domingo, 3 de fevereiro de 2019

URL


Elon Musk’s vision of spaceflight is gorgeous: Isto parece ter saído da ilustração de FC dos anos 50, a nave proposta por Musk tem o seu quê de estilo retro. Quando lerem estas palavras é provável que já tenha efetuado o seu primeiro teste, devido ao desfasamento, intencional, de tempo entre escrever estas notas e publicá-las.

Vamos Falar (E Não Falar) Sobre Religião: Religião, ateísmo, e ligações com a ciência vistas com a habitual forma lúcida do SciMed.

Exporting the Technology of Occupation: Os benefícios da ocupação israelita dos territórios palestinianos não se ficam pela conquista de terreno, colonatos ou exploração de recursos e mão de obra. Deram um enorme impulso à tecnologia militar e de vigilância, com empresas israelitas a oferecer no mercado ferramentas similares às que usam para oprimir a Palestina. Ditaduras e estados a resvalar para ao autoritarismo agradecem. Pormenor irónico, em modo de ironia muito negra: o constante estado de revolta nos territórios palestinianos está a tornar-se um problema de marketing para estas empresas, dando a entender que os seus produtos são eficazes a vigiar e monitorizar, mas não conseguem debelar a revolta e manter as vítimas no seu lugar. Algo que a Rússia explora bem: anda a vender armas com o selo de testado na Síria. Sim, esta é daquelas leituras que abala profundamente a fé na humanidade.

Early Predictions of the Internet Date Back to 19th Century Sci-Fi: Ah, esta coisa de quererem muito que a Ficção Científica seja preditiva... há um certo longshot em chamar às antevisões do artigo predições da internet. Duas parecem-me uma extensão lógica do telégrafo e telefone (se se recebe mensagens, porque não de forma contínua, ou com imagens?), a terceira uma reflexão sobre o mecanicismo e os medos, que hoje nos parecem obsoletos, da sociedade industrial. Falar deles como antevisões da internet ou dos comportamentos em bolhas de informação mediadas por social media é esticar um bocado a coisa.

The Media’s Post-Advertising Future Is Also Its Past: O jornalismo assenta num modelo de negócio do século XX, que se esfumou na era da internet. E ficámos com um grave problema: mais que nunca, jornalismo isento e o seu papel social é fundamental nesta era de ruído amplificado pelas redes sociais. Mas não tem modelo de financiamento que o sustente. Não é uma pergunta de respostas fáceis, e creio que a corrente ideia de jornalismo como pilar isento da sociedade se irá, lamentavelmente, perder.

WHEN AMERICAN ARTISTS TRIED TO START A TELEVISION REVOLUTION: A revolução transmitida pela televisão (sorry, traduzir revolution will not be televised não tem impacto) parece-nos um breve blip dos primórdios da era digital. Mas deixou marcas, nem que seja pelo trabalho de Nam Jun Paik, cujo hábito de desvirtuar televisões com ímanes é um avôzinho dos artistas contemporâneos que se dedicam ao glitching.

Machine learning can offer new tools, fresh insights for the humanities: Ou o big data aplicado às artes. A análise estatística de grandes corpos de texto é uma forma nova de compreender as humanidades, vendo a história, literatura e outras artes por um prisma diferente, que encontra padrões no meio de enormes quantidades de dados aparentemente não relacionados. Não substitui outras formas de análise, permitindo um outro olhar.


ADVENTURES IN SCIENCE FICTION COVER ART: YVES TANGUY AND PENGUIN SF COVER ART: Este blog, que quando publica enche o olho e delicia a mente, desta vez olha para pinturas do surrealista Yves Tanguy que se tornaram capas de romances de Ficção Científica.

Never mind killer robots—here are six real AI dangers to watch out for in 2019: Verdadeiros desafios da Inteligência Artificial. Não os de especulação futurista, mas os reais, entre o excesso de confiança numa tecnologia ainda muito incipiente e o perigo invisível dos enviesamentos de decisão causados por falta de qualidade dos dados que sustentam os processos algorítmicos.


Uma breve história da ficção científica no cinema português: Há por aqui algumas raridades que nunca vi, nisso que em si já é uma raridade: cinema português de FC.

Inside Facebook's 'cult-like' workplace, where dissent is discouraged and employees pretend to be happy all the time: Mais do que um artigo sobre os males da rede social, mostra bem os problemas levantados pelos sistemas de avaliação de desempenho. Essa querida coqueluche dos administradores (uma praga, na educação), são muito bonitos no papel, formas de recompensar funcionários empenhados e competentes e estímulo aos mais fracos. Na verdade, cria culturas de competitividade agressiva, onde o objetivo é sobreviver, passando por cima de direitos laborais ou direitos sociais elementares.

The Many Lives of Liberalism: Se me perguntarem se ser liberal, hoje, é coisa boa lembro-me que a palavra serve para lavar a cara aos piores excessos da ganância e individualismo predatório. Mas tempos houve em que ser liberal era defender a liberdade, progresso e melhoria das condições sociais. Decaiu imenso...

Ya podemos ver el vídeo del histórico alunizaje en el lado oculto de la Luna y nuevas fotografías: A missão lunar chinesa deixa as suas marcas.