domingo, 21 de agosto de 2005

Sol, calor e outras sensações

Hoje o amanhecer sobre a Ericeira é atípico. Em vez do habitual vento fresco e nuvens, temos aquela sensação de ar em curva ascendente de temperaturas e um sol brilhante. Nem parece da Ericeira!

Para vosso engrandecimento culinário, cá vai uma receita que vou experimentar:
PATÊ CAVIAR - Ingredientes: Caviar preto ou vermelho ou pasta de caviar em bisnaga Requeijão ou maionese. Modo de Fazer: Misture o caviar ou a pasta de caviar com requeijão ou maionese.
Caviar? Andamos a viver bem... bom, nem por isso. Nos supermercados do El Corte Inglès pode-se encontrar sucedâneo de caviar. Baratinho, a dois euros o frasco (dos pequenos). Só que a coisa a frio é intragável, embora suspeito que replique o sabor do caviar puro. Enfim, uma pessoa habitua-se. Lembro-me bem do horror que foi a primeira vez que provei anchovas (uma explosão salgada com sabor a peixe sobre a minha língua) ou a primeira vez que provei vinho tinto. Ainda me lembro do esgar horrorizado que fiz com a amargura na boca mal o vinho que o meu pai me deu a provar me tocou a língua. Jurei ali mesmo que nunca mais beberia vinho na vida, essa coisa horrível e amarga.

Coisas do destino. Quem me conhece sabe bem que hoje em dia sou um apaixonado pelo vinho, embora seja um amor platónico. O meu triste salário de professor, após descontadas as contas habituais que sustentam os lucros crescentes do meu banco e da minha seguradora e da instituição de crédito para o carro e da pt e da companhia das àguas e da edp e das seguradoras e dos produtozinhos essenciais do supermercado que tão caros são, enfim, após esses tubarões me devorarem os cêntimos que tanto custam a ganhar, pouco resta para provar um bom vinho.

Patés
Canapés com Caviar
Entradas com Caviar

Digitalis Púrpura Há que destacar um blog que fala sobre Brillat-Savarin, o lendário cozinheiro françês.

Tenho de ir preparar o caviar. Até logo.