quinta-feira, 15 de julho de 2021

Manga: Misumisou; I Am a Cat; Hell Mother


Rensuke Oshikiri, Misumisou

Um conto muito cruel. Quando uma jovem adolescente se muda para uma vila do interior japonês, a sua chegada à nova escola não corre muito bem. O grupo de adolescentes é pequeno, e implacável. O bullying sucede-se, cada vez mais violento, levando até à morte de familiares da adolescente. Tudo tem os seus limites, e a rapariga começa a responder à letra e com extremo prejuízo. Para mais, a única pessoa em quem sente que pode confiar, é um rapaz obcecado pela ideia de proteger aqueles que ama, mesmo que isso signifique recorrer à violência. Não há inocências neste banho de sangue adolescente.

Natsume Sōseki, I Am a Cat

Um gato muito sagaz observa a vida do seu dono, um escritor da viragem do século XIX para o XX, e os seus peculiares amigos. Humor discreto, nestas histórias onde o olhar de um gato coloca a nu as bizarrias da alma humana. Adaptação de um romance japonês dos primórdios do século XX.

Kanako Inuki, Hell Mother

A história que dá o nome à coletânea é uma variante de terror da clássica narrativa onde uma madrasta faz a vida negra a inocentes crianças, neste caso com uma madrasta bruxa que mata o pai de duas meninas e as tenta usar num sacrifício ritual para assegurar a sua imortalidade. Outras histórias surreais e bizarras se seguem, com a de um adolescente desprezado pelos seus colegas que se entretém a construir réplicas perfeitas das suas casas na sua cave, uma variante muito escatológica da história de Cinderella, onde o espelho faz mais do que proclamar a beleza, retira-a com extremo prejuízo, ou a história de uma menina mimada que obtém prazer obrigando as pessoas a desfazerem-se de objetos queridos com a força do dinheiro, que será castigada de forma sobrenatural ao tentar adquirir uma mansão a uma família centenária. Relatos de horror que oscilam entre o suave e a violência visual profunda.