quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Dylan Dog: Sul fondo; La ninna nanna dell'ultima notte; Il prezzo della carne.


Mateo Casalli, Marco Nizolli (2016). Dylan Dog #359: Sul fondo. Milão: Sergio Bonelli Editore, S.p.A..

Nesta aventura, o detetive dos pesadelos depara-se com as misteriosas memórias de um homem que se recorda daquilo que outros fizeram. Vive as recordações mais íntimas e violentas de assassinos, guiando Dylan aos verdadeiros criminosos. O mistério da sua estranha memória prende-se com o sublimar de uma paixão não correspondida.

 
Barbara Baraldi, Corrado Roi (2017). Dylan Dog #367: La ninna nanna dell'ultima notte. Milão: Sergio Bonelli Editore, S.p.A..

Uma inquietante aventura do Old Boy, numa curiosa mistura de horror com marionetes, a estética das crianças malévolas de Children of the Damnd, e a violência adolescente de Running Wild, romance de JG Ballard onde os normais e bem ajustados filhos da classe média suburbana se dedicam a provocar atrocidades. As crianças de um bairro suburbano desaparecem e começam a provocar mortes macabras entre os seus pais. Dylan segue-lhes o rasto até um parque de diversões abandonado, onde conhece um bonecreiro de pesadelo que transformou as crianças nas suas marionetes. O tratamento visual de Corrado Roi é fabuloso, conferindo à aventura o lado arrepiante que o argumento de Barbara Baraldi não consegue atingir.


Fabrizio Accatino, Roberto Rinalid (2016). Dylan Dog #358: Il prezzo della carne. Milão: Sergio Bonelli Editore, S.p.A.. 

O que parece ser um estranho crime, quando pescadores recolhem do mar o corpo decapitado de uma rapariga morta, acaba por se revelar uma tremenda história de zombies. Investigando o estranho caso Dylan vai a uma cidade costeira inglesa, onde os mortos não se mantém a apodrecer nos caixões. Algo que é mantido em segredo por uma cabala de criminosos, com a participação da polícia local, que utilizam os cadáveres zombie de raparigas jovens para operar um decadente bordel. A história termina mal, com as zombies a conseguirem libertar-se e fazerem o que zombies fazem melhor, devorar os vivos, aqui com o toque de vingança justa das sevícias a que foram sujeitas. Na realidade, estas histórias não têm um final feliz. A metáfora de usar zombies em bordéis é óbvia, e muito bem conseguida, um paralelo com o submundo violento do tráfico de seres humanos e o destino das mulheres apanhadas em redes transnacionais de prostituição.