terça-feira, 1 de junho de 2021

Manga: Your name; Legend of Giants; 2001 + 5

 

Makoto Shinkai, Your name.

O que começa como uma estranha história de amor acaba por resvalar numa intrigante aventura entre diferentes tempos. Quando uma rapariga que vive no interior japonês começa a desejar viver em Tóquio, descobre que tem o poder de trocar de corpo com um rapaz da cidade. O que em si já é um bom argumento para situações de fantasia com toque cómico. Mas a história adensa-se quando o rapaz percebe que se está a apaixonar pela rapariga com quem troca regularmente de vida. Ao tentar procurá-la, descobre que esta morreu anos antes, num estranho cataclisma, quando um meteoro destruiu a sua cidade. Aqui o livro mergulha definitivamente num sci-fi poético, o laço entre estes dos jovens ultrapassa o tempo e permite, até, mudar o curso do passado. Mas há um preço: o esquecimento do amor de duas pessoas, que se vão cruzando pela cidade de Tóquio sentindo sempre que procuram alguém. Surpreendente e tocante, depois de o ler não me surpreende que os meus alunos apreciem tanto esta obra.


Yukinobu Hoshino, Legend of Giants.

Fiquei fã do trabalho de Hoshino com o genial 2001, a sua ficção científica clássica, feita de pequenas histórias Hard SF bem medidas. Este Legend of Giants colige trabalhos mais antigos, claramente dos primeiros anos da sua carreira, do final dos anos 70. Nota-se no estilo gráfico, algo retro e ainda a amadurecer, e nos temas. A história que dá o título ao livro imagina seres gigantes num passado distante da Terra, capazes de feitos impossíveis mas que desapareceram num cataclisma. Destruição de mundos parece ser um tema recorrente, e o livro termina com uma bizarria, as aventuras de dois patrulheiros de auto-estrada numa Terra coberta de vias rápidas. 


Yukinobu Hoshino, 2001 + 5

Continuando o estilo de 2001 Nights, Hoshino publicou mais algumas histórias na mesma veia. São, como o seu percursor, histórias contidas que imaginam um distante futuro nas estrelas. Talvez a mais tocante seja aquela em que duas naves controladas por sistemas computorizados se cruzam na solidão do espaço sideral, e regressam à Terra juntas. Quando a energia de uma começa a falhar, a outra decide acompanhá-la numa morte que será evitada pela intervenção de uma força misteriosa, que incorporará as memórias digitais num casal humano, preservado criogenicamente numa das naves. Não há o compromisso com uma FC hard que caracteriza 2001 Nights, Hoshino cruza aqui alguma fantastia e esoterismo.