Trabalho desenvolvido com uma turma de 6.º ano em parceria com as disciplinas de Ciências da Natureza, Formação Cívica e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Objectivos: estimular projectos interdisciplinares; abordar conteúdos de ciências da natureza ligados às temáticas do mar; conhecer o que são ROV's; estimular o uso criativo de tecnologias digitais; estimular a criação em 3D; experimentar tecnologias de realidade aumentada em plataformas móveis.
Materiais e métodos: Materiais: computadores, tablets, software de modelação 3D (Doga L3) e visualização VRML (BS Contact), aplicação android de realidade aumentada (Augment).
Métodologia: pesquisa inicial sobre o tema; recriação em 3D; exportação em formato comum e conversão; visualização em vídeo e realidade aumentada.
Descrição: Após uma introdução em Ciências da Natureza sobre ROV's e suas utilizações na pesquisa científica, os alunos nas aulas de Formação Cívica pesquisaram diferentes tipos destes veículos. Em seguida, com a colaboração de TIC recriaram em 3D ROV's utilizando a aplicação de modelação Doga L3. Concluídos os modelos, procedeu-se à sua exportação em VRML e conversão para a aplicação android Augment. Na última sessão utilizámos um tablet para visualizar os modelos criados em realidade aumentada.
Conclusão: ao longo deste projecto os alunos: descobriram o que são ROV's e reforçaram conhecimentos sobre as suas potencialidades; desenvolveram metodologias de trabalho criativo em suporte digital; conceberam objectos virtuais recorrendo à modelação tridimensional com trabalho em alçado, perspectiva e referenciais cartesianos; experimentaram uma tecnologia emergente em suportes móveis (realidade aumentada) que esbate a fronteira entre o real e o virtual.
Bibliografia:
ficha Kit do Mar ROV's - Robots Submarinos
Coelho, A. (2010). EVT Virtual: Aplicações de 3D e VRML/X3D em Educação Visual e Tecnológica.
Tutorial Doga L3
Augment Help
Realidad Aumentada e Educación