quinta-feira, 19 de março de 2009

Tetsuo



Allmovie | Tetsuo
Wikipedia | Tetsuo

Este é um filme que pode ser melhor descrito como um filho bastardo de Eraserhead de David Lynch e Videodrome ou The Brood de David Cronenberg. Tetsuo, o homem de ferro, é um daikaiju de culto, misturando o género terror com o típico filme de monstros japonês, com criaturas elaboradamente barrocas a destruirem-se a golpes de artes marciais. Mas Tetsuo não é um filme típico.

Filmado a 16 mm numa estética de elevado contraste de preto e branco, com um ritmo muito rápido e vincado de imagens entrecortadas, a remeter para O Homem da Câmara de Filmar de Dziga Vertov, este filme de Shinyu Tsukamoto é mais uma experiência audio-visual do que um filme tradicional. A narrativa, solta, gira à volta de um salaryman japonês que sofre uma violenta experiência transformativa após um encontro com um homem que implanta peças metálicas no seu corpo. Após o encontro, o elegante salaryman sofre violentas alucinações enquanto o seu corpo sofre metamorfoses metálicas. Um toque de Kafka, mas um toque não acordar e ver-se barata ao espelho, antes acordar e ver-se ciborgue reluzente envolto em cablagem metálica.




Filme de culto, Tetsuo é uma experiência audio-visual visceral, fortemente ritmada e cuja estética de preto e branco de fortes contrastes e baixa resolução vinca o carácter industrial do filme, conjugado com uma brilhante banda sonora de ruídos mecânicos que adensa a estranheza do filme. Os mais afoitos podem sempre testar este filme imperdível no YouTube.