domingo, 30 de maio de 2021

URL

Esta semana, destacamos o regresso do festival literário Livros a Oeste, os romances de J.G. Ballard e a inesperada ligação entre comics e guerra fria. Fala-se do primeiro voo de uma aeronave em Marte, de tecnologias de interligação e a explosão do vídeo gerado por inteligência artificial. Reflete-se sobre a viralidade da desinformação, memórias digitais e preservação do néon. Outras leituras vos aguardam, nas Capturas da semana.

Ficção Científica e Cultura Pop


Livros a Oeste, O Reencontro / Quantas Histórias Cabem Numa História?: Regressa o festival literário que anima a Lourinhã, este ano em formato apenas online. O programa é extenso e prometedor, cheio de colóquios, sessões de contadores de histórias, concertos e uma feira do livro online, orientada pelo gosto impecável dos livreiros da Snob. A lista de autores é extensa, num programa que explora diferentes vertentes, da literatura à banda desenhada. 

From Climate Change to Car Crash Sex: 5 Classic J. G. Ballard Novels: Anda a ficar esquecido, e foi um dos melhores escritores do século XX, com um pé na linha de fronteira entre a FC e a literatura mais pura. Provocante, cristalino, surreal, foi um dos autores que desbravou novos territórios para a ficção científica, e tem livros absolutamente imperdíveis.


Peter Tybus: Futuro pop.

Morrissey is mad about how The Simpsons parodied him: Bem, mas pelo que se percebe das piadas do venerável programa de animação, a ironia foi totalmente certeira.

The Strange Story Behind 1950's Strange Adventures #1 from DC Comics: Para além de ser um dos títulos que definiu a DC, o primeiro número desta revista ainda inclui uma curiosa ligação ao clima político da guerra fria, com uma curta adaptação do filme Destination Moon. Uma história que foi o que hoje chamamos um teaser, para levar espetadores ao cinema, mas que dado o conteúdo ideológico do filme, se insere no contexto alargado da guerra fria e da exploração do espaço como status científico, tecnológico e militar.

Silva Palmeira, for the 1969 Portuguese cover: E se o Sci-Fi Art mergulhar nas capas da Argonauta, tem aí uma fonte inesgotável.

Arnulf Rainer: Não vejam isto se sofrerem de epilepsia. Este filme, digitalizado, explora efeitos visuais de cintilação. Obviamente, é cinema artístico experimental.


Tom Southwell's magazine covers that appeared in the background of Ridley Scott’s Blade Runner: São os detalhes que enriquecem um filme. Nem imaginava que o set design de Blade Runner, que já era imensamente detalhado, tinha ido ao ponto de criar capas para as revistas nas bancas filmadas de raspão nas cenas de rua.

Tecnologia


On This Day in 1981: Columbia Completes Her First Space Shuttle Mission: Saudades destes veículos.

Deepfake video app Avatarify, which processes on-phone, plans digital watermark for videos: O curioso nesta notícia, para mim, é que passei duas semanas com os meus alunos de 5º e 6º ano a desenvolver atividades de TIC à volta da Inteligência Artificial. Uma, que os deixou chocados, foi usar uma app de criação de deep fakes para Android para os filmar, dizendo coisas feias, para depois gerar um vídeo onde uma personalidade famosa dizia o que os alunos tinham dito.  Explorando, posteriormente, o potencial de cyberbullying que a acessibilidade destas tecnologias traz.

MIT Researchers Release Music Made by Spiders: A sonificação de dados não é uma técnica nova, mas esta experiência com teias de aranha consegue ir onde outras sonificações não foram - esta soa, realmente, a música.

Five little Google Sheets tricks I taught my dad: Também ando a usar cada vez mais as apps Google Workplace, que se estão a tornar cada vez mais poderosas. Este artigo mostra alguns truques interessantes com o Sheets. 

A Huge New Kroger Warehouse Is Staffed by 1,000 Grocery-Picking Robots: Mais um sintoma da progressiva automatização da economia - uma empresa de distribuição de mercearia que está a criar armazéns totalmente automáticos, onde o trabalho de distribuição é feito por robots.

Hesitancy On Display: O Tedium, ultimamente, parece focado em falhanços tecnológicos devido a falta de visão de gestão. Desta vez, uma história das empresas americanas que desenvolveram tecnologias de ecrãs LCD, mas não as desenvolveram comercialmente.

The USSR’s simple space-race solutions: É uma visão clássica da tecnologia russa. Simples, por vezes rudimentar, mas faz o serviço. E, também, o papel de Korolev como o génio que levou a Rússia ao espaço.

NordLink – the "green cable" – between Germany and Norway is now fully in operation: Como suprir os problemas de descontinuidade de abastecimento elétrico baseado em energias renováveis? Este é um exemplo, uma ligação entre a Alemanha e a Noruega, trocando energia produzida por fontes renováveis de acordo com as necessidades do sistema. Do lado alemão, energia eólica, do norueguês, hídrica.

2021/04/12 DARPA Selects Performers for Phase 1 of Demonstration Rocket for Agile Cislunar Operations (DRACO) Program: Enquanto nos maravilhamos com os correntes desenvolvimentos tecnológicos na indústria do espaço, a DARPA já está a trabalhar para o próximo horizonte. Curiosamente, a recuperar uma antiga ideia, a da propulsão nuclear. O objetivo é desenvolver sistemas de deslocação rápida em órbita.

You ever think about how Asus put out like 40 models of a laptop called the “Eee PC”: Provavelmente já não se lembram disto, mas nos primeiros anos do século XXI a Asus pegou na experiência de desenvolvimento do OLPC para criar um novo produto - um computador de baixo custo, não muito poderoso. Os netbooks foram uma boa ideia durante um período curto de tempo, como forma de computação móvel. O surgimento dos tablets tornou os netbooks uma ideia redundante e depressa esquecida.

How Cellphones Power Popular Music In Africa: Do potencial dos dispositivos móveis como meio de registo e disseminação cultural, no contexto do Sahel.

Michelangelo’s David is largest 3D print in the world: Para uma exposição no Dubai, técnicos italianos criaram uma reprodução da estátua à escala real, impressa em resina e coberta de pó de mármore, para simular melhor o original.

Amazon's first Project Kuiper internet satellites will launch aboard Atlas V rockets: Algumas notas sobre isto: o facto da Amazon não usar os foguetões desenvolvidos pela empresa do seu patrão para este projeto; a existência de mais um projeto de lançamento de milhares de satélites para conectividade digital; e a saturação da órbita terrestre, claramente um problema para a ciência e para a exploração espacial.

Robots Versus Toasters: How The Power of Movement Plays Tricks On Human Brains: Uma visão intrigante. Estamos condicionados para aceitar o movimento como sinónimo de vida. E isso tem implicações para a forma como nos relacionamos com robots.

Keep On Connecting: 5 Connectors That Changed The World: Elos de ligação, aquela tecnologia humilde que nem damos por ela, até que falha. Do Velcro às APIs, cinco tecnologias que facilitam a interconexão.

What Should We Expect From Artificial Intelligence?: Talvez, não esperar que a Inteligência Artificial seja uma evolução da inteligência humana, mas sim uma ferramenta para potenciar as nossas capacidades.

‘Wright brothers moment’: Ingenuity takes flight on Mars: Quando um simples gráfico é das imagens mais emocionantes do momento - o gráfico dos dados de voo da primeira aeronave a voar na atmosfera marciana. Um momento kitty hawk, agora nas areias marcianas.

Re-read this article in forty years time: We predict the future of aviation: Ok, confesso que fiquei curioso, e com vontade de fazer ffwd para saber se realmente estas predições se concretizam. É possível, apenas sintetizam tendências de aplicação de automação e inteligência artificial à aviação, cuidados ambientais e desenvolvimento de tecnologias exóticas. Para mais, está ilustrado com fantásticos conceitos hoje retro de aviões do futuro.

Synthesia’s AI video generation platform hooks $12.5 million Series A led by FirstMark: Ainda não chegámos à fase em que a criação automatizada de vídeo por inteligência artificial está disponível em apps gratuitas (ui, imaginem a democratização dos fake videos...). Mas já estamos na fase em que esta tecnologia tem qualidade suficiente para ser comercializada nos domínios empresariais, como software de criação de vídeo automatizado para os seus clientes.

Modernidade

Fake News As A Virus: Numa sociedade em que boa parte das nossas interações são mediadas pelas redes, a fiabilidade da informação é um problema estruturante. Especialmente tendo em conta a forma como as fake news tocam nos enviesamentos e preconceitos individuais, tornando-as especialmente difíceis de as combater.

Urban Design Observations from London: As bizarrias do design urbano no terreno, onde os conceitos de design criados em gabinete se alteram no confronto com a realidade, ou com as formas inesperadas como são usados.

The geopolitical fight to come over green energy: O velho jogo geopolítico sobre recursos, agora a desenvolver-se no campo das energias renováveis.

Why a Chinese invasion of Taiwan would be a catastrophe for China and the world: As tensões geopolíticas sobre a China republicana são um clássico, e pesa sempre a ameaça da China decidir invadir o país que considera uma província rebelde. O que poderia ser um problema global, não só pela potencial guerra entre China e E.U.A.. Sendo Taiwan um dos dois grandes produtores mundiais de microchips, especialmente os desenvolvidos para aplicações mais avançadas, uma invasão chinesa iria paralisar as empresas tecnológicas globais. Demoraria tempo para se encontrar alternativas, pela complexidade das tecnologias e o tempo que demora a construir de raiz fábricas, bem como a necessidade de adquirir know-how técnico.

The Teams That Save Spain And Portugal’s Shop Signs, From Neon To Giant Calligraphy Pens: Recuperar o lado luminoso do património urbano. Os letreiros em néon, durante décadas a iluminar a noite, estão em vias de extinção, mas alguns projetos tentam a sua recuperação e eventual museologia.

Torreta de Guardamar: la estructura más alta de Europa está en Alicante y es detectable a kilómetros tanto en tierra como bajo el mar: Consequências inesperadas do Brexit - a estrutura mais alta na União Europeia passou a ser uma torre de telecomunicações militares da armada espanhola.

Es probable que quienes estén vacunados con Pfizer necesiten una tercera dosis de refuerzo dentro de doce meses, según su CEO: Escrevo isto com o braço ainda dorido da vacinação, à qual tive acesso como membro de um grupo prioritário. Confesso que me descansa, saber que posso interagir com os meus 600 alunos (leram bem) dos dez aos quinze anos, algo que tenho feito deste setembro com o enorme receio de contágios, sabendo que corro riscos bastante acima do recomendável, como parte da minha profissão. Confesso que não me surpreende que sejam necessárias mais doses de reforço, especialmente se levarmos em conta que a covid se tornará endémica, com mutações constantes. Não será apenas a da Pfizer a requerer reforços.

This Must Be the Place: Quando as memórias digitais colidem com os espaços reais, a ideia de lugar atomiza-se, e o que é novo, ao entrar num espaço físico, pode despertar memórias puramente virtuais, vindas da constante interação com imagens e vídeo online.