quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Comandante Serralves - Expansão
Rui Bastos, et al (2018). Comandante Serralves - Expansão. Imaginauta.
Comandante Serralves é uma das mais interessantes propostas vindas da dinâmica Imaginauta. É, sem dúvida, ambiciosa. Combate o marasmo da FC portuguesa com a proposta de um mundo ficcional em universo partilhado, campo de ideias para qualquer escritor desenvolver as suas histórias. Depois de Despojos de Guerra, primeiro livro de contos da personagem, a Imaginauta dá-nos mais alguns contos que lidam com o herói space-opera português. O projeto não se fica pela literatura, já tem expansão através de um jogo RPG chamado Pouso Forçado. Suspeito que com mais meios, este projeto poderia enveredar por outros media. Seria interessante ver uma curta metragem, real ou de animação, passada neste universo.
Os contos são antecedidos de uma cronologia que detalha o universo ficcional de Serralves. A capa, a cargo de Edgar Ascensão, é das melhores que já vi.
O Entrelaçamento Eletroquântico de que são feitas as Lendas - Conto de Rui Bastos, originalmente publicado na coleção barbante, em modo cyberpunk. Serralves assegura a sua imortalidade transferindo a consciência por outros corpos, e neste conto Rui Bastos mostra-nos como.
Visita de Médico - Um alto responsável da Aliança que higienizou a humanidade é visitado pela sua filha grávida, que como agente rebelde é também uma inimiga. A visita mistura o útil ao agradável, a agente aproveita para matar saudades do pai enquanto participa num atentado contra os servidores judiciais da Aliança, que liberta enormes quantidades de informação. A informação é inesperada, são cópias da arte e literatura humana, proibidas quando a Aliança reconstruiu a humanidade em linhas de lógica e sanidade. Conto de Fernando Queirós.
Pesadelo a 40 Anos-Luz - Neste conto de Ricardo Dias, um Serralves a habitar um corpo feminino e a sua tripulação enfrentam nas profundezas do espaço uma criatura vinda de outras dimensões. Um ser que se alimenta de energia, que acha especialmente apetitosos os geradores que alimentam os motores sub-lumínicos da nave Maria, que os engenheiros acabaram de descobrir como funcionavam e os estão a testar numa viagem ao longo das rotas os paoheontes, inimigos da humanidade.