quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Team Rafale: Anarchy 2012; Affrontement final; Lancement à haut risque; North Corea; Le vol AF714 a disparu.

 


Frédéric Zumbiehl, Frederic Lourenco (2013). Team Rafale T06: Anarchy 2012. Paris: Zephyr Editions.

Começamos a perceber quem são os terroristas que despoletaram o golpe do tomo anterior: radicais alemães, milionários graças aos jogos de computador ultraviolentos que desenvolvem. No rescaldo do ataque com drones que quase assassinou os líderes do G-8, esta rede terrorista está a revelar-se particularmente difícil de localizar e erradicar. Usando os drones avançados, atacam impunes os seus alvos. E, por momentos, o esquadrão de Rafales é a única defesa capaz de proteger o avião presidencial francês.



Frédéric Zumbiehl, Frederic Lourenco (2014). Team Rafale T07: Affrontement final. Paris: Zephyr Editions.

E, finalmente, o perigoso grupo terrorista é derrotado, graças aos esforços dos pilotos da esquadrilha, que se arriscaram e conseguem descobrir pistas que levam à captura de um dos operacionais terroristas. Mas o grupo não é derrotado sem tentar levar a cabo um golpe final, um ataque coordenado no centro de Londres, onde as defesas aéreas perdem Tornados e Rafales abatidos em plena cidade, e será preciso um ardil inteligente para destruir de vez a aeronave autónoma. Um bastante pateta, diga-se, uma aeronave que se escapa a misseis e pilotos experimentados é derrotada por um tiro de pistola, certeiro, na antena. Esta história em três episódios é um momento fraco da série. 

Frédéric Zumbiehl, Frederic Lourenco (2016). Team Rafale T08: Lancement à haut risque. Paris: Zephyr Editions.

No rescaldo das aventuras anteriores, um dos veteranos pilotos da esquadrilha é convidado a integrar um projeto secreto. O objetivo: demonstrar a capacidade de lançamento de pequenos foguetões orbitais usando os Rafale marítimos, embarcados em porta-aviões, como plataforma de lançamento aéreo. Com isto, os franceses poderão responder mais depressa a ameaças globais, com a capacidade de colocar satélites em órbita se necessário. Um projeto que assume importância dado o crescimento da ameaça nuclear norte-coreana. Nação cujos agentes estão atentos, e irão usar todas as armas para sabotar o projeto francês.

Frédéric Zumbiehl, Frederic Lourenco (2017). Team Rafale T09: North Corea. Paris: Zephyr Editions.

Com a Coreia do Norte a preparar um lançamento nuclear, um destacamento aéreo internacional é enviado para destruir o centro de lançamentos norte-coreano. Uma missão arriscada que irá juntar os Rafale franceses a aeronaves de outros países, que verá o porta-aviões Charles de Gaulle em missão de combate. A missão parece fácil, dado o material de guerra obsoleto dos adversários, mas a defesa norte-coreana revela alguns segredos. Sleeper agents nos esquadrões de combate americanos e sul-coreanos revelam-se em pleno voo, e se a maioria das aeronaves de combate norte-coreanas datam dos tempos da guerra fria, há uma esquadrilha secreta de modernos Shenyang J-16, que irão dar dores de cabeça aos pilotos da esquadrilha francesa.

Frédéric Zumbiehl, Jolivet Olivier (2018). Team Rafale T10: Le vol AF714 a disparu. Paris: Zephyr Editions.

Na Austrália para uma missão de treino, os pilotos da esquadrilha Rafale (a Normandie-Niemen, sublinhando uma ligação entre a força aérea francesa e esta editora) terão de enfrentar um novo mistério: o desaparecimento de um voo da Air France. Tudo aponta para um desastre, mas os indícios não convencem um dos pilotos, que tinha a filha como passageira nesse voo. Talvez a chave para o mistério esteja num sultanato reclusivo, que mantém a sua independência com jogos geostratégicos obscuros.