Esta semana, trazemos a história do livro e da escrita vinda da antiguidade clássica, um fantástico filme exploitaiton de português, ou um dicionário de ideias de Ficção Científica. Fala-se do mecanisno de Antikythera, dos sucessos da Relativity Space, ou da mãe sobreprotetora que usou deepfakes para injuriar as concorrentes da filha. Aimda se fala da disponibilização pelo MIT das suas revistas em acesso aberto ou de memes medievais. Outras leituras vs aguardam, nas Capturas da semana.
Ficção Científica e Cultura Popular
Renato Casaro: Saviour of the Universe!
https://70sscifiart.tumblr.com/post/645772292471832576
A Dictionary of Science Fiction Runs From Afrofuturism to Zero-G: Um projeto: Um projeto fascinante para quem se interessa a fundo por ficção científica, que rastreia a origem de conceitos e frases, incluindo o momento original da primeira aparição.
https://www.smithsonianmag.com/arts-culture/dictionary-science-fiction-runs-afrofuturism-zero-g-180977224/
O Infinito aberto pela Escrita e o Livro: Um livro que é apaixonante, pela erudição e encanto mostrado pela autora. Li-o, e muitas vezes pensei no extraordinário que era, ser incapaz de parar de ler um ensaio, de tão agarrado que ficava às palavras. Mais do que uma história, é uma carta de amor à cultura clássica, às letras, à história das ideias.
http://virtual-illusion.blogspot.com/2021/03/o-infinito-aberto-pela-escrita-e-o-livro.html
Herge’s Heirs Are No Fans Of A French Artist’s Edward Hopper/Tintin Mashups: Em parte, é uma questão de gosto. Mas a Moulinsart é notória pela forma férrea com que gere Tintin como propriedade intelectual, com especial gosto em proibir trabalhos derivativos e espremer o máximo possível de dinheiro deste ícone da bd.
https://www.theguardian.com/books/2021/mar/12/herge-heirs-sue-artist-over-his-tintin-edward-hopper-mash-ups
John Berkey: Futurismos industriais.
https://70sscifiart.tumblr.com/post/645749637822758912
Origin story: Lessing (1979), Shikasta: Uma das grandes obras da FC nos anos 70, percursora temática de vertentes que só hoje se estão a tornar prevalentes. A sua visão crítica sobre temas como o colonialismo ou capitalismo foi, à altura, inovadora.
https://www.velcro-city.co.uk/origin-story-lessing-1979-shikasta/
Mutant Blast: Perdi este filme durante a sua curta passagem pelos cinemas portugueses (creio que chegou ao Motelx do ano passado, mas perdi essa edição do festival). Andava mortinho por o ver, e graças à RTP Play, ei-lo. Esta loucura visual mistura zombies, gore, ação e comédia num perfeito delírio de terror pós-apocalíptico. É um filme que não se leva a sério, e no entanto está cheio de excelentes efeitos especiais. É um constante acumular de situações inesperadas e over the top. Nem sei do que gostei mais, entre a ratazana bebé que nasce de uma mão que sofre mutações, da lagosta gigante que irá ter uma batalha final contra um golfinho ninja, ou da ratazana gigante que extermina um grupo de mutantes à dentada e ao leite radioativo. Delicioso, over the top, assumidamente camp exploitation. Os críticos eruditos não gostam, mas este tipo de cinema não se destina a esse público, isto é para os amantes das late night movie sessions.
https://www.rtp.pt/play/p8588/mutant-blast
Abertura de Attack on Titan com Marco Paulo é o novo estranho fenómeno da Internet portuguesa: A piada disto, é que realmente até funciona, a pimbalhice clássica assenta como uma luva no genérico do anime.
https://www.eurogamer.pt/articles/2021-03-10-abertura-de-attack-on-titan-com-marco-paulo-fenomeno-da-internet-portuguesa
The Sky Beast Of Berlin: Puro gernsback continuum, apesar de não ser de ficção científica.
https://pulpcovers.com/the-sky-beast-of-berlin/
Best Comics of 2020: An International Perspective Part 2:Year in Review: Intrigante, esta perspectiva sobre a edição de banda desenhada na Europa, com destaques para cada país. Se bem que não sei se a representatividade portuguesa é a melhor, os destaques vão todos para a bd indie da Chili Com Carne, e há outros autores, outros editores que não foram representados.
http://paulgravett.com/articles/article/best_comics_of_2020_an_international_perspective_part_2#portugal
“Astral Thinker,” by Peter Max, 1970: FC psicadélica.
https://70sscifiart.tumblr.com/post/645413670148587520/astral-thinker-by-peter-max-1970
Alan Moore's New Novel Series, Long London, Is Being Auctioned Off: Pensava que Moore se tinha reformado de vez, mas aparentemente ainda há novas obras a esperar. O que é uma excelente notícia para os fás desta lenda dos comics.
https://bleedingcool.com/comics/alan-moore-long-london/
Proctor Valley Road, Grant Morrison's Biggest Original Launch In Years: Este argumentista é uma força estranha no mundo dos comics, sempre me surpreende que o deixem editar em zonas mais mainstream. Consegue ir para o surreal e psicadélico extremo, mesmo nos habitualmente estereotipados comics comerciais. Ultimamente tem estado a fazer coisas inacreditáveis com o clássico Green Lantern, e segue-se agora uma nova série. Vai ser de certeza intrigante.
https://bleedingcool.com/comics/proctor-valley-road-grant-morrisons-biggest-original-launch-in-years/
Tecnologia
En medio de una escasez global de chips, Taiwan se enfrenta a una sequía que puede interrumpir la producción de procesadores: A escassez de dispositivos computacionais nos mercados, causada pelo cruzamento de escassez de chips com a subida nas aquisições de material informático para dar resposta aos tempos pandémicos, ainda pode piorar. A seca que se vive em Taiwan obriga a restrições no consumo de água, com implicações nas indústrias de componentes eletrónicos, poderão agravar esta situação.
https://www.xataka.com/componentes/medio-escasez-global-chips-taiwan-se-enfrenta-a-sequia-que-puede-interrumpir-produccion-procesadores
Modernidade
https://www.xataka.com/aplicaciones/solo-hay-cosa-mejor-que-memes-memes-medievales-asi-puedes-hacerlos
https://www.microsiervos.com/archivo/ciencia/mit-press-acceso-publico-gratuito.html
Las violaciones que denuncia la National Gallery y que el Prado oculta en su exposición 'Pasiones mitológicas': Não é preciso ser-se especialmente ativista para saber que estes grandes quadros da história de arte representam ações que, para nós, são perturbadoras. A própria mitologia grega original é clara nisso, estas representações das predações de Zeus sobre as mulheres (e rapazes) que lhe despertavam a luxúria eram de facto violações, e geralmente ainda acabavam mal para as vítimas da luxúria divina. No entanto, não precisamos de rejeitar liminarmente estas obras por ofenderem a nossa sensibilidade contemporânea. Há que ter a maturidade para conhecer os seus enquadramentos, por perturbadores que hoje nos pareçam, e com isso ser capaz de as ver com visão crítica.
https://www.eldiario.es/cultura/arte/violaciones-denuncia-national-gallery-prado-oculta-exposicion-pasiones-mitologicas_130_7302367.html
The bizarre tale of the world's last lost tourist, who thought Maine was San Francisco: Enganos na paragem, quem nunca? No caso deste alemão que sempre quis visitar o Oeste e a cidade de São Francisco, uma confusão na escala do avião no Maine levou-o a andar uns dias pela Nova Inglaterra, a pensar que estava na cidade californiana. Eram outros tempos, e os americanos ajudaram aquele turista alemão que mal sabia falar inglês a ir descobrir a cidade com que sonhava. Algo impossível de fazer hoje. Nem falo de uma história destas, hoje em dia, ser pasto para inúmeras piadas nas redes sociais. É que provavelmente nem passaria na fronteira.
https://www.sfgate.com/local/article/lost-tourist-who-thought-Bangor-was-San-Francisco-15940512.php
Myanmar consiguió colocar su primer satélite en el espacio, ahora Japón lo tiene retenido y bajo control en la EEI: Quando os golpes militares chegam ao espaço. O primeiro satélite lançado por Myanmar está em suspenso, detido pelos parceiros japoneses da JAXA, para evitar que a junta militar que tomou o poder no país use este recurso para oprimir a população.
https://www.xataka.com/espacio/myanmar-consiguio-colocar-su-primer-satelite-espacio-ahora-japon-tiene-retenido-control-eei