quarta-feira, 29 de maio de 2019

Semillas de Ansiedad


Masaaki Nakayama (2009). Semillas de Ansiedad, Vol. 1. Barcelona: ECC Ediciones.

Estas Sementes de Ansiedade são um livro curioso. O grande tema é o horror, mas não aquele violento, forte ou escatológico. Não há aqui grandes narrativas de personagens assombradas ou monstros tenebrosos. As histórias são curtíssimas, duas a quatro pranchas e já está. E não são especialmente assustadoras, antes, tocam na inquietação com o banal.

Sabem, aqueles arrepios súbitos sem justificação? A estranha sensação quando acordamos no silêncio da noite com a intuição que algo não está bem? Ou passar por uma rua deserta, com a sensação de se ser observado. O pensamento que estamos a olhar para algo que mais ninguém vê. O arrepio quando estamos num edifício vazio. Sabemos que está tudo bem, que impera a normalidade, mas há algo dentro de nós, profundamente arreigado na nossa alma, que nos faz sentir que talvez não seja bem assim.

É esse o foco do horror neste mangá. Nakayama olhar para os temores fugazes, cruza com lendas urbanas, e uns polvilhos do rico mundo sobrenatural japonês. As histórias são curtas porque os temores são fugazes, centram-se precisamente naquelas emoções momentâneas que nos arrepiam. A nível gráfico, o traço não se afasta do estilo normal no mangá. O único cunho distintivo desta série é o ponto de vista pouco habitual do autor.