domingo, 8 de julho de 2018

URL


Adventures in Science Fiction Art: The Amazing Science Fiction Magazine Covers of Mike Hinge: O corrente hiper-realismo da ilustração de FC empalidece face ao nível de experimentalismo plástico das capas de livros dos anos 70.

70 Long-Lost Japanese Video Games Have Been Discovered in a 67GB Folder of ROMs on a Private Forum: Para os gamers, regista-se o significado cultural de poder aceder a jogos que julgavam perdidos. Mas, essencialmente, o artigo leva-nos a refletir sobre o papel da pirataria no domínio da preservação digital.

How We Discovered 840 Minor Planets Beyond Neptune—and What They Can Tell Us: O nosso sistema solar é mais vasto e estranho do que concebemos.

Toil and trouble: How ‘Macbeth’ could teach computers to think: Ironicamente, a narrativa é também uma boa estratégia de aprendizagem para os humanos. Nisto recordo um episódio da série Cyberwar, sobre memes enquanto estratégia de combate ideológico, onde um dos entrevistados fala da narrativa enquanto forma perfeita de mudar mentalidades. Enquanto factos encalham nos pré-conceitos dos interlocutores, as narrativas ficcionais funcionam como vírus, mudando subtilmente a mente das pessoas.


Brilliant new photography book captures the American West's vanishing signs and symbols: O momento visual ballardiano do dia. Crónicas da estética vernacular em néon, símbolos de uma modernidade desvanecida.

Exploring The Digital Ruins Of 'Second Life': É, em essência, o triste destino das plataformas digitais, depois de passado o hype e do interesse das massas se desvanecer. Ficam os resistentes, aqueles que encontraram significado como utilizadores destes mundos virtuais, até : "Our digital spaces can suddenly be destroyed or altered in disturbing ways without our consent. Why don't we have control over them? Why can't we? Always remember: Facebook and Instagram and Twitter are malls, not parks."



The Original VFX Team Behind Firefly Made the Best Anniversary Video in the 'Verse: Grande parte do encanto de Firefly é, precisamente, a aura de promessas por cumprir que tem. Se a vontade dos fãs fosse cumprida e a série tivesse tido continuidade, acabaria na irrelevância de múltiplas temporadas em progressivo esgotamento criativo. Mas ficámos só com a primeira temporada, com a enorme promessa de uma série de FC que assume o wagon trails in space, entre o western e a space opera. Com o gosto de rever os maus comportamentos do Capitão Reynolds e da sua tripulação de inadaptados. Este vídeo, a comemorar os quinze anos da série, é uma excelente homenagem.

Are You Oversharing On Social Media?: Saber gerir a presença e imagem em redes sociais é um processo de aprendizagem, que alguns conseguem fazer muito bem, e outros não. É tudo uma questão de objetivos, e perceber que imagem se quer projetar: "When sharing on social media, we all need to ask ourselves a few key questions, but the most important distinction we should make about any post is whether we’re putting ourselves on display or encouraging communication. If social media is supposed to be about relationships – about sociality – then communication should always be the goal".

Norman, the world’s first psychopath AI: De certa forma, mostra que a IA não escapa ao velho paradigma computacional garbage in, garbage out. O mesmo se aplica em psicologia e pedagogia: exponham uma criança a conteúdos maioritariamente xenófobos e ideologias radicais, e o resultado não é um adulto equilibrado. No lado computacional, experiências destas mostram a importância de, como sociedade, não nos limitar-mos ao deslumbramento pelas capacidades da automação, machine learning e IA, mas questionarmos ativamente a origem e composição dos dados massivos que alimentam esta explosão de evolução contínua na inteligência artificial restrita.

How Monet created motion pictures: O impressionismo foi uma revolução na forma como concebemos a arte, pelo seu foco na perceção visual pura da cor em sobreposição à forma, e vontade de captar a instantaneidade do momento. Neste artigo, o articulista mostra como nalguns casos, o impressionismo foi ainda mais longe, capturando na tela a sensação da passagem do tempo.

What if ET is an AI?: Dada a incapacidade que temos tido até agora de detetar sinais da existência de civilizações alienígenas, e a impossibilidade estatística de vivermos no único planeta em todo o vasto cosmos que desenvolveu viva inteligente, há que perguntar: e se a inteligência ultrapassa os limites da biologia? Seria, sequer, reconhecível por nós?

This 1966 Article About 'Computer Danger' Predicted a Bleak Future of Bank Crimes and Info Leaks: Como reflete o Matt Novak, autor do blog Palofuture, o verdadeiramente interessante é este artigo preceder em três anos o despertar da Arpanet. De resto, muito presciente: "Electronic surveillance through “listening devices”? Check. Financial institutions having too much control of your private data? Check".

Sem comentários: