quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Dylan Dog: La Casa delle Memorie; Nuovo Cinema Wickedford; Il saldo; Il ponte del diavolo



Alessandro Bilotta, Giampiero Casertano (2015). Speciale Dylan Dog #29: La Casa delle Memorie. Milão: Sergio Bonelli Editore S.p.A..

Estamos no futuro, e o mundo tenta viver no meio de uma praga global de zombies. Infestação que tem a sua origem no próprio Dylan Dog, quando no meio de uma das suas aventuras Groucho é mordido por um zombie e Dylan não consegue ter coragem de matar o seu amigo, assegurando que a infestação se propaga globalmente. Agora, no futuro, Dylan está de regresso à Scotland Yard, chefiando uma unidade especializada na contenção de zombies. Não é um trabalho que encare com muito gosto, voltando a refugiar-se no álcool. Triste com as memórias, abandona a casa de Craven Road e refugia-se num casebre num cemitério, onde passa as noites (um aceno de Alessandro Bilotta a Dellamorte Dellamore, numa história pensada em memórias). Para além dos zombies, há um outro grupo de pessoas que começa a surgir nas ruas: desmemoriados, homens e mulheres que perante o colapso da sociedade, escolheram abrigar-se num oásis utilizando drogas para lhes anular as memórias. Dylan, com tanta vontade de morrer que marca um compromisso final com um serviço de eutanásia, decide investigar este último caso, envolvendo-se com uma mulher que procura perder as memórias e descobrindo um oásis secreto, onde homens e mulheres que esqueceram o seu passado vivem numa réplica da cidade de Londres. Dylan acabará por se lhes juntar, mais um cujas memórias do passado se desvaneceram.

 
Davide Barzi, et al (2015). Dylan Dog Magazine #1: Nuovo Cinema Wickedford - Il saldo. Milão: Sergio Bonelli Editore S.p.A..

Nuovo Cinema Wickedford: perdido na estrada para visitar o seu amigo ex-inspector Bloch, Dylan dá boleia a dois documentaristas que se dirigem a Wickedford para investigar um misterioso e nunca visto filme de terror, cujos atores e realizador decidiram passar a sua reforma na vila piscatória. A sua chegada coincide com a morte violenta destes. A história do filme de terror esconde um mistério tétrico: anos atrás, por acaso, a equipa de cinema encontrou nas minas abandonadas da vila um monstro que escravizou para servir de criatura no filme. Décadas depois, o filho dessa criatura é liberto, e procura vingança. Excelente trabalho visual do ilustrador Bruno Brindisi.

Il Saldo: Sempre sem um tostão na conta bancária, Dylan recebe uma prenda inesperada de notas caídas numa caixa multibanco. As suas tentativas de devolver o dinheiro são goradas, e chega a ser perseguido por agentes que querem à força que este não questione a origem do dinheiro. A resposta é bizarra: uma caixa multibanco consciente que se condoeu da falta de dinheiro de Dylan e lhe ofereceu uma dádiva. Caixa essa que fala e se explica ao próprio Dylan Dog, nos seus momentos finais antes de ser desligada por ir contra os princípios do sistema bancário.


Giovanni Gualdoni, Giovanni Freghieri (2015). Dylan Dog: Il ponte del diavolo.
Milão: Sergio Bonelli Editore S.p.A..

Álbum curto distribuído aos visitantes de uma exposição sobre Dylan Dog num festival de banda desenhada em Lugano, esta aventura de Dylan leva-o em sonhos para a cidade suíça, onde descobre os mistérios que se ocultam nas profundezas da ponte do diabo, e conhece a criatura de aspeto demoníaco que protege os habitantes da cidade dos horrores ocultos sobre as águas.