terça-feira, 3 de março de 2020
Dream Fossil: The Complete Stories of Satoshi Kon
Satoshi Kon (2015). Dream Fossil: The Complete Stories of Satoshi Kon. Nova Iorque: Vertical Comics.
O que me surpreendeu nesta leitura de histórias do cineasta Satoshi Kon foi a sua banalidade. São contos sem bizarrias extremas, fantasia grandiosa, ou fantástico avassalador. Não têm um género específico. Umas tocam na ficção científica, outras no desporto, outras nas vidas dos estudantes. A maior parte tem um ritmo de descarrilamento que, para japoneses, deve ser um crescendo de humor progressivamente hilariante. Habituado como estou à obra dos mangaka especializados num género específico, a surpresa foi descobrir como Kon aplica a sua capacidade narrativa e gráfica em diversos contextos. Ver histórias tão díspares reunidas num mesmo livro recorda-nos que, por lá, há títulos para todos os gostos dos leitores. Mesmo aqueles que adoram histórias sobre as agruras de estudantes de liceu em véspera de exames. A leitura tem interesse, a capacidade narrativa de Kon é admirável, mas as temáticas nem por isso. Representam um mainstream comercial do mangá que não atinge a expressão própria dos maiores autores, nem a excelência de obras focadas num género específico.
Carve: Num futuro pós-apocalíptico, a humanidade refugiou-se em cidades para sobreviver à destruição. Mas expulsa delas humanos que revelam capacidades especiais. Estes sobrevivem nas ruínas, agora tornadas habitáveis, mas começam a ser alvo de robots enviados pelos habitantes das cidades. As suas capacidades especiais dão excelentes armas de guerra.
Horseplay: Quando uma equipa escolar de baseball se vê na iminência de ir a um campeonato nacional, rebenta a loucura na escola. Os até ao momento ignorados desportistas levam com treinos exigentes, e as jeitosas cheerleaders da escola deixam de lado a equipa de futebol para os vir animar. As tensões vão-se elevando, e o caos rebenta. Uma história sobre os delírios do desporto, contada com um sentido de humor histriónico.
Baseball Brats: Crianças que jogam baseball, fascinadas pelo jogo, e que se esforçam por jogar sempre melhor. É só isto. Possivelmente, há todo um subgénero de mangá dedicado ao baseball.
Summer of Anxiety: Um jovem estudante de liceu, com o carro avariado, decide usar uma bicicleta para viajar no Verão. O seu destino é a cada da rapariga que gostaria que fosse sua namorada, mas a caminho envolve-se numa aventura mirabolante. Ao acampar numa praia durante a noite, ajuda uma jovem que está a ter problemas com o namorado a fugir deste. Que, não estando pelos ajustes, chama os seus amigos para se vingar do rapaz. Seguem-se peripécias e perseguições, tendo pelo meio a ansiedade de um jovem que se mete em sarilhos para ajudar uma mulher, mas nunca foi beijado.
Focus: Nas vésperas dos seus exames de acesso ao ensino superior, um estudante começa a mostrar um comportamento errático e rebelde. No Japão, estes exames têm uma enorme importância e são decisivos, a pressão é muito elevada. Por isso, os pais preocupados pedem ao seu tutor que siga o jovem no seu dia a dia, para perceber o que se passa com ele. O trabalho de detetive irá levar à descoberta de um segredo algo sórdido, um caso entre a mãe do jovem e o seu professor, que não é do agrado nem deste nem da filha do docente.
Day has Dawned: Tecnicamente, uma ressaca. Jovens finalistas de liceu, algo frustrados pela aparente incapacidade de entrar nas universidades por falta de notas,, decidem fazer uma noitada e tentar perder a virgindade. Mas nestas coisas de noitadas, a coisa nem sempre corre bem.
Kidnappers: Um ladrão encontra uma carrinha com as chaves na ignição, com o condutor distraído numa cabine telefónica, e aproveita logo a oportunidade para a roubar. Mas leva mais do que uma carrinha velha. Lá dentro está uma criança, que o condutor tinha raptado. O ladrão, perseguido pelo raptor, decide ajudar a criança a regressar ao seu lar. Uma história de subtil bom humor.
Guests: Uma família muda-se para uma casa nova, um belo achado no mercado imobiliário. Mas a casa tem um pequeno problema. É continuamente assombrada por um número crescente de fantasmas, que a família tenta ignorar até a um momento verdadeiramente explosivo, em que a casa se enche com hordes de fantasmas. Na verdade, a casa em si não está assombrada, apenas está num caminho seguido pelos espíritos, e um amuleto mal colocado convida-os a entrar, em vez de seguirem caminho. Uma história onde o sobrenatural serve de base ao humor.
Waira: No Japão feudal, um nobre senhor da guerra foge para as montanhas, acompanhado de alguns leais seguidores, após ter sido traído em combate. A montanha é assombrada por uma criatura mortífera, que deixa aterrados os seus perseguidores. Uma criatura que se revelará ser um tigre, que o nobre consegue semi-domesticar para, sozinho, enfrentar o exército rebelde, depondo o líder traidor e reconquistando o seu comando. Visualmente, deslumbrante, num uso eficaz do claro-escuro e no retratar dos trajes militares de época.
Picnic: Uma espécie de contraponto a Akira, onde Tokyo foi destruída não por bombas atómicas, mas pela subida dos mares. Na nova cidade, os jovens emigram para o espaço. Dois amigos, na véspera de emigrarem, mergulham nas ruínas da velha cidade, para recordar os tempos de infância.
Beyond the Sun: Mais uma história de humor. Uma velhota num lar não recebe a visita dos seus familiares, mas a enfermeira que a acompanha distrai-se e a maca começa a deslizar por uma estrada abaixo… e continua, atravessando campos e ruas até chegar ao mar. Na praia, está a família que não quis visitar a avó.
Joyful Bell: Um conto de natal. Um jovem que tem ser pai natal como emprego regressa a casa na véspera de natal, e encontra uma criança perdida. Ajuda-a a regressar a casa, mas vê-a desaparecer na escuridão na rua onde diz que vive. E, da escuridão, aparece a sua ex-namorada, com a qual reconstrói o amor.
The Desert Dolphin: A tripulação de um tanque alemão, perdida no deserto norte-africano, percorre as dunas em busca dos seus companheiros. Com a água a esgotar-se, acabam a fugir de uma patrulha inimiga e, sem prestar atenção por onde vão, acabam atolados no mar.
The Adventures of Master Basho: Uma história curta, onde um mestre budista tem dívidas superiores à sua sabedoria, que é a suficiente para se esquivar de as pagar.
Toriko - Prisoner: Um jovem com problemas comportamentais está sempre em sarilhos com as autoridades de um regime futurista repressivo. Ao ser enviado para um centro de recondicionamento comportamental, rebela-se de vez e tenta chegar ao centro do complexo, para destruir o computador central e ganhar a liberdade. Mas, na verdade, está a viver ilusões dentro de um tanque de privação sensorial, uma realidade virtual que, fazendo-o acreditar que se está a rebelar, reprograma-o para o tipo de comportamento submissivo que as autoridades impõem.