domingo, 28 de maio de 2023

URL

Esta semana, destaca-se o recordar de Fringe, estéticas dos comics Space Age, e as nomeações de Alma Viva. Olha-se para o protocolo ActivityPub, os desafios legais da música gerada por IA, e avatares robóticos. Reflete-se sobre detetives artísticos, iconografia das túlipas, e vestígios de Tartesso.

Ficção Científica e Cultura Pop

Patrick Woodroffe: Estrelas distantes.

DESTAQUES - ENTREVISTAS - Pepedelrey: “A minha BD publicada em Itália é desconhecida do público português”: Interessante entrevista a um dos mais prolíficos, e independentes, criadores portugueses. Inclui alguns comentários caústicos para com o panorama editorial e os núcleos de fãs, que não são de todo descabidos, realmente por cá o conservadorismo estético dita as regras.

Pre-Jetsons Science Fiction Comedy of Dan DeCarlo's Jetta, at Auction: DeCarlo é tavlez o estilista por detrás do look Archie, esse personagem octogenário (desculpem, fãs adolescentes de Riverdale), e de certa forma o Carl Barks da Archie Comics. Mas aqui, o estilismo do ilustrador mostra-se num comic space age que não teve sucesso.

Fringe: Gloriosamente na Periferia: Recordar uma das séries mais interessantes do princípio de século, com a sua aura de mistérios ligados às ideias sobre ciência bizarra. Eram tempos mais inocentes, em que nos podíamos divertir com as ideias de teorias da conspiração, antes de sabermos que uma fatia demasiado elevada das pessoas acredita realmente nessas patranhas.

23 de abril — Dia Mundial do Livro: Algumas sugestões arrepiantes de leitura, para comemorar o amor aos livros.

Estive a Ler: Fundação e Terra, Fundação #5: Apesar dos inevitáveis pormenores datados (mas isso, aplica-se a qualquer criação humana ao longo do tempo), a série clássica de Asimov continua a ser um dos textos imprescindíveis da ficção científica.

Egyptians Protest Netflix’s Black Cleopatra: Os egípcios, e não só. Por muito que seja de louvar a atenção dada a personalidades africanas da história, há uma diferença entre contar as suas histórias, e alterá-las. O caso de Cleópatra é muito pateta, está a ser representa como de etnia africana alguém cujas origens eram gregas, e melhor, nestes tempos em que tanto se fala de descolonizar a cultura, era a representante de uma elite de poder grega que invadiu e ocupou o Egipto. Basta ler um livro de história para saber isto. Por outro lado, não resisto a apontar a ironia das guerras da cultura: queixar-mo-nos de que uma personalidade da cultura mediterrânica está a ser apropriada para relevar a cultura africana. Normalmente, é ao contrário.

Contra a Amazon (Sete Razões / Um Manifesto) – Jorge Carrión: Recordo os tempos em que Amazon surgiu, o quanto nos pareceu excelente a novidade de uma loja global que nos permitia ter acesso a livros que, de outra forma, dificilmente nos chegariam.  E depois, assistimos ao seu crescimento gargantuesco, alicerçado em práticas predatórias que esmagaram as livrarias tradicionais e as lojas online concorrentes.

Is Climate Change Sci-Fi Counter-Productive?: Uma das premissas do Cli-Fi é a sua capacidade de nos despertar a atenção para as consequências das alterações climáticas, mas as estéticas apocalípticas poderão ter o efeito inverso, ao criar uma ideia de apatia perante o inevitável.

Comics writer Grant Morrison is now officially a fictional character in the DC movie universe: Um evento muito adequado para este argumentista que conseguiu transmutar uma certa adição psicadélica numa carreira na cultura pop.

4934) O quebra-cabeças e o calidoscópio: Porque, de facto, há livros em que tudo se encaixa com rigor milimétrico, e outros, são a beleza dos devaneios de estilhaço.

Prémios Sophia 2023: 13 nomeações para «Alma Viva»: E, quaisquer que destas nomeações se traduza em prémio, serão bem merecidas. Este é um dos mais tocantes e surpreendentes filmes portugueses dos últimos tempos.

Tecnologia

Shusei Nagaoka: Futuros simétricos.

Machines, Humans, And The Definition Of Art: Um olhar profundo sobre as ligações entre inteligência artificial e criação artística.

German Photographer Refuses Award for His AI “Photo”: Há duas coisas curiosas nesta história - o aparente laxismo da organização do concurso, que não se deu ao trabalho de validar a origem das imagens (isto, claro, a acreditar na notícia); e a curiosa posição assumida pelo fotógrafo, que ao mesmo tempo que experimenta com IA Generativa como forma de expressão fotográfica, também a parece recusar.

The Tremendous VR and CG Systems—of the 1960s: Uma análise do riquíssimo trabalho de Ivan Sutherland, o precursor de tanto do mundo digital, da realidade virtual ao 3D. Para mim, uma das figuras essenciais da história da computação.

Your Robotic Avatar Is Almost Ready: Diria que o mangá tem a intuição certa - combinar a destreza e capacidades humanas com robótca, ao estilo mecha, é um campo muito promissor para uso regular de robots nos ambientes reais.

Adobe brings Firefly to its video tools: Está claro que o Firefly vai ser um serviço de peso, mais que não seja porque tem a Adobe por detrás. Em breve, poderemos começar a experimentar com geração de vídeo.

Hundreds of years after the first try, we can finally read a Ptolemy text: Da confluência entre tecnologia e humanidades. O uso de instrumentos ópticos permitiu analisar o interior de um palimpsesto, e, com isso, recuperar um tratado de geometria técnica ptolemaico.

Apple va en serio con sus gafas de realidad mixta: prepara una avalancha de apps para su lanzamiento, según Gurman: Curioso. A meta demarcou-se do seu entusiasmo pelos metaversos, mas a Apple mantém o investimento. Vamos ver que tecnologias, e que futuro, terá esta realidade virtual made in cupertino.

Google and Apple Are Reportedly Miffed About All the Porn on Amazon Kindle: Ok, gostos à parte, a questão é que se tratam de livros, não de apps ou jogos, e restringir acessos para lá das necessárias restrições de faixa etária é uma questão mais bicuda do que parece. Porque deveria uma empresa decidir que conteúdo visualizado no meu tablet ou telemóvel?

La historia de la tecnología a largo plazo en una infografía de Max Roser: Este infográfico é poderoso, e mostra-nos como desde meados do século XIX, a aceleração do progresso científico e tecnológico tem sido estonteante.

A Viral AI-Generated Drake Song by ‘Ghostwriter’ Has Millions of Listens: Talvez a surpresa seja o tempo que demorou a acontecer uma destas, pastiches gerados por IA a partir de músicas originais. Mas não terá o mesmo futuro que a IA Generativa nas imagens, já que as editoras musicais, exímias na arte de esmifrar lucros até ao cêntimo, já se precaveram em termos de propriedade intelectual para evitar que aconteça à música o mesmo que aconteceu às imagens.

Responsible AI at Google Research: Technology, AI, Society and Culture: Uma boa decklaração de intenções por parte dos investigadores da Google, mas temo que não seja mesmo mais do que isto, uma intenção de desenvolver aplicações éticas de IA. O registo prático da empresa é bem diferente.

Stability AI announces new open-source large language model: Chats com LLMs para todos? Vamos ver no que dá esta variante de modelo de IA Generativa em fonte aberta, em termos de aplicações e disseminação destas tecnologias.

Snapchat launches AR Lenses powered by generative AI, starting with a new ‘Cosmic Lens’: Sem grande surpresa, a geração automatizada de imagens chegou às redes sociais, aqui aplicada como filtros de realidade aumentada.

Can ActivityPub save the internet?: Será o protocolo descentralizado e interoperativo que permite a diferentes redes sociais comunicar entre si, a nova esperança das redes sociais? Tem muito a seu favor, especialmente o não fechar os utilizadores em redis concebidos para maximizar o lucro. E asssume uma coisa que à partida deveria ser a norma na internet social: porque é que os utilizadores de diferentes redes não podem comunicar diretamente entre si, e têm de ter contas nas várias redes? A resposta a isso é lucros, e isso, tem sido o principal problema das redes.

Chromebooks Are Trash (Literally): Por momentos, parecia que estava a ler sobre os computadores portugueses do escola digital. mas são chromebooks, não insys... e, novamente, se coloca um problema que nem devia existir, o da obsolescência demasiado rápida destes equipamentos.

It Turns Out SpaceX Blew Up Starship on Purpose: Há uma razão de ser por detrás da expressão "this is not rocket science". É porque desenvolver estas tecnologias é um processo de complexos falhanços acumulados até ao sucesso.

Larry Roberts and the Early Blueprint For the Internet: Um olhar para um dos pais da rede que deu origem à Internet.

AI Drake just set an impossible legal trap for Google: Uma interessantíssima reflexão sobre as dores de cabeça legais levantadas pela geração de música por IA. O argumento tradicional anti-pirataria é o de que este tipo de criações é a imitação de um dado artista; mas, na verdade, isso não corresponde ao que os algoritmos realmente fazem. Eles não geram imitações, mas sim algo de novo baseado no estilo com que são treinadas.

The approaching tsunami of addictive AI-created content will overwhelm us: Totalmente, e é uma previsão muito fácil de fazer. Com tantos canais, tanta pressão para gerar conteúdo de desgaste para consumo rápido, os produtores e criadores irão virar-se para ferramentas de automatização da criação de conteúdos. Do meu ponto de vista, o resultado disto será um deserto cultural.

BANG THE KEYS SWIFTLY: Refilices sobre o uso de teclados e as suas implicações pessoais e culturais. Teclados... de máquinas de escrever, não de computadores. É giro ler estes textos mais antigos, e ver neles exatamente o tipo de discurso e as ideias dos que hoje se assustam ou revoltam com a prevalência do digital. É puro plus ça change.

Visual Blocks for ML: Accelerating machine learning prototyping with interactive tools: Um projeto interessante, que ajuda a democratizar o acesso à Inteligencia Artificial. O objetivo é o desenvolver um ambiente de programação visual por blocos para treino e aplicação de algoritmos.

We all contribute to AI — should we get paid for that?: Ah, estas discussões sobre sexualidade angélica. Sim, é o agregar coletivo dos nossos dados que treina os cada vez mais poderoso algoritmos. Não, a compensação que iremos receber por isso vai ser a mesma que recebemos como geradores de conteúdo para as redes sociais.

Sharper 3D Holograms Come Into Focus: Ainda em desenvolvimento, mas passos técnicos para desenvolver ecrãs holográficos que não requeiram uso de óculos.

Modernidade

Vincent Di Fate cover art: Clássicos.

When the Computer Was Not Quite King: Primórdios da arte digital.

The Stories of Art History’s Detectives: Detetives artísticos? Sim, é uma profissão, que desgina aqueles que se dedicam a investigar a origem e o percurso de transações das peças adquiridas pelos museus.

Vermeer’s Revelations: Recordar um dos maiores pintores da história, cujos quadros encantam gerações com a sua mestria e emoções invocadas.

A Brief, Blossoming History of Tulips in Art, From a 17th-Century Dutch Flower Craze to Koons’s Controversial Bouquet: Tons de primavera, e o deslumbre das túlipas, ao longo da história de arte.

Archaeologists Uncover the Ancient Gods of a Lost Civilization in Stunning Find: Um vislumbre sobre os mistérios do nosso passado ibérico, com esta desconberta que aprofunda o que sabemos sobre a civilização de Tartesso.