quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Conversas de Banda Desenhada


Carina Correia, João Lameiras (2022). Conversas de Banda Desenhada. Lisboa: A Seita.

Um livro que faltava para conhecer a fundo a banda desenhada portuguesa. Este campo tem assinalado um forte crescimento, estável e sustentável, com um crescendo de edições e um constante surgir de novos autores, e regressos de autores consagrados. Mas a edição literária não chega para mapear a BD portuguesa, nem as entrevistas e textos soltos sobre os seus criadores que vão saindo, dispersos, em vários meios.

Carina Correia e João Lameiras fizeram-se à estrada (literalmente, e ler as suas desventuras é um dos lados divertidos do livro) para ir falar com alguns dos nomes mais destacados da BD portuguesa contemporânea. São entrevistas que, apesar de passadas a limpo para o registo escrito, se percebe que foram informais, apesar de estruturadas. Permitem-nos descobrir, e compreender, muito do mundo que não é habitual aos leitores conhecer. Fala-se de métodos de trabalho, de percursos pessoais, de visões estéticas e culturais. Também se fala da ilustração como trabalho, das vicissitudes da edição, de sucessos e insucessos. Discutem-se impactos culturais e traçam-se linhas soltas que, reunidas, se começam a estruturar numa história da BD portuguesa.

Como observam os autores, se este é talvez o melhor momento vivido pela BD em portugal (e que assim se mantenha, e cresça), este livro é um documento precioso, um retrato dos criadores. E, com isso, um forte apontamento, estruturado e investigativo, para um futuro traçar da história do género por cá. Mas desenganem-se, se suspeitam que este é um trabalho de árido academismo. Os autores são fãs, conehcem bem os criadores, o ambiente é descontraido, de partilha pura. Um livro que nos leva além da ficção, para a realidade de ser criador de BD portuguesa.