domingo, 24 de março de 2019

URL


Kitbull | Pixar SparkShorts: Gato conhece cão e... bem, o melhor é mesmo ver esta curta. Daquelas que depois de a ver, só dá vontade de ir fazer muitas festas à minha grande cadela.

Cameras that understand: portrait mode and Google Lens: E por máquinas fotográficas que compreendem, o autor quer mesmo dizer isso. A ubiquidade da fotografia com smartphones tem como consequência o ser cada vez mais um artefato de software e não de hardware, com a perfeição visual a ser cada vez mais automatizada. E que uso será dado a esta combinação de fotografia e computação? Pensem no uso da lente como forma de externalizar a memória.

Playing Games with Life: Analisar o clássico SimCity, mostrando que a sua estrutura de jogo e as escolhas a que que os jogadores são levados partem, essencialmente, de pressupostos ideológicos e de ver o humano como elemento descartável de um sistema.

O Chef Punk: Não sendo grande apreciador de canais de culinária, nunca vi mais do que de raspão alguns dos programas de Anthony Bourdain. Mas não deixei de achar interessante a forma fora da caixa com que encarava as artes culinárias.

From Bismarck to Hitler, how German rulers rewrote history: Porque as fake news não nasceram com a internet. Apropriar-se da história, enviesar pontos de vista, criar falsos mitos, é uma técnica de legitimação de poder tão velha quanto a humanidade.

Germany Is Testing the Limits of Democracy: Quando a tolerância se torna um dos problemas da democracia. É paradoxal, mas num regime que defende a liberdade, existe a necessidade de criar limites quanto o exercer dessa liberdade ameaça a estrutura da democracia, como no caso dos extremismos ideológicos políticos ou religiosos. E se há país onde essa necessidade tem uma forte carga é na Alemanha, com a memória de um passado nazi que todos queremos que nunca mais se repita.

In Los Angeles, Climate-Change Gentrification Is Already Happening: Ou como o desastre global é o lucro de alguns. Num mundo que sente progressivamente os efeitos das alterações climáticas, uma forma de lhes responder é fugir para zonas onde os efeitos se fazem sentir em menor grau. O resultado? Quem tem dinheiro, muda-se e gentrifica comunidades. Bem vindos à era do capitalismo de desastre.

Are Robots Competing for Your Job?: Há que admirar o tom tranquilizante do título. E tem razão. Se, de facto, robótica, automação e inteligência artificial são forças transformativas rápidas, que estão a alterar os panoramas económicos e laborais, por outro lado as mudanças são mais graduais do que as visões de deslumbre/pânico dos futuristas. Há coisas que são notórias. Muitos empregos de hoje estão a ser adaptados para robótica e automação; a tecnologia ainda não está tão desenvolvida quando se imagina (mas lá chegará); o mundo laboral está a sofrer transformações profundas, e as suas consequências não são lineares. Este é um dos mais equilibrados artigos que li sobre este tema.

Here's What's Happening in the Undeclared War Between India and Pakistan: Caças Mirage e Mig.21 versus F-16, em combate dos céus de Cachemira? Parece um filme dos anos 80. Mas infelizmente é uma muito real tensão entre a Índia e o Paquistão, que espero que quando estas linhas forem publicadas não se tenha tornado algo realmente sério, e seja apenas uma nota de rodapé esquecida.

Ten big global challenges technology could solve: Dez desafios complexos, do tratamento para a senilidade ao retirar carbono da atmosfera, que a tecnologia poderá resolver.



Massive Russian Cargo Ship With a Drunk Captain Plows Right Into Korean Bridge: Pronto, eu sei, isto não é o tipo de tema erudito e intrigante que gosto de partilhar nestes URL, mas... conhecem a metáfora do não conseguir desviar os olhos de um descarrilamento a baixa velocidade? Isto é a mesma coisa, mas com barcos, pontes e um comandante de navio algo embriagado. Isto é o exato oposto de a coisa passou-se tão rápido que não houve tempo para reagir.

The Orville Season 2 Has Been All About the Characters, and the Show's Never Been Better: Sem dúvida. Recordo quando a série começou, ter visto os primeiros episódios e pensar que era uma patetice, uma comédia Seth McFarlane a gozar com Star Trek. Tipo Family Guy in Space. Mas depressa mostrou ser muito mais que isso, tornando-se uma das mais sólidas propostas de ficção científica televisiva. Consegue sê-lo fugindo àquela estética de exacerbar o dramatismo que caracteriza as séries de TV contemporâneas. E também não se esquece de manter fidelidade à FC, respeitando e muito o género. The Orville uma vénia quer a Star Trek, quer à FC clássica.


Skin in the game: do we need to take down nudes – or look at them harder?: Pois, isto realmente de ir ver mamocas penduradas nos museus na era do #metoo tem o seu quê de revolta cultural contra-contemporânea. Ou não, não podemos simplesmente descartar toda uma tradição artística por causa de excessos culturais (e note-se, considero o #metoo fundamental para evoluirmos em termos sociais, quebrando a objetificação do feminino, e o abuso de relações de poder para obter favores sexuais, são comportamentos cavernículas e está mais que na hora de nos livrarmos disso). O nu na arte é algo de profundamente humano, entre a sexualidade e o humanismo, e não está isento de dominância masculina, mas não é de descartar e esconder nos esconsos dos museus: the sheer variety of reasons for portraying the human body naked, and the complexity of the visual traditions artists were drawing on. E só porque sim, tomem lá mamocas. Pintadas por Ticiano, e se a vossa sensibilidade achar que isto é coisa de bolinha vermelha, ainda têm imenso que aprender...

The NASA Decision Russia Didn’t Like: Pois, realmente é chato. Quando a SpaceX concretizar o primeiro voo tripulado da sua cápsula, os EUA deixam de estar dependentes dos russos para ir até à ISS. É capaz de fazer mossa no orçamento espacial russo.