sexta-feira, 20 de março de 2009

Hell of the Living Dead



Monsterhunter | Hell of the Living Dead
Wikipedia | Hell of the Living Dead

Este filme de 1980 realizado por Bruno Mattei é um sério candidato ao prémio de pior filme de zombies de sempre... o que é proeza, se pensarmos que este sub-género cinematográfico é fértil em filmes que continuamente redefinem o conceito de mau filme. Hell of the Living Dead é um daqueles filmes tão maus, tão maus, tão maus que se tornam divertidos. Mas a lógica fica do lado de fora enquanto duram os noventa minutos de filme.

Hell of the Living Dead nebulosamente envolve um acidente industrial/científico/pesquis perigosa (a coisa não é muito clara) que liberta um gás capaz de transformar homens em zombies. No filme, acompanhamos uma equipe de operações especiais e dois jornalistas que se embrenham pela selva da Papua Nova-Guiné em busca do segredo da epidemia zombie que se abate pelo mundo.

Porquê Nova-Guiné? Como já disse, este é um filme em que o melhor é deixar a lógica a descansar durante noventa minutos. Vá lá, que a lógica também merece umas fériazinhas de quando em vez.

Típico filme low budget, distingue-se pelo sábio uso de imagens de stock para prolongar os minutos de filme. É particularmente intrigante o uso feito a imagens da típica vida selvagem da papuásia... como dingos a atacar kangurus, grous e até manadas de elefantes. Qual será a possível lógica? Bem, Papua Nova-Guiné, Guiné, África, África, elefantes. É divertido ir fazendo estes jogos enquanto se vê o filme.

A sequência narrativa do filme vai-nos levando de cena desconexa em cena desconexa. É impossível não salientar algumas, como a da jornalista que corre semi-nua para uma aldeia tribal papua, ou outra cena que pode ser melhor definida como danças com zombies e homens de vestidos verdes (!).

Como já disse, tão mau tão mau que se torna bom. Um clássico do zombiexploitation.