segunda-feira, 29 de outubro de 2018

SitRep

Neste fim de semana dei um salto ao Festival Bang!, aproveitando o já estar em Lisboa para ter aulas no IEUL, e conheci finalmente em pessoa o Jorge Candeias, autor do Bibliowiki e da Lâmpada Mágica, agora a dedicar-se também à recolha de artigos dispersos na blogosfera portuguesa e brasileira sobre FC. E, também, grande (des)conhecido do grande público como tradutor da saga de George R.R. Martin (que, lamento, Candeias, nunca irei ler, porque não é mesmo my cup of tea). E, também, alguém com quem partilho princípio políticos e cujos posts nas redes sociais têm tendência para libertar o ironizador que há em mim.

Se num local bem definido por coordenadas geográficas e temporais param, à conversa, eu, Candeias e Cristina Alves, está lá praticamente metade da blogosfera portuguesa que se dedica à leitura e discussão de Ficção Científica. Não sejamos convencidos, notem que o número de blogs dedicados ao fantástico em geral tem crescido, mas os focos principais estão na fantasia e banda desenhada. E na conversa, o Candeias recordou-nos da sua iniciativa LeiTugas: e que tal tentar fazer pelo menos um post por mês de uma leitura de FC de autor português? Parece-me muito bem, apesar de nestes dias estar algo apertado de trabalho. Falta de tempo é queixa comum entre todos, e dessa maleita ando a padecer com agudeza.

Também, a culpa é minha. Ninguém me manda meter nestas coisas. Este ano estou a leccionar TIC a todas as turmas de 5.º e 7.º ano da escola (não me atrevo a contar o número de alunos, para não ficar deprimido, mas são dezasseis turmas), com o desafio acrescido de trabalhar com programas novos. Sétimo é fácil, o programa envolve 3D e multimédia, no quinto estou, literalmente, a desbravar novos terrenos (leia-se inventar, mas um inventar informado na minha experiência pedagógica e preparação técnica). Para complicar, este foi o ano letivo em que a minha escola migrou, finalmente, para uma nova plataforma de gestão de backoffice administrativo e pedagógico, da qual os meus colegas só se apercebem de algumas das pontas do iceberg, os sumários eletrónicos e a gestão online de avaliações e direção de turma. Alguns que me ouvem dizer isto rolam os olhos e dizem só agora, na escola onde estive em (inserir data aqui), mas esquecem que se a implementação inicial disto é feita pela empresa que comercializa o software, cabe a alguém nas escolas fazer o grosso do trabalho de configuração das bases de dados e sua gestão. Estas coisas não são chave na mão.

Já seria lenha suficiente para me queimar, mas ainda insisto em dar formação de 3D na ANPRI e envolver-me em projetos como o 3Digital ou a presença do Robot Anprino em Maker Faires. Roma, awesome!, já foi, e em breve é na Galiza. Ah, e porque acho que tenho de aprofundar as minhas competências técnicas, e refletir sobre o lado mais profundo da utilização de tecnologias na educação, atirei-me à pós-graduação em Robótica e Programação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Um desafio que está a ser muito estimulante, e, claro, a dar trabalho. Some-se a isso o ser tutor online de uma cadeira de Sistemas de Informação para Bibliotecas na Universidade Aberta (foi um desafio do meu ex-orientador de mestrado, e eu devo-lhe tanto que dizer não não é possibilidade). Para rematar, há ainda um projeto editorial chamado Bit2Geek, onde com os meus contributos espero ajudar o seu criador a criar, em Portugal, um site de referência na discussão acessível de temas ligados ao espaço e impacto da tecnologia.

Ufa. Isto posto assim, até percebo porque é que tantos colegas de trabalho me perguntam quando é que tu dormes...

Quem sofre com isto são as leituras, o tempo diminui e o foco passa para livros de não-ficção dedicados à robótica, programação, pedagogia e inteligência artificial. É um cocktail, diria que, curioso. Quem estiver atento a este blog reparou que a secção semanal dedicada a comics desapareceu. Mesmo assim, nem que seja para deixar o cérebro respirar, vou tentar alinhar neste desafio do Candeias. Só não o prometo fazer no imediato...