Maxwell Grant (1971). The Living Shadow. Pyramid Books.
Quando o jovem Harry Vincent, desiludido de amores e da vida na grande cidade de Nova Iorque, está quase a atirar-se de uma ponte para meter um ponto final a tudo, é salvo no último momento por um homem que lhe propõe um emprego. Uma figura misteriosa e sombria, que pede a Vincent que execute diversas missões de vigilância. E é assim que o jovem desencantado com a vida na grande cidade se torna um dos ajudantes de The Shadow, o elusivo e implacável combatente do crime.
Nesta primeira aventura daquele que é um clássico das personagens pulp, o crime envolve o roubo fraudulento de jóias e uma rede de criminosos e receptadores no bairro chinês de Nova Iorque. Seguimos os passos de Vincent, à medida que se vai adensando na trama. Cruza-se com criminosos violentos, e nas suas missões parece estar sempre um elemento de predição, com algum elemento previsto pelo Sombra.
O livro é notável pela ausência da sua principal personagem. Seguimos Vincent, um dos colaboradores da rede de combatentes do crime que auxilia O Sombra, mas raramente nos é dado mais do que vislumbres do grande personagem pulp. Sublinha que vive nas sombras, conhecedor da escuridão que se oculta no coração dos homens. Esta reedição de 1971 faz regressar a primeira aventura escrita por Maxwell Grant, o pseudónimo dos escritores da série The Shadow, originalmente criada para a rádio, mas com tanto sucesso que depressa chegou ao mercado dos pulps.. Esta primeira aventura literária foi escrita por Walter Gibson.