terça-feira, 10 de janeiro de 2023

The Skeptics' Guide to the Future


Steven Novella (2022). The Skeptics' Guide to the Future. Nova Iorque: Hodder & Stoughton.

Antever os futuros possíveis passou do misticismo oracular do passado para, na era da ciência e tecnologia, ser um dos pilares da forma como encaramos a sociedade. Olhamos para o futuro, tentamos antever as tendências, imaginamos, quer através da ficção científica quer da análise especulativa, perceber como irão evoluir as tecnologias, as pessoas, e as sociedades. Ser futurista passou a ser uma profissáo de respeito, que implica análise, especulação informada, e também alguma capacidade de sonhar.

No entanto, há sonhos e sonhos. Alguns estão dentro dos limites do possível, quer os possíveis da tecnologia contemporânea, quer os limites terminais das leis fundamentais da física. Outros desafiam alguns limites, mas com o investimento certo, poderão levar a desenvolvimentos que os possibilitem. Ou não, e poderão ser becos sem saída. Outros ainda são fortemente improváveis, ou mesmo impossíveis, e aqui cabem muitos dos artifícios que a ficção científica popular se socorre para tornar as suas histórias mais empolgantes (é de notar que Novella não é anti-FC, nota-se no seu livro que é um apaixonado do género com uma enorme cultura literária).

São estes os prismas com que Novella aborda as tecnologias que poderão ditar os futuros possíveis, analisando-as numa lógica que cruza limites técnicos com impactos sociais. Recorda-nos que as reais possibilidades das tecnologias se realizam na sociedade, ou seja, é a forma como as pessoas lhes dão uso o que dita o sucesso de uma dada tecnologia (mesmo que este sucesso tenha consequências negativas). É o que pretende ser - um guia céptico, que equilibra realismo sem, no entanto, jamais recusar o sonho.