terça-feira, 5 de outubro de 2021

Um Médico para as Estrelas


Murray Leinster (1974). Um Médico para as Estrelas. Lisboa: Edições DH.

Série de histórias sobre Calhoun, um decidido e imperturbável médico que viaja pelas estrelas, ao serviço de uma entidade que vigia a saúde dos planetas colonizados. É acompanhado por Murgatroyd, um animal alienígena cuja fisiologia facilita a detecção de substâncias e até permite sintetizar medicamentos. Esta metáfora do homem e seu fiel companheiro é completada pela ironia das situações,  em que o real problema não é a questão médica, mas as ações dos pacientes. Contos Med-Service de Leinster.

A Guerra dos Avós: Quando a estrela de um sistema planetário dá sinais de instabilidade, os seus habitantes decidem colonizar outro planeta. Fazem-no de forma metódica, enviando primeiro jovens para construir as infreastruturas necessárias, depois as crianças, e finalmente os mais idosos. Mas os jovens habitantes da nova colónia, imaturos e sobrecarregados pelo trabalho de construção, recusam-se a receber os mais velhos. E assim despoleta uma guerra entre pais e filhos. No meio disto, um médico do serviço espacial é chamado a intervir, e depressa percebe que para melhor salvar vidas, terá de curar as maleitas desta civilização dividida. 

O Planeta Deserto: Em missão de saúde, o representante do serviço médico estelar depara-se com um mistério. O planeta parece abandonado, sem sinais de catástrofe, mas com a população desaparecida. E ainda terá que lidar com um viajante que, apesar da situação do planeta, insiste em descer para fazer negócio. Vem daí a causa do mistério: os negociantes queriam adquirir terras ao mais baixo preço possível, e, para isso, usaram uma tecnologia de indução para causar desconforto aos habitantes do planeta, levando-os a refugiar-se longe das cidades, e com isso fazendo baixar o preço das terras.

A Epidemia do Ódio: ao chegar a um planeta em missão sanitária de rotina, o médico depara-se com algo que parece ser uma guerra civil. No entanto, a guerra é entre pessoas aparentemente normais e outras, contaminadas com uma misteriosa epidemia indutora de loucura. Para piorar a situação, os líderes do planeta são controlados por um médico local, que está ele próprio louco,  e prepara uma suposta vacina que irá escravizar a população. A solução passa por sintetizar um antídoto, tarefa que parece impossível até o médico espacial se aperceber que os compostos do antídoto são exatamente os mesmos libertados por madeira a arder. Provocar incêndios é a cura para este mal.