicos a médio prazo. É deprimente perceber isto.

David Hockney Will Debut His First A.I. Artwork—a Computer-Generated Ode to Bohemian Life—at Glastonbury Festival This Weekend: Parecia-me uma ideia interessante, um algoritmo treinado no estilo de Hockney, mas na verdade faz apenas uma variante sobre um dos seus quadros.

O priorado do pão: breves histórias da sagrada família das padeiras de Portugal: Da importância alimentar do mais essencial - pão, alho, azeite. O que durante muito tempo era visto como a comida dos mais pobres, são agora pratos de prestígio, que nos ligam a uma tradição mediterrânica milenar. E, também, ao mundo global, introduzindo o tomate nesta equação.

Los alemanes acaban de descubrir la "guerra de las toallas" en las playas españolas. Y no les ha gustado mucho: Confesso que é daqueles hábitos das pessoas normais cuja lógica me escapa por completo, o ir passar férias enfiados em resorts, essencialmente a comer, beber e dormir ao sol. E, claro, com a luta matinal por reservar o melhor lugar para estender a toalha como o ponto alto de adrenalina. A banalidade disto é atroz.

In Chronological Order, All The Historic Aircraft Which Flew At Pratica di Mare Airshow: Uma visão cronológica das aeronaves que fizeram a festa do centenário da Força Aérea Italiana.

FESTIVAL AÉREO COMEMORATIVO DO 71º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA: Recordar o Beja Airshow 2023, um tipo de evento que espero que ganhe raízes. De acordo com a FAP, o número de visitantes deste ano voltou a estar na ordem dos 100.000 (e pelo tempo que tive de esperar em filas para comer, beber ou sair do recinto pelas estradas de acesso à base, acredito nestes números). Portugal não tem tido muita tradição de festivais aéreos, mas sente-se que isso está a mudar.

My Top 10 Cancelled Warplanes By Tony Buttler: Um olhar para projetos que ser poderiam ter tornando marcantes, mas não passaram do protótipo.

How Shein’s influencer trip to a Chinese factory backfired: Numa era em que as redes sociais colocam tudo a nu, e bem depressa, este tipo de iniciativas já não pega nem convence. Acabam por se revelar contraproducentes. Porque todos conhecemos o que permite as roupas de baixo custo compradas online, é um modelo de negócio que não é compatível com direitos laborais.

New Orca Defenses Are in Development: Se lerem a notícia, vão ficar com a sensação que o governo português está em guerra contra as orcas.

El FMI ha analizado las causas de la inflación y ha llegado a una conclusión: la culpa es de los empresarios: Já tínhamos percebido que a inflação que vivemos é artificial, motivada não por convulsões de mercado, mas por empresários que querem aumentar os lucros a qualquer custo.

Archaeologists Use AI To Translate 5000-Year-Old Ancient Language: É de referir que é uma lingua conhecida, mas com tantos fragmentos disponíveis que é impossível aos linguistas ler tudo. A IA aqui surge como facilitadora, aplicando tradução automática a vestígios de texto que, de outra forma, ficariam a apanhar pó, esquecidos nos depósitos dos museus.